x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de dinamy
    Entrada
    11/01/2008
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    39
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0

    Novo proprietário - primeiros passos




    Olá pessoal!

    Acabei de comprar uma Sportage MRDI 99 e queria uma ajuda de vocês pra saber que tipo de manutenção preventiva eu deveria fazer.

    Ela está com 84 mil km, meio suspeito para uma viatura 99, mas pela conservação geral do carro - impecável - pode até ser que seja verdade!

    Sempre gostei de 4x4, mas sou totalmente novo nesse mundo, então toda a ajuda é muitíssimo bem vinda.

    O rapaz que me vendeu só recomendou dar uma geral nos fluidos, incluindo os diferenciais. Assim, daqui pra frente, sabendo o que eu fiz, seria mais fácil de acompanhar. Os amortecedores dianteiros foram trocados há pouco mais de um mês.

    Vocês acham que é o suficiente? Tem mais algum ponto que eu deveria ficar atento ou que é específico desse ano/modelo? Além disso, alguém recomenda alguma oficina em Campinas?

    Obrigado!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por dinamy Ver Post
    Olá pessoal!

    Acabei de comprar uma Sportage MRDI 99 e queria uma ajuda de vocês pra saber que tipo de manutenção preventiva eu deveria fazer.

    Ela está com 84 mil km, meio suspeito para uma viatura 99, mas pela conservação geral do carro - impecável - pode até ser que seja verdade!

    Sempre gostei de 4x4, mas sou totalmente novo nesse mundo, então toda a ajuda é muitíssimo bem vinda.

    O rapaz que me vendeu só recomendou dar uma geral nos fluidos, incluindo os diferenciais. Assim, daqui pra frente, sabendo o que eu fiz, seria mais fácil de acompanhar. Os amortecedores dianteiros foram trocados há pouco mais de um mês.

    Vocês acham que é o suficiente? Tem mais algum ponto que eu deveria ficar atento ou que é específico desse ano/modelo? Além disso, alguém recomenda alguma oficina em Campinas?

    Obrigado!
    Olá dinamy!

    Seja bem-vindo ao time dos sportagers, tenho certeza que vais adorar a viatura, sugiro a vc gastar um tempo dando uma leitura nos tópicos do forum, tem muitas informações valiosas sobre manutenção preventiva e corretiva e os foristas sempre tem muito boa vontade em ajudar.
    Recomendo a vc verificar se já foi feita a troca da correia dentada, pois o manual recomenda a troca com 60.000 Km. Este ítem é extremamente importante, pois uma quebra da correia poderá danificar sériamente o motor.
    Verificar também todo o sistema de arrefecimento do motor, observando se há baixa de nível de água, acoplamento viscoso da ventoinha, válvula termostática, etc...
    Lendo os tópicos vc vai entender quais são os pontos críticos.
    Verifique também se o sistema de acoplamento das rodas (4x4) está funcionando perfeitamente.
    Minha viatura é diesel, mas em muitos pontos os cuidados são os mesmos.

    Se puder ser útil com alguma informação, estou a disposição.

    Abç,

    Marcus.

  • #3
    Amigo, veja os topicos gerais e use a ferramenta de procura que vc vai encontrar tudo, ok.

    Nada que o basico em manutencao nao se aplique. Cuidado com radiador e ventoinha extras. Olho no painel de temperatura. Temp normal é um palito abaixo do meio!!!! Acima disso aqueceu!

    De resto, curta o brinquedo e se a coisa for feia, 4x4 e reduzida e pisa no bucho!!!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #4
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    49
    Posts
    594
    Agradecimentos: 13
    Parabéns pela compra.
    Como ja foi dito anteriormente, de uma lida nos tópicos que voce vai aprender muita coisa.
    -Troque todas as correias, em especial a dentada. A troca é infinitamente mais barato do que ter que refazer o motor por causa da sua quebra.
    -Verifique todo o sistema de refrigeração, isto inclui:
    *Ventuinha do radiador
    *valvula termostatica
    *mangueiras
    *fluido na proporção correta(60%agua desmineralizada e 40% aditivo)
    *bomba dàgua
    Não confie no indicador de temperatura do painel. Existe varios relatos de Sportage que aqueceram sem demonstrar no painel.
    Verifique se a tração esta acoplando corretamente, se tiver problema nas Rodas Livres, as vezes é melhor comprar umas novas manuais da AVM do que ficar consertando as antigas.
    Do mais é trocar todos os óleos e filtros e aproveitar o jipezinho ao máximo.
    Boa sorte
    mateus
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • #5
    Usuário Avatar de dinamy
    Entrada
    11/01/2008
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    39
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, muito obrigado mesmo pelas dicas, correia nem tinha passado pela minha cabeça, mais um item pra ficar de olho!

    No mais, só devorando os tópicos antigos do forum e curtindo o carro!

  • #6
    Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    1,359
    Agradecimentos: 0
    Dinamy,
    -A mistura água/aditivo conforme comentado é sério, faça como recomendado;
    -Troque o óleo de freio/embreagem por um fluido DOT recomendado no manual;
    -Não "estoure" o giro do motor em arrancadas ou rodando, trabalhe abaixo da faixa vermelha uns 500 giros no mínimo;
    -Voce não comprou um carro de corrida, portanto exija dele o que é dele, força e resistência, não velocidade;
    -NÃO PONHA NA MÂO DE MECÂNICO "FUÇADOR" e vai ter caro para muito tempo.
    -Quando precisar, use pneus mais largos para estabilidade;
    -Não use peças de marcas pouco confiáveis na manutenção.
    Estamos a disposição.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade