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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de franzlana
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    Explores automática transformada para manual




    Senhores.
    Tenho uma Explorer 96, 4x2 automática que teve a caixa roubada junto a diversos outros itens. Montei caixa e painel da manual mas não consigo fazer o motor funcionar. tem dois chicotes que devem ser ligados à caixa que estão sem destino uma vez que a caixa manual não tem eletrônica. Alguem pode me ajudar? O que tenho que fazer para fazer o motor funcionar. Não há centelha nas velas. OBS.: a centralina do motor também foi roubada e comprei uma usada, como vou saber que ela está funcionando?

  • #2
    nunca mexi com mecânica de explorer, mas ja vi alguns modelos originalmente automáticos convertidos para câmbio manual, e às vezes se faz necessário mexer nos controles de ignição e injeção para fazer o motor "aceitar" a nova transmissão... de repente o ecm (centralina) tenha algum bloqueio que o impeça de fazer o motor funcionar sem receber o sinal do módulo de controle eletrônico do câmbio, como nos lexus, ou a ignição (ou o motor de arranque) deve ter algum interruptor que a impede de funcionar caso a alavanca do câmbio esteja em p ou n quando liga a explorer, aí esse interruptor se houver deve ser passado para a base do pedal de embreagem... a propósito: o motor de arranque chega a girar? a injeção dela é tbi ou mpfi?

  • #3
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    Citação Postado originalmente por franzlana Ver Post
    Senhores.
    Tenho uma Explorer 96, 4x2 automática que teve a caixa roubada junto a diversos outros itens. Montei caixa e painel da manual mas não consigo fazer o motor funcionar. tem dois chicotes que devem ser ligados à caixa que estão sem destino uma vez que a caixa manual não tem eletrônica. Alguem pode me ajudar? O que tenho que fazer para fazer o motor funcionar. Não há centelha nas velas. OBS.: a centralina do motor também foi roubada e comprei uma usada, como vou saber que ela está funcionando?
    Franz... pepinão, cara... mas nada impossivel... fiz quase o mesmo mas adaptando o diesel numa explo...

    Primeiro: a centralina é do que? qual o codigo impresso nela? Uma de RANGER V6 AMERICANA até 97 deve ser possivel usar... as V6 ARGENTINAS acima de 98 eu tenho que verficar com mais cuidado... mas se ela for de explo automatica é mais complicado de rodar... nas automaticas existem alguns fios que controlam as solenoides do CA e se a centralina não encontrar os valores de resistencia eu acho que ela pode entrar em modo de segurança.

    Segundo: no CA tem uma chave de estado que diz que posição se encontra a alavanca... fora de P e N o motor NÃO LIGA! então vc teria que seguir os fios e ir eliminando esses desvios até deixa-lo como se fosse um cambio manual... que também tem um esqueminha que só deixa o carro ligar somente se a embreagem estiver pressionada.

    Eu tenho todo o esquema eletrico das 96 que devem servir para vc se guiar... muda pouca coisa até 98... a boa noticia é que a Ford é FORDA e cada fio tem um cor com uma listra de outra cor e as cores servem como guia e facilitam um bocado o trabalho... a má é que é um arquivo grande e só vai ser possivel enviar por email ou site de download.

    manda seu email... e vai se preparando que vc vai precisar de um bom eletricista ai para interpretar ele...
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

  • #4
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    Mak. Segue o e-mail: franz@eurolafveiculosespeciais.com.br ou franz.lana@uol.com.br
    Desde já agradeço.

  • #5
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    Senhores.
    Descobri que o modulo da injeçao que tenho nao é o dda explorer e sim o da Ranger.
    Tambem descobri que a antena e a cetral de programação do módulo que ficam proximo à chave de ignição estão faltando.
    Alguem pode me indicar com que conseguir comprar este conjunto de módulo mais antena mais central ou algum especialista que resolva meu problema.

  • #6
    Citação Postado originalmente por franzlana Ver Post
    Senhores.
    Descobri que o modulo da injeçao que tenho nao é o dda explorer e sim o da Ranger.
    Tambem descobri que a antena e a cetral de programação do módulo que ficam proximo à chave de ignição estão faltando.
    Alguem pode me indicar com que conseguir comprar este conjunto de módulo mais antena mais central ou algum especialista que resolva meu problema.

