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  • #1
    Usuário Avatar de haundrich
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    Suspensão a ar - rigidez




    Pessoal

    Já pesquisei, mas chega um ponto que posso estar pesquisando e não ter resposta que viabiliza a idéia:

    Existe suspensão tipo bolsa de ar, que em vez de regular altura, possa regular somente a rigidez dela?

    Meu propósito não é subir/descer jipe, mas sim, mantê-lo no mesmo nível e alterar somente para endurecer no asfalto e macio para trilha. Só que para endurecer, preciso aplicar mais pressão e consequente alteração da altura, não quero isso.

    Nas pesquisas, encontrei pessoal de Eua, que usa uma bolsa só, mas para um sistema de suspensão tipo A, com 1 pivô e panhard. Pretendo usar duas bolsas por eixo.

    E outra: onde consigo bolsas que permitam 30 a 40 cms de curso?

    Motivo: a parte de bolsas de ar fica mais barato do que amortecedores rancho com regulagem.
    4X4 Brasil Razão: 2 bolsas por eixo
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #2
    Amigo, vai aqui minha experiência:

    Há uns 10 anos atrás coloquei airlift na traseira de minha camper pois precisava carregar muitos documentos em viagens longas (Bahia - São Paulo) e a camper cedia com o peso e o escapamento ficava batendo além de que o comportamento direcional do carro ficava muito ruim.
    Foram anos muito felizes com o comportamento das tais bolsas, esquecia que o carro estava carregado (para o motor não fazia muita diferença mesmo) até o dia que não precisei mais de tantas viagens e resolvi retirar o airlift. Não fiquei nem duas semanas sem eles. Mesmo na pressão mínima (5 libras) a diferença no comportamento do carro é sensível.
    Em resumo, sou fã incondicional das bolsas de ar. Recoloquei no carro e estou com elas até hoje, mesmo sem ter a necessidade de carregar maiores cargas. O carro fica muito mais na mão e ainda tenho a vantagem de poder carregar mais carga quando quiser. Como nem tudo são flores, a flexibilidade da suspensão é reduzida, o que deve causar algum transtorno para quem faz trilha com o carro (não é meu caso).
    Quanto a manutenção é 10, tive apenas que trocar as bolsas após muitos anos de uso (uma furou, troquei as duas). Vale o preço.
    Quanto a elevar ou não o carro é só escolher a bolsa que melhor se adequa a seu uso, no meu caso ela totalmente cheia não levanta o carro vazio nem 3 cm, mas mantem o carro carregado na altura normal. Se não quer elevar o carro escolha uma bolsa do tamanho disponível entre as molas em condições normais de uso.
    Outra coisa, com o tempo (bastante tempo) as molas parecem ter seu tamanho ajustado para o uso, as minhas ficaram mais gordas e curtas (percebi na troca pelas novas de mesmo modelo).

    Qualquer coisa conheço o distribuidor no Brasil, entre em contato por email que irei procurar o endereço.

    Abraços e sucesso.

  • #3
    Usuário Avatar de haundrich
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    Obrigado Eduardo Valaretto, por compartilhar sua experiência.

    Se entendi corretamente, você optou por manter molas e adicionou bolsas para fazer lift. Essa bolsa fica dentro da mola espiral?

    No decorrer do tempo, as molas cansaram, mas isso é normal.

    Minha intenção é encontrar bolsas compridas que eliminem completamente a necessidade de molas.

    Outra pergunta: Você regula as bolsas de modo a deixar a traseira levemente mais alta que a dianteira?


    Citação Postado originalmente por Eduardo Valaretto Ver Post
    Amigo, vai aqui minha experiência:

    Há uns 10 anos atrás coloquei airlift na traseira de minha camper pois precisava carregar muitos documentos em viagens longas (Bahia - São Paulo) e a camper cedia com o peso e o escapamento ficava batendo além de que o comportamento direcional do carro ficava muito ruim.
    Foram anos muito felizes com o comportamento das tais bolsas, esquecia que o carro estava carregado (para o motor não fazia muita diferença mesmo) até o dia que não precisei mais de tantas viagens e resolvi retirar o airlift. Não fiquei nem duas semanas sem eles. Mesmo na pressão mínima (5 libras) a diferença no comportamento do carro é sensível.
    Em resumo, sou fã incondicional das bolsas de ar. Recoloquei no carro e estou com elas até hoje, mesmo sem ter a necessidade de carregar maiores cargas. O carro fica muito mais na mão e ainda tenho a vantagem de poder carregar mais carga quando quiser. Como nem tudo são flores, a flexibilidade da suspensão é reduzida, o que deve causar algum transtorno para quem faz trilha com o carro (não é meu caso).
    Quanto a manutenção é 10, tive apenas que trocar as bolsas após muitos anos de uso (uma furou, troquei as duas). Vale o preço.
    Quanto a elevar ou não o carro é só escolher a bolsa que melhor se adequa a seu uso, no meu caso ela totalmente cheia não levanta o carro vazio nem 3 cm, mas mantem o carro carregado na altura normal. Se não quer elevar o carro escolha uma bolsa do tamanho disponível entre as molas em condições normais de uso.
    Outra coisa, com o tempo (bastante tempo) as molas parecem ter seu tamanho ajustado para o uso, as minhas ficaram mais gordas e curtas (percebi na troca pelas novas de mesmo modelo).

    Qualquer coisa conheço o distribuidor no Brasil, entre em contato por email que irei procurar o endereço.

    Abraços e sucesso.
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