x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 24

Hybrid View

Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

"Beabá" do jeep cross

Há muito tempo tenho simpatia pelo esporte e não sei praticamente nada sobre a modalidade.

Ouvi dizer que a algum tempo atrás houve competições dessa modalidade em Bh e região, mas nunca soube de nada. Nem nunca vi um veículo desses na trilha (mesmo porque não deve ser essa a finalidade principal).

Mesmo sabendo que o tópico não vai bombar... se alguém puder deixar suas considerações por aqui, como ficha técnica das viaturas, fotos, dicas de pilotagem, de suspensão, de preparação de motor/caixa/diferenciais, de como iniciar no esporte, fotos de eventos e etc. pode ser de grande serventia não só para mim como para outras pessoas.

Grato.
    Vamu que Vamu !

JeepCross em Minas Gerais

Léo,

Sim já existiu o Jeepcross em Minas Gerais, por se tratar de uma modalidade fácil de praticar e preparar a pista.

Em Minas começou em Ubá em 1995. A turma lá adorava uma pista com bastante lama. Em 97 teve algumas provas em BH, Sabará e arredores.

O negócio foi crescendo...

Em 1999 ajudei a organizar o único Campeonato Mineiro, com pilotos de diversas regiões e um regulamento unificado e votado pelos pilotos.

Eram 2 categorias: Força Livre, Jeep Willys original (até 115 cv motor Opala 4cc).

Fernando Lage ganhou na Livre de Samurai e o Paulo " Gaúcho" Bortot, de Ubá ganhou na "original", com um Jeep com motor de Opala 4cc.

Naquele ano tivemos provas em Barbacena, BH, Ubá, Santa Bárbara (Caraça), Santos Dumont, Divinésia, Juiz de Fora e a final foi em Betim, prova organizada pelo saudoso Nei Leles.

Já disputei provas isoladas em Ouro Preto, Santos Dumont, Bicas, Barroso, Divinésia, Itabira, Juiz de Fora, Bh, Sabará, e em muitas outras cidades.

Tenho muitas fotos e informações porque eu fiquei responsável por catalogar e pontuar os resultados do campeonato de 99.

Depois de 1999, não houve acordo em relação ao regulamento e a provas voltaram a ser isoladas, sem valer para campeonato. O Simão de Caxambú, organizou muitas provas.

Recentemente o pessoal dos autocross tem feito provas e compeonatos, até 2007 tinha categoria 4x4, mas sempre com 4 ou 5 competidores.

Um Brusque na Fenajeep acontece o maior e mais disputado Jeepcross do Brasil, muito organizado e profissional. Nos estados da região sul o esporte é muito profissional... a maioria dos jipes são turbinados e super potentes.

Em Minas usávamos jipes praticamnete originais, nem tirávamos o peso das capotas e bancos extras dos carros. Era muit amador, divertido e perigoso. Nunca tivemos acidentes sérios nas provas que eu participei, mas chegamos perto da morta muitas vezes. Não existia a presença da FMA e essas coisas tão importantes.

Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Muito legal seu relato, eu abri esse tópico justamente por ver que em outros estados a modalidade é bastante desenvolvida. Ao que parece por aqui o jeep cross ficou restrito às gaiolas. Abs.
    Vamu que Vamu !

fala pessoal, tem acontecido sim jipecross em MG mas infelizmente são poucos competidores, o nome do evento é "circuito mineiro de jeepcross" mas a categoria das gaiolas tem mais participantes o que não desmerece os jipes, esse ano não teve o campeonato, o ultimo foi em 2008 com etapas em congonhas, carandaí, santa barbara do tugurio , barão de cocais, a etapa de congonhas tinha um numero enorme de gaiolas e apenas 8 jipe, mas foram eles que deram o show a aparte, todos vibraram, foi um barato. pilotos do jeepcross: vovó, carioca, isais e n me lembro mais hehehe

Tem também o campeonato "copa vertentes de jipecross" que em 2009 tb não aconteceu, em 2008 teve etapa em JF, barbacena, carandai, santos dumont entre outras, e nesse campeonato tb correram jipes, alguns até participaram da fenejeep como o exemplo o "amarrotado". em 2009 não aconteceu por falta de verba, patrocinio e também um pouco de desenteresse dos organizadores de cada etapa em suas respectivas cidades.

