No meu uso uma tira de borracha, larguinha, e prendo numa alavanca embaixo da bolinha e na outra em cima, assim ele nao esta fazendo barulho nenhum.
Vou bater uma foto pra mostrar bem.
A alavança do meu trepida um pouco, mas eu acho que pode ser feita alguma regulagem no encaixe dela na caixa. Vou verificar com meu mecânico e retorno à vocês.
Como foi citado, soluções existem várias... Desde as capas/sacos revestidos de espuma, toalhas enroladas nas bolas (ops!!! ) e os elásticos presos nas alavancas...
A solução definitiva é eliminar a folga existente numa arruela de pressão que fica entre as duas alavancas (VIDE FOTOS)
O detalhe é que torna-se necessário desmontar a caixa de transferência, o que torna-se inviável se for apenas para fazer este serviço ($$$). É o tipo de serviço simples porém exige um esforço grande para conseguir acesso à peça, por isso recomenda-se executá-lo quando realizar algum tipo de manutenção na caixa...
Caro amigo,
Numa seção sobre o mesmo assunto disse o método que adotei, levantei o jota no macaco e coloquei graxa, muita graxa naquele buraco que leva as alavanquinhas para dentro do carro e em toda geral repito a operação, não vou mentir não, meu jeepão é o maior silêncio, ando a 100 e 110 km por hora e não faz o menor ruido, antes ao chegar aos 80 km, dava vontade de arrancar as alavanquinhas, toda hora tentava ajustar uma possição que diminuisse o ruído e não adianta.
Experimente a graxa, é barato e depois voce vai até escrever agradecendo.
Eu fiz, faço, ando muito com meu jota e sugiro que faça rápido, não sabes o que estas perdendo.
Atenciosamente,
Corrêa.
PessoALL, esta arruela de pressão é original JPX ou existe em casa do ramo.
Minha caixa de transferencia não tinha barulho nenhum até o dia que precisei abrir.
A princípio a tal arruela é original JPX, mas meu mecânico, aproveitando o trabalho de adaptação de novo câmbio e que a cx de transferência estava fora do lugar, fez uma outra apenas recurvando uma arruela "chata" de aço especial... Parece que ficou bom, apesar de que eu ainda não testei andando para ver como ficou.
A função da arruela é manter sob pressão as duas hastes das alavancas (tração e reduzida) evitando que elas fiquem batendo no eixo e causando aquela trepidação e conseqüente barulho insuportável a médias e altas velocidades...
A própósito, as fotos acima são da arruela original... A que foi confeccionada em sua substituição e idêntica, porém mantém maior pressão entre as alavancas. A original estava bem "cansada"...