Toyota suspende fabricação e venda de oito modelos nos EUA

Paralisação ocorre após recall de mais de 2 milhões de veículos.
Ações da empresa tiveram queda na bolsa de Tóquio.

Do G1, com Reuters e EFE

Tamanho da letra




Foto: Divulgação
Toyota Tundra, um dos modelos envolvidos no recall(Foto: Divulgação)



A Toyota Motor Corp vai suspender, nos Estados Unidos, a venda de oito modelos que foram alvo de um grande recall, numa decisão sem precedentes que fez com que suas ações caíssem e levantou questões sobre sua recuperação financeira.

A empresa também disse que vai parar a produção dos modelos, inluindo um dos campeões de venda, o Camry, em suas fábricas nos EUA e no Canadá na primeira semana de fevereiro. Os outros veículos incluídos no recall foram: RAV4 2009-2010, Corolla 2009-2010, Matrix 2009-2010, Avalon 2005-2010, Highlander 2010, Tundra 2007-2010 e Sequoia 2008-2010. O recall não envolveu modelos importados para o Brasil.
saiba mais







As ações da maior montadora do mundo tiveram seu pior resultado em 8 meses, caindo 4,3% no mercado de Tóquio nesta quarta-feira (27).

Na semana passada, a Toyota anunciou um recall de 2,3 milhões de veículos nos EUA para consertar uma possível falha no acelerador. Foi o segundo recall da empresa nos EUA, sem maior mercado, nos últimos 4 meses.

Segundo fontes citadas pelo jornal japonês "Nikkei", a Toyota poderia convocar outros dois milhões de proprietários de seus modelos na Europa por problemas similares com os aceleradores, embora a companhia em Tóquio não tenham confirmado a informação a agências internacionais.

Se as divisões da Europa chamarem para revisão cerca de 2 milhões de veículos, o número total de automóveis afetados poderia ser superior à metade de todas as unidades vendidas pelo grupo Toyota em 2009 em todo o mundo.

Segundo o "Nikkei", a Toyota está tentando determinar o número de carros que deverão ser revisados na Europa.

A empresa disse, nesta quarta, que as medidas têm como objetivo melhorar a segurança de seus carros e ajudar os consumidores a recuperarem a confiança.