x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3

Hybrid View

Exclamation Primeira Bandeirante e dúvidas manômetro de óleo, freio e manutenção

Amigos,

Semana passada realizei um grande sonho, comprei minha Toyota Bandeirante. Ano 90 toda original. Me desfiz do meu outro carro e estou usando a lindona como carro do dia dia. Estou curtindo muito, como já li várias vezes aqui no forum, ter uma Bandeirante é muito mais que ter um carro é ter um estilo de vida ambulante.

No entanto, apesar de toda empolgação sou completamente ignorante em mecânica. Assim sendo, pretendo começar a abusar da boa vontade dos amigos do forum para sanar algumas dúvidas, já aproveito para me desculpar se algumas delas parecerem básicas demais.

Para começar, tenho três perguntas.

1) Baixei o "Manual do Proprietário" aqui no forum mesmo e quando li a parte sobre o manômetro de óleo fiquei bastante preocupado. No manual está escrito que a marcação ideal seria no meio e o da minha band está marcando colado no máximo (10). O que pode estar errado? Algo com o motor ou quem sabe seria um problema no próprio manômetro?

2) Quando utilizo os freios o volante puxa um pouco para o lado esquerdo. Como resolver este problema? Regulagem?

3) Como disse, estou a menos de uma semana com a minha Bandeirante. Gostaria de saber que itens vocês sugerem que eu verifique/troque preventivamente?

Sei que é pergunta demais para uma mensagem só, mas a empolgação também é grande.

Forte abraço para todos e muito obrigado!

Luciano

Usuário Avatar de Acurvelo
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Macaé/RJ
    Agradecimentos: 0

O que fazer inicialmente

Luciano,

Prazer em estar com voce e espero que possa te ajudar pois tenho alguma experiencia com mecanica e Bands, mas não sou o "bam bam bam" e voce nos ofereceu poucos detalhes mas vai la:

1 - Varios fatores podem causar isto que voce está verificando, porem se tivesse com problema na pressão do oleo, ja tinha berrado. Mas o inicial que te digo para um carro desses recem comprado é o seguinte:
    troque o oleo do motor e todos os filtros (já fez? OK). Vá a uma oficina eletrica de sua confiança e pessa para verificarem o xicote eletrico, pois se o fio que vem do sensor de pressão do oleo estiver em curto pode te dar esta falsa medição depois veja o sensor ou o marcador.
    2 - Quanto ao freio puxando: Se for freio a tambor na dianteira com certeza é desgaste das lonas, roda isolada ou falta de regulagem.
    Se for freio a disco: Ar no sistema ou roda isolada. Em ambos os casos te sugiro procurar um mecanico pois se não tens experiencia é meio complicato de resolver.

3 - As principais coisas a se trocar ou verificar quando se compra um carro destes é oleo do motor, verificar ou trocar o oleo das Caixas (Lembre se ela tem dois niveis a serem visto o da cx de marchas e da transferencia), os oleos dos diferenciais tambem e filtros, verificar as transmissões se tem folga e os freios que ja falamos antes, possiveis vazamentos na caixa de marcha e diferencias e motor. Ahh importante tambem são as ponteiras de direção. Todos são itens que te disse são basicos e que refletirão em sua segurança, o demais acessorios, e detalhes vão de acordo com sua dispo$ição e amor pelo bruto. Mas não se preocupe muito, o bicho é bruto e forte, voce fez uma bela aquisição e divirta-se "pois onde os outros vão, voce terá a tranquilidade que voltará".

Abrçs,

Andre

Usuário
    Entrada
    25/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Opa,

Seja bem vindo e jah coloque fotos da lindona.
    Como o Andre falou, na minha band ela estava travada em 10 tbm, aih fui ver e o chicote esta solto. Fui no eletricista refazer, aih voltou ao normal. Porem como não confio muito nos marcadores da band, procuro sempre olhar o nivel do oleo pela vareta.
    Quando comprei a minha, eu troquei todos os oleos e tbm a agua do radiador e engraxei a bixinha. eh bom fazer isso, pq dae vc sabe quanto que pode rodar com aquele oleo, nao fica no achometro.
    Freios: Se for lona, tem q regular. Na minha band que eh de trilha e de uso no dia a dia, ela desregulava quase q todo mes. Cansei disso e coloquei disco na frente. E jah estou guardando a grana para colocar atras.

Sobre o cardan, vc faz o seguinte: vai embaixo da band e tenta girar/movimentar o cardan. Ela não pode ter muita folga e nem estar muito justa. E sobre os terminais de direcao, tentar movimentar as barras de direção com a mão, nesse caso elas devem estar justas, se tiver folga, pode ser algum terminal que esta abrindo o bico.

Existem outros itens q devem ser vistos, mas creio q esses jah são suficiente para essa semana rsrsrs

att
    Fabio
    Toyota Band 89: MB314, SPOA, Freio a Disco, DH, Eixo flutuante, Maxxis Trepador 35, Ekron Mecanico, 200% blocado

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem