x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8

Para os entendidos em som automotivo

Fala pessoal,

Alguém aí entende de som automotivo? Seguinte.. tô usando atualmente um cd/mp3 player no CJ, já faz um ano, com uns alto-falantes meia boca que tirei de um aparelho de som antigo (2 de 6" e 2 de 10").. já estão todos rasgados, furados e fudidos, então tô querendo dar uma "melhorada" no som, aproveitando que tô reformando o banco traseiro.. pra mim, dirigir sem música é como comer pizza sem catchup

O problema é o seguinte: Vou manter o Player e o PX como estavam, e consegui um rolo em um jogo de alto-falantes, não é nenhuma super-marca (Foxtron), mas pro que eu quero são o melhor custo-benefício.. o que vou colocar são:
    Atrás do banco traseiro:
    - 2 woofers de 10", 150 watts rms, em 04 ohms
    - 2 drivers/cornetas, 100 watts rms, em 08 ohms
    - 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms
    Na frente, embaixo do painel:- 2 alto-falantes de 6", 70 watts rms, em 04 ohms

O negócio é que não consigo resolver qual amplificador(es) devo usar pra ligar essas caixas, então queria sugestões de alguém que entenda do assunto. Pensei em ligar as cornetas / tweeters em paralelo, pra usar ampli de 4 ohms e os woofers e alto-falantes em série, mas como não sei se é o certo, aceito sugestões e dicas de modelos / marcas / valores..

Segue em anexo esquema home-made do sistema. O lado esquerdo já está todo montado no CJ, falta só resolver os amplificadores. De preferência de baixo custo, tipo MXR, Stetsom, etc...

[ ]´s
    Para os entendidos em som automotivo Arquivos Anexos
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Keko,

duas dúvidas :
    1- Vc vai usar atrás 2 woofers ou sub-woofers? Nas fotos do diagrama que vc montou são subs. Estou perguntando pq não sei se as fotos são mera representação, ou os que vc tem.
    2- A Unidade Central (CD Player) só possui duas saídas RCA (L/R)? Normalmente seriam quatro (Front L/R e Rear L/R). Alguns ainda tem mais duas (sub). Não chega a ser problema, mas vc perderá alguns ajustes importantes com isso e consequentemente limitar a potência a ser usada...

Tentando ajudar:
    Não vou dizer marca, escolha a que melhor adaptar ao orçamento, mas procure por um amplificador de 4 canais que seja "bridgeable" e de preferência com crossovers "hi-pass" e "low-pass" independentes para cada par de canais (Front/Rear).

Instalação que eu faria:

2 canais (rear - L/R):
    Uso em SUB's: Os dois canais em bridge empurrando os subs em série. Perderá potência pois trabalhará em 8 ohms, mas não tem melhor forma. Se fossem de 8ohms ligaria-se em paralelo mesmo, e trabalharia-se com 4 ohms, que é a impedância mínima de saída de 90% dos amplificadores quando em "bridge", e teria-se aproveitamento de toda a potência oferecida.
    Uso em Woofers: Cada canal (L/R) para um alto falante, sem utilizar "bridge".
    PS.: Para o caso de serem woofers, devido ao tamanho deles (10") certamente o som ficará deficiente nos graves (Baixo/Bumbo). Para o caso de serem SUB's não se perderá tanto, já que subs desse tamanho reproduzem frequencias próximas às dos Woofers (mas não com perfeição).

2 canais (front - L/R) (caso seja apenas dois RCA mesmo, utilize um cabo "Y" para se ter essas duas saídas a mais) ligue em cada canal (L e R) um conjunto Driver/tweeter. Como são 8 ohms, não será problema a perda de metade da potência em cada canal, já que as frequencias reproduzidas por estes auto-falantes são muito altas, e não necessitam de muitos watts para serem empurrados . Com utilização de toda a potência o som provavelmente sairá "gritado", daqueles que não se consegue chegar perto de tão ruins .
    ATENÇÂO: Utilize crossovers para dividir a frequencia em que cada falante (driver/tweeter) vai trabalhar, do contrário, frequencias muito baixas nestes podem gerar bastante distorção e consequente queima deles.
    Caso o amplificador adquirido tenha corte "hi-pass", pode-se reduzir este custo (dos crossovers) regulando para a frequência de trabalho dos drivers e utilizando capacitores para os tweeters.
    Caso não tenha comprado ainda, antigamente (3 anos atras) a Selenium tinha os drivers DH200HM de titânio, que dispensavam o uso do tweeter e já vinham com crossover especialmente desenvolvido para eles. Eram mais caros que os drivers, porém, mais baratos que o conjunto driver/tweeter . Não sei se ainda existem, ou foram substituidos por algo mais moderno. Procure se informar nas casas do ramo (de eletrônica, não de som automotivo, pois a maioria desse povo não entende patavina. Quer sempre vender o que eles tem como se fosse a melhor solução).

O Som da parte da frente do carro vc pode ligar diretamente nas saídas amplificadas do CD PLayer, porém dispensaria esses tweeters de 100w e compraria algo mais normal, desses le-son pequenos mesmo. Senão vc só ouvirá som de pratos da bateria ou então a voz da Cindy Lauper cantando "Goonies are not good enough"

Acho que é isso... se ficou algo no ar pode mandar. Estou um pouco enferrujado (o último som que montei tem uns três anos), mas já fui muito bom nesse negócio .

Abraço,

keko,

na minha mercedes eu usava assim:

4 caixas bravox coaxial de 100 watts RMS (não precisa mais que isso)
    4 tweeters de 50 watts RMS
    1 Sub de 450 watts RMS

Eles estavam sendo empurrados por:
    Sub - amplificador de ???? (deixa eu ir na garagem ver)
    Caixas- amplificador de ???? (deixa eu ir na garagem ver)
    Tweeter ligados direto no som Keenwood
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

Sou leigo no assunto, mas lendo por aí, descobri ( o que deve ser óbvio ) que pode ter um grande melhora no som usando caixas acústicas em vez de alto-falantes parafusados direto nas lata, lógico que as dimensões da caixa a ser contruída é muito importante, andando pela Net descobri que no site da Selenium http://www.selenium.com.br/ tem um monte de projetos de caixas acústicas para copiar. De graça.

Procure por "Donwload" e depois "Projetos".

Para os animados tem até projeto de Trio Elétrico. Quem sabe alguém inventa o primeiro "Trio Elétrico 4x4"

Abraços Du.

Usuário Avatar de Sa_Mourao
    Entrada
    16/03/2004
    Local
    Caxias do Sul/RS

Re: Para os entendidos em som automotivo

Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Atrás do banco traseiro:
    - 2 woofers de 10", 150 watts rms, em 04 ohms
    - 2 drivers/cornetas, 100 watts rms, em 08 ohms
    Na frente, embaixo do painel:
    - 2 alto-falantes de 6", 70 watts rms, em 04 ohms
    Vamos lá.

Na traseira do keko
    2 woofers ou sub-woofers ? C for Sub, caixa dutada, a band-pass ocupa muito espaço. Lembre-se, a litragem deve ser apropriada para o sub em questão. C for woofer, não precisa d caixa !
    Eu trocaria os tweeters por duas 6x9" triaxiais e continuaria com as cornetas.

Na frente
    A mesma configuração.

Módulos
    Eu ligaria os 2subs + os 2 6x9" num módulo mosfet (tem todo tipo de regulagem)
    O resto devido aos ohms colocaria num módulo tipo stetson ou algo do gênero com um crossover para poder regular legal.

Pelo amor d Deus, leva numa loja d som, não vai fazer isso em ksa.