    Olá, Franz.

    Desculpe a intromissão - principalmente porque não tenho uma 96, mas acho que não existe essa central de programação. Você deve estar se referindo ao conector OBD II, que é simplemente uma "porta de entrada" para o scanner programar o módulo. Mas, a princípio, não seria necessário reprogramar o módulo para o motor funcionar. Que eu me lembre, o único bloqueio de funcionamento do motor pelo câmbio é no conector de ignição, que só fecha os contactos com a alavanca em P ou N. E é um bloqueio mecânico, a alavanca (palanca) desloca uma trava que permite ou não os contatos fecharem. Não tenho certeza se o DTR (sensor de posição das marchas) também criaria algum bloqueio, mas acho pouco provável.

    Poderia postar uma foto dos chicotes que estão "sobrando"? Na caixa automática só teria 1 único conector.

    O motor de arranque chega a girar? Tem pressão de combustível normal? Como sabe que falta centelha?

    Boa sorte.

    Márcio

  • #7
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    Estou acessorado por especialistas. Já conectamos o computador pra reprogramar a central mas me faltam a antena e a central code que ficam próximos a chave da ignição.
    Alguem pode me sugerir uma empresa esspecializada em injeção?

  • #8
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    ainda não entendi isso... explorer não tem CODE na chave... Ranger v6 também não... vcs devem estar olhando a GEM que controla o ALARME, VIdros, Tração e outras coisas e achando que é CODE.
    Mak (SP/ZN)
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  • #9
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, Franz.

    Desculpe a intromissão - principalmente porque não tenho uma 96, mas acho que não existe essa central de programação. Você deve estar se referindo ao conector OBD II, que é simplemente uma "porta de entrada" para o scanner programar o módulo. Mas, a princípio, não seria necessário reprogramar o módulo para o motor funcionar. Que eu me lembre, o único bloqueio de funcionamento do motor pelo câmbio é no conector de ignição, que só fecha os contactos com a alavanca em P ou N. E é um bloqueio mecânico, a alavanca (palanca) desloca uma trava que permite ou não os contatos fecharem. Não tenho certeza se o DTR (sensor de posição das marchas) também criaria algum bloqueio, mas acho pouco provável.

    Poderia postar uma foto dos chicotes que estão "sobrando"? Na caixa automática só teria 1 único conector.

    O motor de arranque chega a girar? Tem pressão de combustível normal? Como sabe que falta centelha?

    Boa sorte.

    Márcio
    DTR cria bloqueio sim... se o cambio não estiver em Park ou NEUTRO ele Não libera o motor de arranque. Teria que substituir esse chave pela de pedal de embreagem da ranger que também faz isso... se não estiver pisando na embreagem o carro também não liga.
    Mak (SP/ZN)
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  • #10
    Citação Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    ainda não entendi isso... explorer não tem CODE na chave... Ranger v6 também não... vcs devem estar olhando a GEM que controla o ALARME, VIdros, Tração e outras coisas e achando que é CODE.
    Explorer com PATS (passive antitheft system) tem programação de chave (encoder). Na minha, a chave reserva abre as portas, mas não aciona a ignição. Para substituir a chave principal, é preciso reprogramar o código usando um scanner.

    Franz, vou procurar nos meus guardados e ver se tenho este módulo.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #11
    Citação Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    DTR cria bloqueio sim... se o cambio não estiver em Park ou NEUTRO ele Não libera o motor de arranque. Teria que substituir esse chave pela de pedal de embreagem da ranger que também faz isso... se não estiver pisando na embreagem o carro também não liga.
    Não creio, mas também não duvido, que o DTR possa criar algum bloqueio da ignição. Mas o que não libera o motor de arranque se o câmbio não estiver em PARK ou NEUTRO é o conector de ignição e o bloqueio é mecânico (a alavanca de câmbio "empurra" um pino de trava do conector, liberando o contato interno).

    Vou ver se consigo tirar umas fotos e postar.

    Márcio

  • #12
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    eu já passei o esquema eletrico inteiro pro cara... ainda não entendi ONDE eles acharam esse CODE e porque ainda não eliminaram essa trava do arranque. são uns 4 fios e olhe lá...
    Mak (SP/ZN)
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