Caros amigos,

tenho 27 anos, e estou me iniciando no mundo do off-road. O que me despertou essa "paixão", acredite quem quiser, foram algumas estradas de terra que peguei com meu humilde Celta durante as férias de Janeiro.

Uma coisa q eu gostava de dizer era o seguinte: todo "tuneiro" (fã de tuning), quando fica velho, tem três caminhos a seguir:
1 - Compra uma minivan e vai cuidar dos filhos, e quando o filho faz 18 anos e quer equipar o carro fica enchendo o saco do moleque dizendo q eh besteira gastar dinheiro no carro;
2 - Vira antigomobilista
3 - Vira jipeiro

Eu estou seguindo para o terceiro caminho, hehehe.

Como agora (graças a uma melhoria na carreira) posso bancar um carro de maior consumo de combustível e manutenção mais cara, comecei a procurar. Minha intenção inicial era trocar meu Celta (1.4, 2004/5, tirado em Setembro) por um Pajero iO 99 (faixa de R$ 40k, R$ 45k).

Porém, andando de carro aqui em Brasília, vi uma , aliás, duas Cherokee Sport, ambas 4.0 V6 a gasolina e com câmbio automático. Uma verde 97 já "pronta pra jogar na lama" e uma Rubicon preta 98 original. A verde tá na loja por R$ 36k, e a Rubicon tá por R$ 34k. Só que a verde tá anunciada pelo proprietário no Webmotors por R$ 33k. A 97 também tá menos rodada, 72 mil km (a 98 tá com 90 mil km - ou o odômetro delas marca em milhas?)

Dei uma olhada nas duas, inclusive dei uma voltinha na Rubicon, o carro agradou MUITO em termos de dirigibilidade e conforto.

Só q a que eu gostei MESMO foi a 97 verde. Pneus 33"x12.5"x15", suspensão regulável Rancho, pára-choques de aço, guincho, anteparos de motor e câmbio, etc etc etc etc. Tá prontinha pra meter na lama. Sem contar que o visual está fenomenal, com muita personalidade mesmo (a Sport original é meio sem graça... para um cara da minha idade... :P)

Só que tem o seguinte: Estarei saindo de um carro com 6 meses de uso, tirado zero km, para um utilitário 97 (8 anos). E ainda vou ter que financiar uma parte do valor (o ágio do meu celta tá em 17500 + 11x560 - mas é aquele negócio, com meu salário atual eu sou capaz de quitar o celta em 3 meses se fizer uma contenção básica de despesas). O problema do consumo de combustível é meio óbvio, mas é algo com que consigo conviver. Outra coisa, é que por mais q o "visual invocado e com personalidade" tenha me atraído, e o fato do jipe já estar pronto pra lama também, o fato é que em 90% do tempo vai ser um JIPE PRA IR NO SHOPPING... Vai rodar 90% do tempo no asfalto, claro q de vez em quando quero pegar uma trilhinha leve ou até média, mas lembrem-se que sou principiante mesmo... E como eu ainda não tenho $$tempo$$ para ter dois carros, um pro dia-a-dia e outro pro fim de semana, a Cheroka passaria a ser também o meu carro de dia-a-dia.

Minhas maiores preocupações com relação a esse veículo são:

- Custo do seguro (esse é o principal). Tenho bônus máximo, não uso seguro há tempos.
- Manutenção de rotina, custos
- Detalhes que são bons de serem verificados quando da compra do carro, nunca tive carro 4x4, seria o meu primeiro, o que devo olhar?
- Pneus mud: Como a maior parte do tempo o carro vai rodar no asfalto, será que terão desgaste MUITO rápido ao ponto de inviabilizar financeiramente o uso diário do jipe?
- Consumo de combustível

Outra preocupação que não diz respeito exatamente a manutenção... mas os pneus maiores dão diferença no velocímetro, certo? Geralmente, como vocês fazem? Calculam de cabeça e prestam atenção, procurando andar marcando menos que a real, ou tem alguma forma de se "re-aferir" a leitura do velocímetro do carro para que ele marque certo?

E com relação ao Detran, será que eles não "grilam" para transferir um jipe "pronto pra trilha" , cheio de alterações, da mesma forma que eles grilam com carro rebaixado?

O que vcs acham mais interessante no meu caso? Comprar uma Cherokee Sport 97, 98 original , possivelmente até menos rodada (aqui em Brasília é tudo longe, principalmente pra quem viaja nas férias, meu Celta já tá com 14500km) em sampa na faixa dos 29k (andei pesquisando) ou já pegar essa 97 toda equipada pelos 33k q o proprietário tá pedindo? O visual do SUV tá contando muito, porque realmente agradou e eu acho q eu iria gastar uma boa grana pra deixá-la do jeito q eu quero visualmente falando (pelo menos um liftzinho básico, uns pneus 31" e frente com quebra-mato e faróis de milha).

Com as informações na mão, será tentar passar o ágio do Celta pra frente e aí concretizar o negócio.

No mais, quaisquer outras recomendações e sugestões, alguma coisa q vcs achem q eu esqueci de perguntar, serão bem-vindas.

Parabenizo a todos os companheiros pelo excelente nível técnico do fórum. É tanta informação que a gente se perde!

Um grande abraço,