O câmbio da L200 do meu pai deu problema no eixo carretel e em algumas engrenagens, inclusive já está desmontado e esperando as peças chegarem pra remontar. Segundo o mecânico, os danos teriam sido causados por mau uso do câmbio, bem como falta de manutenção adequada (trocas de óleo recomendadas). A picape está com 106.000 km.
E, tentando aprender, pergunto: já que o câmbio foi pro espaço, esse mau uso pode refletir na durabilidade do diferencial, CT, cruzetas do cardan e/ou pontas de eixo? Ou tô falando bobagem?
Pelo que eu entenda, nao tem nada a ver, porém acho que se nao foi feita manutencao correta no cambio possivelmente as cruzetas nao tenham sido engraxadas, pivos, etc. Diferencial das L200 é forte.
Segundo o meca que está montando o câmbio seria isso mesmo, que não afetaria diferencial ou outrods periféricos. As cruzetas do cardan foram engraxadas dias antes da viagem, e os óleos do câmbio, diferenciais e CT verificados tb.
Reza a lenda que a picape fica pronta amanhã, depois posto o que foi trocado. De mão de obra foram R$ 450,00 (pagos pela loja aonde a picape fora comprada).