Marcha lenta:
-------------------------
A minha ranger (1998 v6) demora um pouco para dimiuir a aceleração, fui no mecanico e ele constatou q realmente tah demorando além do normal e para resolver teria que trocar:
-velas: 70,00
-cabo de velas: 120,00
-atuador de marchar lenta: 325,00
Será isso mesmo ?
Tampa traseira:
--------------------------------
Lendo aqui no forum vi que desgastam as buchas da tampa traseira, e a minha tah bem gasta, fazendo o "tum tum" e para minha surpresa não troca só as buchas, vem o suporte junto: Custo: 175,00!!!!!!! cada!
Alguém sabe como resolver esse problema ?
Tira as travas laterais e faz um enxerto de borracha. Nas dobradiças coloca duas voltas de fita isolante de cada lado que ajusta tudo e o desgaste fica apenas na fita. Dura quase 1 ano.
Obrigado Edintruder, a dica foi excelente.
Coloquei duas tiras de câmara de ar envolvendo o suporte e prendi com fita isolante. Ficou perfeito e sem folga.
Sobre a Marcha lenta, pedi para efetuar uma limpeza e regulagem do motor.
A problema da aceleração sumiu, agora dou partida e em segundos já via 1.000 giros....
porém ao esquentar o motor andando.... chega a cair para 500 giros ao deixar em ponto morto... acho estranho.... chega quase a morrer...
o que pode ser agora ? Será q é o atuador da marcha lenta que precisa ser trocado ? Ou há regulagem q possa ser feita ?
o atuador da lenta causa esse efeito sim, de variar a rpm... porem pode ter outras causas tambem.. sugiro o seguinte.
- desconecte o atuador de lenta com o carro rodando, ele deve morrer.. caso nao aconteca isso, ele fique rodando bem malzao...mas rodando.. pegue uma lata de limpa contatos ou limpa carburador, e espirre pelo coletor de adm inferior, superior.. e juntas dos mesmos.. juntas da valvula de ar.. ou seja.. todas as possiveis juntas da parte de admin.. se mudar a RPM, voce achou um vazamento.
- a limpeza do atuador ate dura um tempinho, porem eh mais negocio comprar um pelo ebay, nao custa 200 R$ entregue na sua casa, novinho.
- caso voce perceber q o carro nao morre com ele desligado, e cada vez se comporta diferente (quando voce da um toque no acell e solta por ex..) faca o teste de vazamentos.. voce pode ter um pequeno vazamento de vacuo.. verifique tambem o regulador de pressao do combustivel.
Carreguei um atuador de marcha lenta estragado em uma Ranger 6cc por quase um ano.
Dava problema eu abria, limpava, limpava, passava um pano em outro sensor e rodava mais um pouco.
So resolveu quando troquei o danado.
Por isso concordo faco minhas as palavras do linuxhellmaster. Procura os problemas e vacuo, se nao encontrar nada compra com calma um atuador novo. Faz orcamentos em importadoras, procura na autoz, ebay, etc.
Um ultimo detalhe.... raramente voce precisa trocar de verdade os cabos de vela e/ou as velas em si.
Como hj em dia os mecanicos sao tudo toscos e soh querem saber do $$$, eh a saida mais simples... pois voce ainda pode retirar as velas e se em bom estado.. limpar e gapear (ajustar o vao) e instalar denovo... Idem pros cabos de vela.. se nao estiverem ressecados e estiverem em bom estado.. nao precisa trocar.
Pra mim ele nao quis cobrar 10 $ da limpeza do atuador e jah lancou mais umas coisas p/ ele lucrar.. o preco parece honesto, mas voce soh precisa trocar se voce percebeu ela hesitando... ou falhando durante a aceleracao e com carga... tipo.. a 3.000 rpm naquela pusta subida em 3a marcha.... se nao falhava/hesitava pode esquecer a troca.
minha opniao, ( =
E como nosso amigo lucasam ae em cima disse, nao eh nada mal voce mesmo tirar ele as vezes, limpar com querosene e depois de retirar todo o solvente, lancar um wd40... (de leve... ambos...) pois o embolo costuma emperrar depois de limpo (fica gasto, trava no buraco),, isso poderia explicar a sua rpm caindo abaixo do programado e continuar variando.
cheers!
PS: se realmente o dito estiver ruim, "quase te deixando na mao" e voce quiser comprar em paz o original, por um valor amigo.... a peca do ford fiesta encaixa ali perfeitamente, soh q tem uma acao mais lenta, ou seja.. ele vai descer ate a rotacao certa, mas vai levar tipo.. 1 ou 2s a mais do q a peca original... o unico porem eh q o conector eh diferente do da ranger... mas voce pode instalar ele e fazer um pigtail (extensao de fio, com 10cm's) q liga na fiacao da ranger.... voce nao precisa mudar nada... monta o do fiesta la q o lance funciona perfeitamente, mas... nao deixe de instalar o original... nao eh muito grande a diferenca de funcionamento... mas pra quem jah usou os 2, eh bem obviu.... porem se voce fosse vender o carro.. quem comprar nao ia reparar q nao era o da ranger...
4X4 Brasil
Razão: adicionei a dica do ford fiesta.