Caros colegas,

Devido à algumas dúvidas que ainda pairaram no antigo tópico, estou reativando o mesmo apenas por uma curiosidade.

Há o tal fenômeno da flutuação dos Pneus que, quanto mais altos, mais tendem a “chacoalhar”.

Notei que com 26psi de pressão nos meus 225/75 R15, ao dar um empurrão lateral, o carro chega a balançar quase 4 vezes (visivelmente em função dos pneus), o que é bem perceptível ao se transpor obstáculos diagonais ou quando pego uma pista irregular com “trilho” (asfalto deformado pelo calor).
Ao colocar 31psi de pressão notei que o carro ficou bem mais estável, mas por outro lado ficou mais duro que uma Toyota Bandeirante com feixe enferrujado. Bate mais que britadeira.

Acredito que devam ter outros com a mesma dúvida (ou simplesmente já se acostumaram ).
O meu intuito é compartilhar idéias para que possamos chegar à uma configuração ”ótima” entre tamanho/pressão de pneus, ou até mesmo a marca que deva influenciar no jogo lateral.

Quanto à minha direção, ainda continua puxando para a esquerda....


Abraços,
Paulo