No monstrinho eu tenho um rádio bem fulero da pionner, 02 6X9" triaxiais da bravox e 02 woofer 10", com um módulo Stetson ! Argh.

Tenho ainda 02 Subwoofers de 15" JBL GTi com 1.000 RMS cada. To pensando em colocar no jipe com um módulo RF 800x2a, mas acho q o jipe vai desmontar.

[ ]s

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Fala gente,

Vixe, deram um nó na minha cabeça! Vamos esclarecer alguns pontos:

1º - Os alto-falantes vão ser esses mesmos, posso até vender e trocar os tweeters da frente, mas os alto-falantes já estão lá em Três de Maio.

2º - Feroza, é isso mesmo, são duas saídas RCA e quatro amplificadas.

3º - Os alto-falantes de 10", pelo que entendi, são Woofers. São exatamente os da foto do esquema, os dados que estão lá são dos próprios (marca Foxtron); seguem mais fotos:

4º - Du, os alto-falantes vão ser montados em uma caixa feita sob medida, fica atrás do banco traseiro, de acordo com a litragem especificada pelo fabricante.

5º - Sandra de Sá: Já passei por todas as lojas de som em Três de Maio, cada uma fez uma cagada pior que a outra.. não levo lá de novo nem morto.. I´ll do it myself

Bom, tentando desfazer o nó.. então, os alto-falantes e tweeters da frente, ligo direto nas saídas do player.. e os de trás, preciso de um amplificador de 4 canais com hi/lo pass e dos capacitores para os tweeters? Se for assim, é mais simples do que eu imaginei É isso?

[ ]´s loucos pra pôr a mão na massa, ou melhor, no som

Entrada
    16/03/2004
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Não, liga tudo em amplificadores com crossovers.

Pq c tu ligar na saida do rádio os alto-falantes, estes irão ficar pobres em potência comparado aos tocados pelo amplificador.

O Kelly Dog, não tem nenhuma cidade por perto daí pra fazer isso descentemente ?

Ai tem umas fotinhos do tempo q eu competia. Fui compeão gaúcho.

Dedo no olho
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Para os entendidos em som automotivo-corsa2_402.jpg   Para os entendidos em som automotivo-corsa1_137.jpg  

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Citação Postado originalmente por Sa_Mourao
    Pq c tu ligar na saida do rádio os alto-falantes, estes irão ficar pobres em potência comparado aos tocados pelo amplificador.

O Kelly Dog, não tem nenhuma cidade por perto daí pra fazer isso descentemente ?
    Fala Sandra,

Legais as fotos
    O certo não seria ligar os alto-falantes da frente, de baixa potência nas saídas amplificadas do player, e com o controle de Fade (Diant/Tras) regular o nível?

Tem não.. tô perguntando por isso mesmo, se for pra levar nesses "preparadores" de som, prefiro fazer eu mesmo.. duvido que algum desses caras tenha algum curso disso por aqui Se eles conseguem, eu também consigo

[ ]´s

Entrada
    16/03/2004
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Tenta, mas acho q não vai ficar legal.

Tu vai notar a diferença na hora de aumentar o volume.

C tu não usar o crossover, ao menos nas cornetas e twiters coloca uns capacitores q é pra tirar o "grave" deles.

[ ]s

Salve Keko.

Discordo do Felipe Sá em alguns pontos não muito graves...
    1- Fazer em loja: Eu odeio loja de som para montar trio. O Negócio é self-made mesmo.... ou então gasta-se muito e leva nas melholres lojas.
    2- Caixa dutada: É a mais indicada para SPL, pois ganha-se o dobro(+3db) de pressão sonora, porém, são indicadas para uso em subgraves exclusivamente. Ela pode ser sintonizada de acordo com a frequência de ressonância do carro e com isso conseguir-se o melhor rendimento do falante. Porém(2).... Pelo que percebi, seus falantes (10") trabalharão como woofers mesmo, reproduzindo médio-graves, então tal caixa não recomendaria. Também tem outro porém(3) para as dutadas, que, dependendo dos parâmetros Thiele-Small (TS) do falante, o volume chega a ser absurdo. Os Pioneer por exemplo, pedem cerca de 70 litros para cada falante. Para os dois seriam mais negócio vc comprar um freezer horizontal e encher de cerva ao invés de colocar som. . Outra porém (4) é que são muito mais complicadas de se construir. A litragem, assim como a sintonia (feita pelo duto) devem ser PERFEITAS (não serve quase perfeito), sob risco de se ter péssimo rendimento e ainda estourar os falantes. A caixa selada além de menor pode ser facilmente construída por vc mesmo, e as possíveis imperfeições não levam o trabalho todo por água abaixo...
    3- Não sugeri ligar os falantes dianteiros em AMP pq parece que vc não quer gastar muito, mas sim fazer uma boa farrinha. Ficaria melhor, claro, mas como (ao meu ver) não é o caso, usaria o Fade para atenuar a dianteira quando for usar o "trio".
    4- Amplificadores utilizam transistores do tipo Mos-fet, que perdem menos calor (aproveita-se mais a energia), e tem menos THD (distorção harmônica) que os "módulos" de potência, que utilizam outro tipo de circuito e transistores. Mas nem por isso são todos os AMP's Mos-fet que possuem os crossovers HPF/LPF em dois conjuntos de canais (F/R). Existem alguns que tem apenas LPF em um lado, outros não tem nada... outros tem tudo...

No mais, a conclusão que eu cheguei que poderia ser o melhor sem gastar muito é a seguinte:

Sub/woofers: Pela foto, parecem sub's mesmo, devido à presença da suspensão, mas já ouvi falar em falantes com suspensão que também respondem por médio-graves. Não sei até onde se perderia qualidade neles, mas é o que tem e vamos usa-lo da melhor forma: Como trabalharão em frequências mais altas, ligação independente e stereo para eles (um em cada canal - L/R). Assim se aproveitaria mais potência do Amplificador.
    Drivers/Tweeters: Contando com uso de AMP que possua HPF, cada conjunto ligado em um canal. O fato da impedância de 8 ohms reduzirá a potência utilizada e enviada aos falantes, o que nesse caso é bom como já falei lá em cima, além de poupar o amplificador que dificilmente esquentará em tais canais.
    Utilize nos tweeters capacitores adequados para atenuar as frequencias médio-agudas (que são reproduzidas pelos drivers). As médio-graves, graves e sub-graves já serão atenuadas pelo crossover HPF do próprio Amplificador.
    Frente: Diretamente na saída amplificada (F)

Dicas:
    1- Coloque uma chave (on/off) no "remote" do amplificador para poder desligar o "trio" quando não estiver utilizando;
    2- Não esqueça de utilizar o fade sempre que for colocar o trio para tocar, sob risco de queimar os falantes dianteiros;
    3- Eu trocaria os "super-tweeters" dianteiros por algo mais "light".

Fiz um esqueminha com a ligação que eu faria (não tão detalhado como o seu, mas dá pra entender, espero).

Considerei que a saída RCA de seu CD Player é equivalente à Rear. Caso não seja, é só inverter tudo (onde é frente passa pra tras onde é tras passa pra frente).

Mais duvidas, mande
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Para os entendidos em som automotivo-kekosoundmachine_110.gif  

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Fala pessoal,

Valeu as dicas! Vou seguir as sugestões do amigo Bernardo.. depois que tiver encontrado o amplificador, posto as novidades aqui Thanks!

[ ]´s

O sem motor, de trilha se num entende nada, mas de som é foda!!

O Keko, off ao assunto, cadÊ a sinaleira que vc me deu de presente e ia me mandar pelo correio?

Som em jipe é coisa de viado

[]'s Leo
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4348
      Última resposta: 03/06/2025, 18:56
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26