Com certeza o mercado esta ficando mais apertado pois existem poucas band boas a venda ou mesmo rodando.
Sobre peças, enquanto Empresas estatais estiverem mantendo as suas bands haverá peças de reposição facilmente. Hoje eu naum vejo nenhuma dificuldade em achar peças originais. Ate mesmo tapete de borracha da pra achar.
O meio off-road brasileiro tem evoluido bastante. Um bom exemplo são os pneus, que um tempo atraz soh se usava em 7.50 e hoje o padrao eh 265/75/16 e 33'. Cada vez mais as bands estao ficando mais agressivas, com isso acaba-se existindo uma linha que separa veiculos para uso do dia-a-dia com os de uso exclusivo off-road.
Adaptações? Tirando direção hidraulica e ar condicionado, o resto considero de suma importancia comprar originais.
Eu estou "tentando" não ultrapassar essa linha pois utilizo ela no dia-a-dia. Mas acho q passei ela quando Spoei a minha.

Mas band é band. Ame ou inveje!!

Pergunte para os caras de Hilux se eles naum tem saudades das band deles? Hilux acho uma caminhonete animal, mas eh bom para expedicoes e viagens. Até eu mesmo quero comprar uma, mas naum irei me desfazer da minha amada Band. Quantas Hilux vc conhece que faz trilha pesada? Eu conheco apenas uma.
Att
Fabio