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Tópico: Trava de Cardan

  • #1
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    Trava de Cardan




    Pessoal da Toyota...

    Sou um "intruso" lá do fórum dos Jeeps Cj (tenho um CJ6 Bernardão)... rs


    Mas na trilha somos todos parceios, não é mesmo!?!?!

    Enfim, vamos ao que interessa.

    Por motivos de segurança, pretendo instalar** uma trava de cardan no meu jeep. Algo como aquelas travas carneiro, mas atuando no cardan, e não nos freios.

    Soube que a Band tem esse tipo de equipamento.

    É verdade?
    Como funciona?
    É seguro e eficiente?

    Valeu, e nos vemos nas trilhas.

    ** instalar significa adaptar, desenvolver, fazer gambiara, enfim, colocar para funcionar...
    Gustavo - Vivendo a vida 8x8!
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  • #2
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    GPA,
    Apenas chutando, pois nunca tive Band, mas acho que a trava da qual vc fala, tem funcionamento similar à Carneiro. Isto é, ela é aplicada no disco de freio que vai instalado na flange de saída da caixa de reduzida. Este disco de freio faz o serviço do freio de mão. Nas Band, não sei a partir de que ano, o freio de mão atua neste pequeno disco. Quando vc aplica o freio de mão, ele trava este disco, impedindo giro no cardã, imobilizando o veículo. Penso que um mecanismo idêntico pode ser feito no seu Bernardão.
    []´s
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  • #3
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    É exatamente essa a minha idéia.

    Valeu pela ajuda!
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  • #4
    Ops....

    Só tem um problema... se vc andar 1/2 metro com o freio de mão da toyota puxado... ele nunca mais será o mesmo!!

    sds
    LM

  • #5
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    Citação Postado originalmente por elmestizo
    ... se vc andar 1/2 metro com o freio de mão da toyota puxado... ele nunca mais será o mesmo!
    Por que?
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  • #6
    Luca e GPA ,

    O Freio de Estacionamento das Bands é um dos seus maiores "Calcanhar de Aquiles", não é eficiente, as pequenas lonas instaladas naquele tambor não seguram nada..... vc regula e com o acionamento diário ela acaba cedendo... isso quando não saímos com a Band com o freio de mão puxado, ai já era...
    Em duas situações dessas ele perde totalmente seu poder .... já não segura nada ....
    Realmente não recomendo sua instalação GPA. Pode ser uma desilusão, mesmo sabendo da diferença de peso de uma Band e um CJ.
    Se tiver a opção de freio estacionário pelo disco de freio traseiro pode ter certeza que será muito mais eficiente .

    Abrass,

  • #7
    Usuário Avatar de Luca
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    Valeu Rafa!. Foi bom cê ter me dito isto, pois tava pensando em adotar este sistema no Encrenca. Já vou usar outro. Grato.
    []´s
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  • #8
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    Grande Rafa Band 96...

    Eu penso em algo mais radical.

    Como a minha intençâo é desenvolver um sistema anti-furto, eu pretendo substituir as lonas por um sistema "de encaixe".

    Talvez usinar algumas saliências com encaixe na contra-peça (sejam pinos e furos, ou um encaixe quadrado).

    Pensei primeiro no sistem das travas carneiro, que impossibilitam o movimento do veículo, mas, como esse sistema funciona mantendo a pressão do fluido de freio, e consequentemente as pinças travadas, não acho isso muito saudável, então procuro outra solução que dê o mesmo resultado.

    Então, com essa nova abordagem, vc acha que o sistema da Band suportaria essa adaptaçâo?

    Valeu pela ajuda!
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  • #9
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    GPA,
    já tive uma Band curta 90 e esqueci o freio de mão puxado uma vez e fui embora... Acho que a questão é essa: Desconheço o sistema dos CJs, mas se for igual ao descrito aqui neste tópico - o pequnino disco na saída da caixa - corre o risco da viatura arrastar tudo junto... Concordo com o Rafa, o freio de parada das Bands são muito ruins! Acho que não são compatíveis com o peso nem com o motor das viaturas. Um sistema que "prenda" aquele pequeno disco parece frágil... Não acha?
    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de GPA-Airborne
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    Pelo visto, vou desenvolver alguma coisa nova, em vez de aproveitar um sistema já existente...

    Acabei de me dar conta que não expliquei o porquê dessa minha idéia. Aqui no ABC (região metropolitana de São Paulo), já ouvi relatos de 2 jipes (CJ) que foram simplesmente rebocados. Basta soltar o Towbar com uma chavinha 13 e pronto. Pode ter corte de combustível, alarme, tirar o cabo da bobina...

    Um deles, foi um roubo mesmo, o segundo foi um mecânico que foi buscar um jipe, e como o dono não estava em casa, ele levou assim mesmo.

    De qualquer maneira, agradeço à todos pelas informaçoes. E quando essa "gambiarra" estiver pronta, eu posto uma msg aqui tbm!

    Valeu!
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  • #11
    News?

  • #12
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    Citação Postado originalmente por elmestizo
    News?
    Nada de novo por enquanto...

    O B está com sistema antifurto.. sem gasolina e bateria descarregada...

    E eu estou sem tempo ($$$), pois o pessoal da Infraero, me avisou que os cheques voadores estão pousando...


    Mas, ano que vem retomo esse projeto, e é claro que posto as novidades!


    Valeu!

    Abraços
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