No começo do ano comprei um carro e dei o meu de entrada mas o comprador me solicitou levar o carro para fazer uma inspeção veicular não destas para avaliar as regulagens mecanicas bem como a manutenção do motor mas uma que faz uma avaliação na estrutura do carro e depois faz uma pesquisa num cadastro que eles tem interligado com as corretoras de seguro para saber se o carro ja teve algum sinistro e o quão grave este foi.
Achei otimo serviço um preço em torno de R$100 em SP mas que te da uma segurança de não ter um susto la na frente e descobrir que o carro adquirido ja teve PT.
Eu começaria por ai alem é claro depois de avaliar a mecanica do motor com um bom mecanico bem como o funcinamento do 4x4 caso tenha, pesquisar na corretora onde estava segurado alguma sinistro, na suspenção verificar por vasamentos nos amortecedores embora o vendedor de ma fe costume lavar bem para esconder os vasamentos e esvaziar os pneus para esconder certos problemas.
Acho que voce tera mais ideias de foristas que ja tenha comprado o veiculo da mesma marca que estas querendo mas ja te adianto que se estiver em bom estado é um otimo negocio.