Vamos ver se agora em 2010 os campeonatos vão voltar. Mas relamente o forte do jipecross é o campeonato sul brasileiro.

abraços

Usuário
    Entrada
    13/11/2009
    Bem, como o Leitao citou ai em cima, o jeep cross era muito forte mesmo na época de 99, 00, 01..eu sou filho do Paulo Gaucho de ubá, q agora estou mais por dentro e interessado no jeep cross do q meu pai..hahaha...mas como nao tá tendo etapas em minas, só tivemos esse ano 2, uma em viçosa e outra em ervália! pelo menos foram as mais proximas de Ubá! Mas voltando ao assunto, o jeep cross era mesmo muito emocionante e perigoso como o leitao disse, mas após o campeonato de 99 em 2001 teve um outro no qual fernando lage foi campeao e meu pai vice. É uma modalidade muito interessante, e na minha opiniao a mais emocionante dentre as 4x4. Acho q deveriam voltar a realizar os campeonatos, as etapas no estado, mas acho q falta incentivo na premiação. O jeep cross sempre foi um esporte caro, e os premios sempre foram apenas troféus. Na minha opinião, se a premiaçao fosse feita em dinheiro os Pilotos com certeza teriam uma motivaçao maior para correr, pois com a premiaçao poderiamos pelo menos cobrir custos, já q o patrocinio é muito dificil para esta modalidade. Para finalizar, geralmente os motores utilizados nas ultimas etapas, inclusive no Festival Brasil Off Road, q eu estava presente, sao os AP, alguns turbinados, alguns V6, alguns GM 6 cil....Hoje em dia o nosso jeep tá com um AP 2.0 turbo e caixa original do jeep 4 marchas..tem algumas fotos ai no meu perfil e no orkut tb...se quiserem ver é so digitar paulin bortot...ah, e uma correçao do leitao...o jeep na epoca q meu pai foi campeao nao era motor 4 cil do opala...já era o AP 2.0, porem aspirado! Abraços a todos e vamo ve se animamos ai galera...a nova geraçao do jeep cross tá querendo correr...hahahaha....

Usuário
    Entrada
    26/04/2011
    Local
    Forquetinha/RS
    Aê Nabo!
    tá pronto o brinquedim novo então!! quaero ver em Brusque.. até lá
    Abração

final de semana andei em imbituva pra fazer mais um test drive a pista tava bem seca e tive problema de cambio quebrei a segunda mais ai consegui andar em terceira e quarta reduzida foi muito bem, o importante que a parte de homocinetica ta aguentando que era o nosso maior medo . Agora encomendei caixa e reduzida forjada na recuperg vamo ve se vai aguenta mais bruusque esta chegando e a espectativa aumentando , valeu e um abraço a toda galera jpeira.

Usuário Avatar de fabiano caxias
    Entrada
    12/05/2009
    Local
    caxias do sul/RS
    Agradecimentos: 2
    tche....

é pra ser voce o campeao na aspirado nao é?
    deu certo o novo projeto entao hehehe

o jeep daqui ficou em quinto
    e uma s10 q era minha em quarto

espero ver mais otimos resultados como esse em breve

posta fotos ai

parabens mesmo

abraço

Entrada
    12/05/2009
    Local
    caxias do sul/RS
    uma pena foi o acidente de sabado ,com direito a hospital,um jipinho caindo no colo do cara nao é facil heheh,esse tempo sem andar prejudicou em muito o desempenho do schiavo,como no domingo a chuva pego ,baixar tempo ia ser quase impossivel,mas valeu ,pelo menos os dois pilotos estao bem,que é oque importa

parabens a todos,pilotos e equipes
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pqaaah2gaatvtfqtb6i2uvf2fggy0fg7ughzxstggnc1yop-ndmfdpl_k6yccxn3krdavftusn9f5ncvjotiwyy8c_qam1t1.jpg   -pqaaakyz8s044wik_df4sfxn6cuq_snykenxk_gwwtlfblm0cxkif8a-rplqdv3linev8_axfgfwcdfkvjk7w1cadckam1t1.jpg  

É PESSOAL ESSE ANO NÃO CONSEGUI SER O PRIMEIRO MAS FIQUEI SEGUNDO ,MAS DIGO UMA COISA FENAJEEP SEM tOLEDO NARRANDO NÃO E FENAJEEP.

Entrada
    12/05/2009
    Local
    caxias do sul/RS
    pois é deu um bafafa isso do toledo nao narrar
    nao adianta,o cara conhece a historia de cada piloto e sabe oq fala
    hj isso é fundamental
    o pessoal tem q rever isso e se acertar
    bicuda 4.9i 5ad+200%+42"s
    jeep willys 42 4.3 começando a saga
    xj 2 portas

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem