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  1. #1

    A VERDADE sobre a Hyundai e o SANTA FÉ




    A verdade sobre a Hyundai e o Santa Fé

    Em diversos foruns, brasileiros e internacionais, venho notado opiniões opostas sobre o Hyundai Santa Fé. Alguns colocam o carro no pedestal e dizem que ele é mais que excelente, outros criticam até a morte, falando da falta de qualidade e a sua marca. Essas informações me deixaram um pouco confuso enquanto estava pensando em comprar o carro. Seria o carro igual aos mp4,mp5,mp6... da vida, que apresentam diversas funções, mas que não fazem nada direito. Travam demais e quebram rápido. Observem aqui minha avaliação do carro. Repare que falo do ponto de vista de um consumidor. Não de um vendedor que tentará provar que o produto vale o que paga. Não de um aficionado pela marca, que tentará defender a Hyundai. E, sobretudo, não sob o ponto de uma revista de carros, que avalia um carro que não terá que conviver por alguns anos.




    Design Externo
    Para os que falam que não gostam do design de carros Sul Coreanos, digo-lhes que a segunda geração do Santa Fé, que teve seu modelo introduzido em 2007, foi totalmente remodelado por design americanos. Os sul coreanos contrataram americanos para produzirem um carro com appeal global.
    Não há como notar que carro, ao mesmo tempo, passa traços leves de design do Porsche Caynne e do Kia Sportage. Enquanto estou em um ângulo, me lembra um Crossover pequeno, de outro angulo, um imponente SUV. É uma sensação estranha, às vezes acho o carro grande e fico feliz, outras vejo um carro pequeno de 100 mil reais e então fico triste.













    Outro fator importante é a frente de plástico. Isso arranca todo o luxo e joga no chão. Como que um Crossover, que se diz de luxo, coloca uma frente de plástico? Deixando só a marca e o contorno cromado ? Aceito isso para carros como EcoSport, Crossfox e não para um Santa Fé.
    Isso é corrigido no modelo europeu. Olhem só as fotos do Santa Fé Limited, o Top de linha vendido somente na Europa.







    Vejam a diferença.







    Para os que gostam de um pouco mais de brilho existe alguns acessórios que corrigem o problema.








    Externamente o Santa Fé é capaz de virar alguns olhares na rua.Sem dúvida, com seu design superior, consegue mais olhares que um Honda CR-V e Mitsubishi Pajeiro Sport. Talvez até mais que um Chevrolet Captiva e Toyota Hilux SW4. Por critério de pesquisa observei a reação de 5 jovens em frente a um colégio famoso aqui em Salvador. Dois não olharam, três fixaram o olhar, sendo que um deles parou de olhar no meio do caminho. Resultado, 55%. Bom, mas tenho certeza que se fosse uma Ferrari ninguém olharia. Todos estariam ocupados procurando os celulares para tirar uma foto.
    Ainda sobre o Santa Fé, é bom lembrar a respeito do design que, numa escala Lama e Asfalto. Numa extremidade Lama e na outra Asfalto, o Santa Fé está mais para o asfalto enquanto o Pajeiro está mais para a Lama. Por isso que ele, o Captiva, CR-V e Ford Edge se enquadram na categoria Crossovers. E do outro lado estão o Hilux e Pajeiro (que por sinal até hoje não fez as pazes com seu designer) enquadrados como SUVs por estarem mais para a lama.



    Design Interno
    Nesse quesito, digo que é impossível que alguém analise imparcialmente. Comparando com CR-V, Captiva e Pajeiro, bem...não há comparação. As fotos falarão as mil palavras que escrevi, mas resolvi apagar.






    Alumínio e madeira bem acabados na porta. Não sei diferenciar precisamente, mas o pessoal da autorizada disse que a madeira é falsa. Não sei dizer se é adesivado, ao menos, não parece ser.









    E a qualidade dos materiais ?
    Toquei, bati, peguei, nada se quebrou.
    Para um marca que produzia materiais de péssima qualidade a décadas atrás, é normal que fique preocupado com isso. Também, por outro lado, há 5 anos de garantia.
    Aparentemente, por dentro, o carro tem bom acabamento. Existe a impressão que o painel parece ser mais frágil que o do Captiva, CR-V e Pajeiro, mas isso é porque há mais botões e detalhes pequenos (como os inúmeros e pequenos porta objetos no carro). Porém se você disser que os painéis dos concorrentes são mais robustos eu concordo, mas não são mais bonitos.





    Conforto
    Pelos pouquíssimos buracos, que tive até que procurar para passar por cima, aqui nas ruas de Salvador, o carro tem um amortecimento esperado. No Pajeiro você sente menos impacto, sente menos os buracos que aparecem a cada metro. Por ser um crossovers e ser mais baixo que o SUV da Mitsubishi, o Santa Fé é mais duro.
    Olhando o espaço da segunda fileira de bancos e sua possibilidade de inclinação o Santa Fé ganha em disparada do CR-V, Captiva e com menor margem do Pajeiro. Se as verbas destinadas às nossas estradas não sofressem nenhum desvio no caminho, poderia dizer que é mais confortável andar num Santa Fé, comparado a um Pajeiro Sport. Mas como a realidade não é bem assim, em conforto, o Pajeiro ganha.






    Luxo
    De todos os carros que entrei e tive possibilidade de comprar, o Santa Fé é o mais luxuoso. Bancos Elétricos, Ar condicionado computadorizado dual zone, Piloto Automático e controles do som no volante, entrada para iPod e USB de série são alguns fatores que colocam para trás seus concorrentes. Nesse ponto eu dou parabéns à Hyundai, ela soube trazer alguns luxos de Mercedes e BMWs para o mercado de Crossovers. No mínimo isso é bom para todos os consumidores, pois força as gigantes do mercado, Chevrolet, Honda, Mitsubishi, Toyota incluírem mais tecnologia e luxo em seus veículos.




    Entrada para iPod







    Ar Condicionado







    Potência
    Motor 2.7 com potência de 200 cavalos. Possibilidade de controle de tração automática. 4 marchas automáticas, mas com possibilidades de passá-las dando toque para frente ou para trás. Para critérios de comparação, o Captiva tem 261 cavalos, o CR-V 150, o Pajero Sport 163, e o Ford Edge 269.



    Consumo
    Carro é movido somente a Gasolina, o que é um ponto fraco. Fazendo 4 a 6 Km por litro.



    Segurança
    12 Air-bags e ponto final. Felizmente não pude testá-los.






    Por que muitas pessoas têm aversão à Hyundai ?
    A décadas atrás, com a introdução da marca nos EUA, a Hyundai ficou conhecida como sinônimo de veículos baratos e de baixa qualidade. Isso é inclusive mencionado no site dela.
    O problema é que depois que decidiram mudar, modificando o posicionamento da marca, passando a oferecer carros luxuosos de qualidade, ganhando vários prêmio de qualidade, enxergaram o problema da imagem. A marca Hyundai estava muito fortalecida na cabeça do consumidor americano como produtora de carros ruins. Entre Honda, Toyota e Hyundai qual têm mais peso na marca ? E menos peso ?
    Então mesmo produzindo carros superiores à concorrência, os carros da Hyundai valem menos, pelo valor da marca.
    Não sou vendedor e nem trabalho para a Hyundai. Sou apenas um proprietário de um Santa Fé. E como profissional de marketing vejo os movimentos estratégicos da empresa, observo que seu grande objetivo é reposicionamento no mercado. Toda essa preocupação em oferecer veículos superiores aos de seus concorrentes visa o reposicionamento de sua marca:
    - Oferecer 5 anos de garantia, uma das maiores do mercado.
    - O acumulo de prêmio de qualidades. Em 2007 ganhou o Total Quality Awards, pela primeira vez em primeiro lugar, desbancando BMW, Ford, GM, Mercedes, entre outras.
    -Referencia em Segurança. O Santa Fé ganhou o prêmio "Top Safety Pick" da IIHS-HLDI: Crash Testing & Highway Safety , e recebeu 5 estrelas nos testes de acidentes da NHTSA (National Highway Traffic Safety), orgão governamental americano que regula a segurança nas estradas.
    -Prêmios de design como o do Internacional Forum Product Design Awards 2008.

    A Hyundai têm a quinta posição em vendas mundialmente, uma posição acima que a de 2006.
    1. Toyota Motor Corp. 9,366,000
    2. General Motors 8,902,252
    3. Volkswagen AG 6,191,618
    4. Ford Motor Co. 5,964,000
    5. Hyundai-Kia Automotive Group 3,961,629
    6. Honda Motor Co. Ltd. 3,831,000
    7. Nissan Motor Co. 3,675,574
    8. PSA/Peugeot-Citroen SA 3,428,400
    9. Chrysler LLC 2,676,268
    10. Fiat S.p.A. 2,620,864
    * Automotive News 2008 Global Market Data Book, June 23, 2008

    Vamos ver se ela conseguirá sustentar essa estratégia de reposicionamento. E o que ela trará de novidade para o mercado, na próxima geração de Tucson, Santa Fé e Vera Cruz previstos para um período 2010 e 2012.

    Abraços
    Diogo
    dipublio@gmail.com

  2. #2
    Usuário Avatar de giba1700
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    Caro Diogo, parabéns pela bela "reportagem" sobre o Santa Fé. As informações foram muito importantes para mim, também observo de perto a evolução da Hyundai nos últimos anos.
    Como ex-proprietário de Kia(Hyundai) Sportage TDI 2001 não tive boa impressão do produto e principalmente do atendimento pós venda e revisões. Sem falar na depreciação na hora da revenda. Passei a dirigir Toyota SW4, a conversa é outra.
    Sds Giba

  3. #3
    Usuário Avatar de dudarj
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    Você é revendedor Hyundai?
    Brincadeiras a parte, a Hyundai está melhorando a posição da Santa Fé no mercado.
    Com ela chegando nos 94k Zero, acho que começará a ter mais adeptos...o mesmo acontece com o Azera a 68k.
    (Reportagem de uma revista especializada que lí ontem. Se não me engano Automotor deste mês.)

    Eu acho que ela estava mal posicionada e agora chegando a um patamar mais aceitável.

    Imagina os proprietários que pagaram 120k p/ uma SF a poucos meses!!! Confiança na marca? Ainda não....
    Jeep Wrangler Rubicon

  4. #4
    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Imagina os proprietários que pagaram 120k p/ uma SF a poucos meses!!! Confiança na marca? Ainda não....
    udfhhfuhdashduhsa... sou um desses...
    coprei uma SF a 140k ta certoq foi na semana do lançamento, primeira da cidade e tal.

    mas cara nao pode se abalar com isso se quer comprar carro e n se preocupar com a desvalorizaçao compra um uno.

    n adianta se a pessoa tema grana pra comprar e quer alguma coisa boa indiferente do carro vai desvalorizar, vai gastar em peças se for preciso e todas essas coisas mais..

  5. #5
    Usuário Avatar de dudarj
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    Olá Nicola, 140k é duro mesmo!!!

    O problema é não vemos tamanha desvalorização nos carros concorrentes. Pagar 140 e 1 ano depois seu usado valer quase metade é f...

    Não acho que seja uma questao da pessoa ter grana ou não e sim da insatisfação de saber que o seu bem desvalorizou tanto. Afinal de contas, ninguém gosta de perder tanto dinheiro.

    Agora, comparar um uno foi demais...

    Porque nao compara com uma SW4 3.0, afinal quando foi lançada a 3 anos valia na faixa de 135. Hoje uma 2006 vale 100k.
    O que eu não entendo é uma 2001 3.0 estar na faixa de 60k! Ai eu já acho um exageiro de valorização....ou será que o carro é bom mesmo e vale cada centavo?

    Agora, vc comentou sobre o uno...realmente esses bixinhos não desvalorizam, diferentemente de qualquer carro da Hyundai.
    Veja bem, não sou fã da Fiat ok!

    Eu aposto que a Hyundai vai crescer mas antes precisa adquirir a confiança do público. Acho que ela se precipitou lançando a um preço tão alto.

    Estava até comentando nesse FDS de como o Azera estava um excelente custo benefício! O conjunto me parece ser muito bom.
    Jeep Wrangler Rubicon

  6. #6
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    Talking

    tá bom... tá bom... diz logo quanto vc quer no carro!
    Mak (SP/ZN)
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    Xpedition2000-BJ/Xplo94Sport-Ratoeira/Xplo96Sport-LittleHulk

  7. #7
    UDHFUHUDASUDSAUDHASDSUAHDAUSHSDU gostei. desse quanto voce quer no carro.
    audhasudasudhasuhsahsa

    cara tava vendo esse é um dos unicos topicos q nao teve discuçoes ou humilhamento do carro do outro..
    UAHUADHUDHSDAS

    gostei disso.. mas se qusier comprar vendo pra ti asudhasduhsa
    2008 20000km

    abraçoo

  8. #8
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    e precisa? quanto pagou quando comprou meses atrás e quanto vale hoje?
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  9. #9
    aaa pessoal,

    o cara não pode ficar satisfeito com o carro que todo mundo acha que ele trabalha para empresa.

    O que acontece é que a marca hyundai me impressionou. Dá uma olhada no antigo terracan, ele têm a cara de um carro de 2 linha, tipo B, não comercial. Nessa epoca eu nem sonhava em chegar perto de um hyundai.

    A questão é que a hyundai evoluiu no que precisava, exatamente no design e percepção de modernidade. O que, segundo pesquisas, é o item mais valorizado pelo consumidor brasileiro, na frente de potência, qualidade e seguraça.

    O gol, por exemplo, sempre foi lembrado pelo consumidor brasileiro como um carro resistente que suporta força. Mesmo perdendo a percepção de durabilidade e força, a volkswagen lançou o novo modelo do gol. Isso pq o mercado que modernidade e design.

    E como foram as propagandas do carro ? Gisele Bündchen para reforçar o design, e Sylvester Stallone, para sustentar a percepção de durabilidade e força do carro. O objetivo da volkswagen era obter novos clientes, enquanto não perdia os antigos.

  10. #10
    Citação Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    e precisa? quanto pagou quando comprou meses atrás e quanto vale hoje?
    vai fazer 2 anos agora em julho q tenho ela, ta com 20000km, na epoca paguei 140k e agora n vale mais q 80k
    é ma boa desvalorizada..
    ASJDSADASDAUSHDSA

  11. #11
    Esse carro é show msm!!Agora tem um SUV que é muito lindo por dentro tbm a Subaru Tribeca.
    ​Pajero Full

  12. #12
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    Thumbs up Amei !

    Parabéns ao Diogo pela matéria apresentada, isso é que é paixão !
    Lendo os diferenciais em assessorios e equipamentos do modelo, considerado um dos melhores do mundo, voltei a me apaixonar pela minha Limit 97 que tem tudo isso e alguns Hps a mais, além é claro de custar "20 pila", bem menos que 140kg, putz!!
    Abração,
    Badia

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