x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17

Question Como usar a tração em um Jeep Ford CJ-5??

Ola,

Tenho um Jeep Ford CJ-5, 1973 com tração e redução nas quatro rodas, mas não sei ao certo como usar a tração nas quatro rodas, pois no manual(que achei na internet) somente fala para trocar de macha, mas o meu Jeep tem nas duas rodas dianteiras uma trava para girar escrito 4x4 e 4x2 ai eu já não sei se deve virar a trava quando liga a tração!!!!!
    Preciso muito da ajuda de vocês para poder usar a tração com total segurança!
    Um abraço e aguardando resposta!
    Jeep Ford CJ5 -1973 / Motor BF161
    Jeep&Relíquias
    www.jeep-reliquias.com

Fotos da trva na roda dianteira

Essa é a trava que eu falei anteriormente, que não sei se devo girar quando ligo a tração(4X4)!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tracao-do-jeep-001.jpg  
    Jeep&Relíquias
    www.jeep-reliquias.com

Usuário Avatar de Edison - Mp3
    Entrada
    06/10/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Túllio.
    Na realidade, a foto mostra é a chamada roda livre. Quando você aciona o 4x4, ou seja, se as suas alavancas de acionamento interno da caixa estiver em posição para tração, voce gira a chave da roda livre para 4x4. Esta facilidade da roda livre serve para quando voce esta andando sem tração, as rodas não movimentarem o diferencial dianteiro, evitando assim desgastes e surpresas. Normalmente se anda em 4x2. Mas em sua pergunta, como acionar a tração, ela é feita usando as duas alavancas a direita da alavanca das marchas.
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

Usuário
    Entrada
    27/06/2009

Traçao

Tem que girar a trava, e alguns tem uma malopla ou alavanca dentro que precisa acionar tambem, mas é facil de saber trava a alavanca de traçao e gira a trava vai ate um local com pedrinhas ou area reduz e da uma forçada e pede para alguem ver se patinou as quatro ai voce pega as manha das posiçoes das alavancas mais uma dica para saber se disligou tudo certo é so da uma olhada no cardanzinho da frente, ele tem que ficar parado quando desligado.

Entrada
    06/10/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Túllio
    Baixa este manual que está neste link, com certesa vai te ajudar.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=110
    PU3MKT

Citação Postado originalmente por Edison - Mp3 Ver Post
    Bom dia Túllio.
    Na realidade, a foto mostra é a chamada roda livre. Quando você aciona o 4x4, ou seja, se as suas alavancas de acionamento interno da caixa estiver em posição para tração, voce gira a chave da roda livre para 4x4. Esta facilidade da roda livre serve para quando voce esta andando sem tração, as rodas não movimentarem o diferencial dianteiro, evitando assim desgastes e surpresas. Normalmente se anda em 4x2. Mas em sua pergunta, como acionar a tração, ela é feita usando as duas alavancas a direita da alavanca das marchas.
    Sim, já estou começando a entender,
    Mas tenho uma dúvida:
    Quando eu ligar somente a tração na alavanca interna(sem ligar a redução) eu preciso mexer na trava da roda dianteira??????
    Jeep&Relíquias
    www.jeep-reliquias.com

Entrada
    06/10/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Sim.
    Quando voce aciona a tração integral (4x4), é preciso que a roda livre eteja em 4x4 também. Se não tiver, vai apenas girar o sistema dianteiro sem fazer nada na roda. Imagine que em 4x4 na roda livre, a roda está desacoplada do restante do sistema de tração. Fica só girando "livre".
    PU3MKT

Entrada
    06/10/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    corrigindo, em 4x2 na roda livre, o sistema etsa desacoplado do resto
    PU3MKT

Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Agradecimentos: 2

4x4 como usar!

iaew Tulliomf tudo tranqüilo?
    vai ai um tópico pra ajudar!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=58229
    abraçao

Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4
    Sei que o pessoal já falou aí, mas vou repetir, pausadamente.
    Os nossos CJ's eles tem tração traseira normalmente, ou seja, a tração do seu CJ se dá nas rodas traseiras, assim, quando o obstáculo à sua frente se faz necessário, então você engata a alavanca do meio, na posição para baixo, assim o que você está fazendo? tracionando o eixo da frente, ou seja, o cardã dianteiro agora irá girar, fazendo com que o diferencial dianteiro gire e consequentemente mande força / tração pras rodas, assim nas rodas antigamente, de fábrica, eram automáticas ou seja, não tinha essa "borboleta" nas rodas livres, mas como o sistema não é eficiente (quando vc precisa ele não funciona) inventaram as rodas livres manuais, essas sim seguras e confiáveis, precisa-se travar pra posição 4x4, assim a roda estará conectada ao semi-eixo, tracionando assim, portanto, se apenas uma roda livre estiver danificada, você não terá tração no eixo dianteiro devido a ação do diferencial. É bom verificar esse sistema completo da dianteira, cardã, diferencial dianteiro (óleo, folga, retentores, rolamentos), semi-eixos (buchas), e rodas-livres, assim estará garantido a total eficiencia do sistema 4x4, a reduzida é outra opção como o nome já diz, porém pra se chegar na reduzida tem que passar para 4x4 normal, ou seja, todos os passos são iguais, porém é claro para acionar a reduzida a alavanca menor deverá estar na posição para cima, ou pra frente.
    Depois é bom você pesquisar sobre como conduzir um 4x4 nos diversos terrenos....
    Boa sorte!!!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Usuário Avatar de Brno.e
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Rio Verde/GO
    Tópico fera
    ta ae um tópico bem informativo

Ok,
    Agora tenho uma dúvida em relação a “reduzida”.
    Sei que se deixar a reduzida para baixo, ou seja, na posição “direta” significa que ela está desligada, e se eu posicioná-la totalmente para frente vou ligar a reduzida(espero estar certo).

Mas a minha dúvida é a seguinte:
    Para que serva a posição NEUTRA da reduzida???
    Jeep&Relíquias
    www.jeep-reliquias.com

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem