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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Paraty
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    Wink Ar derruba a potência?




    Salve amigos,

    O Ar-condicionado instalado em um Niva rouba muitos cavalinhos (como diz nosso amigo Girti) do 1600?

    Alguma sugestão?

    (tipo de uma adptacão ou do vendido plug and play?)


    Ah, e a entrada de ar do ventilador na cabine, ajuda ou atrapalha?

    (em tempo: o que estou testando para comprar esta com a entrade desse ar lacrada; o que eu já soube e vi, ser muito comum nos Kamaradas! Realmente não ajuda nada? nem no RIO? vixe!)
    Obrigado amigos!

  • #2
    Citação Postado originalmente por Paraty Ver Post
    Salve amigos,

    O Ar-condicionado instalado em um Niva rouba muitos cavalinhos (como diz nosso amigo Girti) do 1600?

    Alguma sugestão?

    (tipo de uma adptacão ou do vendido plug and play?)


    Ah, e a entrada de ar do ventilador na cabine, ajuda ou atrapalha?

    (em tempo: o que estou testando para comprar esta com a entrade desse ar lacrada; o que eu já soube e vi, ser muito comum nos Kamaradas! Realmente não ajuda nada? nem no RIO? vixe!)
    Obrigado amigos!
    Você pode explicar melhor o que entende por entrada lacrada? Você se refere à grelha do capô, às saídas de ar do painel, aos comandos de ventilação?
    De qualquer modo, acho erado fechar a entrada de ar que, embora não seja nenhuma Brastemp, sempre é melhor do que nenhuma entrada de ar!

    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
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    Pois é Gil,

    é essa entrada embaixo da grelha do capô. Já vi varios sem a caixa de entrada do 147 e uma placa de aluminio fechando mesmo a entrada ali...

    Mas e essa do ar condicionado, o carro fica pior que uno mil?

    Isso tá me pegando...


    Vc tem alguma dica para o teto solar na viatura?

    Um cara aqui do Rio diz que gastou 1.200 pra instalar um de escort no dele! Vixe! tô fora!

  • #4
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
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    Citação Postado originalmente por Paraty Ver Post
    Pois é Gil,

    é essa entrada embaixo da grelha do capô. Já vi varios sem a caixa de entrada do 147 e uma placa de aluminio fechando mesmo a entrada ali...

    Mas e essa do ar condicionado, o carro fica pior que uno mil?

    Isso tá me pegando...


    Vc tem alguma dica para o teto solar na viatura?

    Um cara aqui do Rio diz que gastou 1.200 pra instalar um de escort no dele! Vixe! tô fora!
    Caro Paraty,

    Permita-me dar alguns "pitacos" nesta conversa...
    Todo AC rouba potência do motor, em maior ou menor intensidade, dependendo aí de algumas variáveis, tais como: modelo do AC a ser instalado, o carro em que será instalado, potência do motor deste veículo, etc...etc...
    Vc citou, num post acima, a comparação com "Uno 1.0". Pois bem, a FIAT tinha um modelo de AC, nos Unos, que "desligava" automaticamente, qdo. se precisava de potência (numa subida, por exemplo). Na verdade, me parece que era algo simples, uma espécie de relê (ou seria relè?), que desligava o AC assim que se exigia mais giro do motor, e que, ao se desacelerar o carro, diminuindo o giro, este mesmo relè ligava o AC de novo.
    Quanto ao teto-solar, recomendo ao amigo muito cuidado. Já tive 2 carros com este acessório, e posso lhe garantir que, se o mesmo não for muuuuito bem instalado, vc terá sérios problemas, sendo o mais comum a entrada de água. Outro fator a ser levado em conta, é o de que ao se "recortar" um teto, estaremos alterando a estrutura do carro...portanto, isso tem de ser feito com muito critério...
    Espero ter ajudado.

    Grande abraço

    Renatão

  • #5
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Olha posso falar de carteirinha, pois tive um com. A Configuração era a seguinte: evaporador universal (dentro do carro), compressor de Opala, radiador tb de Opala.

    Sim roubava potência, mas sinceramente, parecia que roubava menos que no Corsa 2000 1.0. Tvz pelo torque.

    Como era com a cx universal instalada no lugar embaixo do porta luvas o carona reclamava do frio...e eu sempre querendo mais!

    Os problemas que tive: quebrou uma vez o suporte do compressor que era de fabricação caseira.

    Outra coisa, o rendimento do AR melhorou muito quando instalei uma ventunhia elétrica de duas velocidades, sendo uma dedicada ao AR. Ai...mesmo no trânsito lento o danado conseguia manter a temperatura, coisa que antes só com vent mecânica não era possível.

    Eu recomendo. Fotos? Visite o endereço abaixo que poderá ver os detalhes.

  • #6
    Usuário Avatar de Paraty
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    Citação Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    Olha posso falar de carteirinha, pois tive um com. A Configuração era a seguinte: evaporador universal (dentro do carro), compressor de Opala, radiador tb de Opala.

    Sim roubava potência, mas sinceramente, parecia que roubava menos que no Corsa 2000 1.0. Tvz pelo torque.

    Como era com a cx universal instalada no lugar embaixo do porta luvas o carona reclamava do frio...e eu sempre querendo mais!

    Os problemas que tive: quebrou uma vez o suporte do compressor que era de fabricação caseira.

    Outra coisa, o rendimento do AR melhorou muito quando instalei uma ventunhia elétrica de duas velocidades, sendo uma dedicada ao AR. Ai...mesmo no trânsito lento o danado conseguia manter a temperatura, coisa que antes só com vent mecânica não era possível.

    Eu recomendo. Fotos? Visite o endereço abaixo que poderá ver os detalhes.
    Salve Rones!

    Amigo, seu verdinho estava lindo hen!

    Gostei muito da janela trazeira. Até direção vc botou... Parabéns!!!!

    Por que vendeu Rones?

    Ah, de Opala não ficou muito forte pro tamanho da viatura?

  • #7
    Usuário Avatar de Paraty
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    Rones,

    Esqueci desta:

    Estou lendo todo o seu Blog e vi que por 2 vezes o carro ameaçou e vc desligava o ar... Mas vc sabia que o ar ligado ajuda a baixar a temperatura dos carros?


    Bom, isso em carros de linha, mas acredito que qualquer carro que receba o Ar, vai baixar a temperatura tb...

    Por que esquentaria?

    Depois que vc encontrou a mangueira rachada acabou o problema?

  • #8
    Usuário Avatar de Paraty
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    Citação Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post
    Caro Paraty,

    Permita-me dar alguns "pitacos" nesta conversa...
    Todo AC rouba potência do motor, em maior ou menor intensidade, dependendo aí de algumas variáveis, tais como: modelo do AC a ser instalado, o carro em que será instalado, potência do motor deste veículo, etc...etc...
    Vc citou, num post acima, a comparação com "Uno 1.0". Pois bem, a FIAT tinha um modelo de AC, nos Unos, que "desligava" automaticamente, qdo. se precisava de potência (numa subida, por exemplo). Na verdade, me parece que era algo simples, uma espécie de relê (ou seria relè?), que desligava o AC assim que se exigia mais giro do motor, e que, ao se desacelerar o carro, diminuindo o giro, este mesmo relè ligava o AC de novo.
    Quanto ao teto-solar, recomendo ao amigo muito cuidado. Já tive 2 carros com este acessório, e posso lhe garantir que, se o mesmo não for muuuuito bem instalado, vc terá sérios problemas, sendo o mais comum a entrada de água. Outro fator a ser levado em conta, é o de que ao se "recortar" um teto, estaremos alterando a estrutura do carro...portanto, isso tem de ser feito com muito critério...
    Espero ter ajudado.

    Grande abraço

    Renatão
    Salve Renatão,
    Eu lembro desse sistema da Uno.

    Sobre o Teto, realmente, seria muito perigoso alterar a estrutura de um carro de trilha né, além da fragilidade da lataria.

    Aqui embaixo um amigo instalou um de Opala e gostou, outro amigo me falou de um instalado na refricentro e o carro ficou muito ruim... O que vc acha desse do Uno Renatão, em principio qualquer Ar de um carro poderia ser posto no Niva?

    Obigadão Renatão!

  • #9
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    A maioria esfria pq há uma ventuinha extra só para o AR. Não era meu caso. Isto melhorou depois da vent elétrica de 2 velocidades....depois piorou de novo, mas era o radiador que precisava de uma reforma. Mas só esquentava em trilhas e uma vez na estrada, no verão, debaixo de um calor de 42º e andando a 110 - 120 km/h. Depois da geral no radiador e com a vent elétrica não esquentou mais.

    Considerando que usava uma caixa univeral....o compressor do Opala ficou na medida.

    Por que da venda?.....Não sei, mas depois de um tempo resolvi fazer um teste de sanidade...o resultado? Prefiro não comentar...rssss

  • #10
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
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    Citação Postado originalmente por Paraty Ver Post
    Salve Renatão,
    Eu lembro desse sistema da Uno.

    Sobre o Teto, realmente, seria muito perigoso alterar a estrutura de um carro de trilha né, além da fragilidade da lataria.

    Aqui embaixo um amigo instalou um de Opala e gostou, outro amigo me falou de um instalado na refricentro e o carro ficou muito ruim... O que vc acha desse do Uno Renatão, em principio qualquer Ar de um carro poderia ser posto no Niva?

    Obigadão Renatão!
    Salve, Paraty!

    Então...começando pelo fim...rs...na verdade, em tese, quase todo AC de um carro "convencional" poderia (ou pode) ser instalado no Niva. Porém (sim, sempre tem um porém...), a coisa não é bem assim. Explico: se um Niva estiver com motorização VW AP (1.8 ou 2.0), teoricamente fica mais fácil se pensar na instalação de um AC da própria linha VW. As adaptações seriam mínimas...e talvez menos problemáticas.
    Agora, se pensarmos num Niva com motorização original, a adaptação é um pouco mais trabalhosa, mas nada que seja impossível. Com pesquisa e criatividade (veja o exemplo do Rones), consegue-se chegar a um bom resultado. Paraty, pesquise um pouco mais aqui mesmo no fórum, onde outros tópicos falam sobre este mesmo tema.

    Boa sorte
    Abs

  • #11
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
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    Citação Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    A maioria esfria pq há uma ventuinha extra só para o AR. Não era meu caso. Isto melhorou depois da vent elétrica de 2 velocidades....depois piorou de novo, mas era o radiador que precisava de uma reforma. Mas só esquentava em trilhas e uma vez na estrada, no verão, debaixo de um calor de 42º e andando a 110 - 120 km/h. Depois da geral no radiador e com a vent elétrica não esquentou mais.

    Considerando que usava uma caixa univeral....o compressor do Opala ficou na medida.

    Por que da venda?.....Não sei, mas depois de um tempo resolvi fazer um teste de sanidade...o resultado? Prefiro não comentar...rssss
    Rones...
    Já vi esse filme...rss...não demora muito e vc compra outro Niva...
    Agora, a pergunta que não quer calar: continua com a XJ ???

    Abs
    Renatão

  • #12
    Usuário Avatar de Paraty
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    Citação Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post
    Salve, Paraty!

    Então...começando pelo fim...rs...na verdade, em tese, quase todo AC de um carro "convencional" poderia (ou pode) ser instalado no Niva. Porém (sim, sempre tem um porém...), a coisa não é bem assim. Explico: se um Niva estiver com motorização VW AP (1.8 ou 2.0), teoricamente fica mais fácil se pensar na instalação de um AC da própria linha VW. As adaptações seriam mínimas...e talvez menos problemáticas.
    Agora, se pensarmos num Niva com motorização original, a adaptação é um pouco mais trabalhosa, mas nada que seja impossível. Com pesquisa e criatividade (veja o exemplo do Rones), consegue-se chegar a um bom resultado. Paraty, pesquise um pouco mais aqui mesmo no fórum, onde outros tópicos falam sobre este mesmo tema.

    Boa sorte
    Abs
    Obrigado pela dica Chedid!

    Não sabia que a motorização facilitaria... Obrigado!

    O que tenho em vista ainda é original e esse do Rones, o de Opala ele disse que não sentiu perda nenhuma de potência! Olha que maravilha!!!!

    Mas ainda se compra essas partes de Opala zerada, tem idéia amigo Chedid?

    E vou pesquisar agora mesmo, esse assunto me é muito caro!!!!

    E tem que sair barato, aff!


    bração!!!!

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