x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    357
    Agradecimentos: 0

    Temperatura do Motor




    ALL,
    Tenho percebido uma coisa estranha no Lagartixa: quando chove a temperatura do bicho cai assustadoramente (fica no F).
    O termostato está funcionando em dia, e, mesmo ficando em trânsito pesado, se chover o bicho esfria.
    É caso de internação?

  • #2

    Re: Temperatura do Motor

    Grande Marco,

    O termostado que você se refere é a válvula termostática? Se não for, é uma boa dar uma checada seu a do seu motor está OK. Isso tem cara de motor sem válvula termostática, pois quando chove o radiador, molhado, resfria muito mais do que o normal, fazendo com que a temperatura caia.

    Agora, se a válvula está instalada e OK, aí... Quem sabe um pai de santo...

  • #3
    Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    357
    Agradecimentos: 0
    Daniel,
    desculpe a ignorância, mas para mim termostato sempre foi o marcador de temperatura que vem no velocímetro

    o motor é um bf-161, 6 canecos; considerando que não tem a tal válvula,
    é factível ele esfriar totalmente (o ponteiro estanca no F)?

    Peguei uns 40 kms de estrada no domingo (br 116) e o bichinho quase congelou

    Bem que eu já ouvi dizer que lagartixa é gelada, mas nem tanto...

    []'s gelados,

  • #4
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Será que não teria uma forma fácil de verificar se o relógio de temperatura está funcionando corretamente ?

    As vezes o problema é no relógio e não na mecânica.

    Abraços Du.

  • #5

    É a válvula termostática.

    Marco,

    Citação Postado originalmente por marco cruz
    Daniel,
    desculpe a ignorância, mas para mim termostato sempre foi o marcador de temperatura que vem no velocímetro
    Num tô te corrigindo não. O treco é seu vc chama como você quiser...

    Normal... Eu só não fui mais direto pque dependendo do lugar, cada um chama a mesma coisa de nomes diferentes... :P

    Citação Postado originalmente por marco cruz
    o motor é um bf-161, 6 canecos; considerando que não tem a tal válvula, é factível ele esfriar totalmente (o ponteiro estanca no F)?
    Peguei uns 40 kms de estrada no domingo (br 116) e o bichinho quase congelou
    Agora, 99% de certeza.... Seu motor está sem a válvula termostática.

    Essa válvula serve pra só deixar a água passar pro radiador a partir de uma temperatura mínima, dessa maneira mantendo o motor em uma temperatura de trabalho ideal. Quando o carro começa a ameaçar ferver, por causa de outros problemas, um mecânico meia-boca fala pra tirar... Aí vc acaba com a durabilidade do motor, além de aumentar consumo e perder força, pois o motor trabalha muito mais frio.

    Essa válvula fica, no BF161, na saída superior de água, que vai pro radiador. É só desparafusar a peça onde está conectada a mangueira que ali tem uma "sede" pra válvula. A parte da mola fica pra baixo (vc vai entender quando pegar a peça na mão).

    A válvula é baratinha, vc compra em autopeças pra jipe, é fácil de achar. Fora que tem adaptações (quais são eu deixo pro ALL), se for difícil pra você comprar.

    Compre logo e coloque. Vc vai perceber que na estrada ou então em chuva, a válvula faz com que o motor não esfrie demais, ficando sempre num mínimo, que varia de motor pra motor.

  • #6

    Aferindo relógios

    Citação Postado originalmente por du
    Pessoal,
    Será que não teria uma forma fácil de verificar se o relógio de temperatura está funcionando corretamente ?
    As vezes o problema é no relógio e não na mecânica.
    Abraços Du.
    Du,

    Nas vezes que comprei relógios pra colocar no jipe, pra ver se eles estavam marcando legal eu coloquei o sensor numa panela com água e coloquei pra ferver.

    Se precisar ligar o relógio (caso ele for elétrico), é só usar pilhas ou então a bateria do carro... Ou, se achar melhor, levar um fogareiro pra perto do jipe...

    Outra maneira é usar um termômetro de mercúrio, tipo desses de laboratório químico, que marque até uns 100-110 graus. Coloca-se o termômetro no bocal do radiador e é só bater o termômetro com o relógio do painel. É assim que o manual de mecânico Willys fala pra aferir os relógios originais.

  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    62
    Posts
    226
    Agradecimentos: 0

    Temperatura

    Fala pessoal.

    Também vou dar meu palpite.
    Acho muito estranho que a temperatura caia assim mesmo sem a válvula termostatica;( mas é bom verificar se esta com ou sem, e se estiver com a válvula, se ela não emperrou aberta) seria bom verificar também a fiação tanto do sensor quanto do marcador para ver se a mesma não esta descascada em alguma parte ou se a água não esta pegando nos contatos quando chove. Pode haver fuga de corrente.

  • #8
    Daniel,

    Esta a válvula termostática pode fazer com que o ponteiro do relógio fique sempre no Frio?? O meu CJ (BF 161), apesar de estar com tudo novo (cebolão e relógio), não marca p#@@& nenhuma. Inclusive, recentemente, tive que trocar a junta do cabeçote por causa de super aquecimento. .

    [ ]'s com a cabeça e o motor quentes.

    João Ricardo.
    CJ 5 - 63
    RJ.

  • #9
    Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    357
    Agradecimentos: 0
    Daniel, valeu pela dica, mas não liga não, eu não entendo nada de mecânica (estou começando a aprender com vcs).

    Só uma dúvida: você disse que "Quando o carro começa a ameaçar ferver, por causa de outros problemas, um mecânico meia-boca fala pra tirar... Aí vc acaba com a durabilidade do motor, além de aumentar consumo e perder força, pois o motor trabalha muito mais frio. "

    Estranhamente, o lagartixa desenvolveu bem na estrada, parecendo um bólido, chegando a quase 90km/h no velocímetro (+ ou - 100 Km/h), velocidade inédita para o mesmo? Não seria caso de internação?

  • #10
    Citação Postado originalmente por João Ricardo
    Esta a válvula termostática pode fazer com que o ponteiro do relógio fique sempre no Frio?? O meu CJ (BF 161), apesar de estar com tudo novo (cebolão e relógio), não marca p#@@& nenhuma. Inclusive, recentemente, tive que trocar a junta do cabeçote por causa de super aquecimento. .
    Não João... Se vc pega um trânsito muito pesado ou algo do gênero ele esquenta mesmo sem a válvula.

    O ponteiro marca a temperatura. Se estragou a junta do cabeçote por superaquecimento, o ponteiro deveria ter marcado que tava quente. Se não marcou, ele tá zoado, ou mal instalado, ou a cebolinha tá ruim, ou algo do gênero.

    Mas isso não quer dizer que você esteja ou não com a válvula termostática. Pra saber se vc está com a válvula, é só dar partida com o carro frio, tirar a tampa do radiador. Se estiver chegando água pela mangueira, é pque tá sem a válvula. A água só deve "jorrar" da mangueira quando a válvula tá aberta, ou seja, quando o motor tá quente.

  • #11
    Citação Postado originalmente por dptucunduva
    O ponteiro marca a temperatura. Se estragou a junta do cabeçote por superaquecimento, o ponteiro deveria ter marcado que tava quente. Se não marcou, ele tá zoado, ou mal instalado, ou a cebolinha tá ruim, ou algo do gênero.
    Daniel, o problema é justamente esse. Acontece que o relógio e a cebolinha são novos. Por falar em cebolinha, a dita cuja que coloquei tem rosca comprida, com espessura aproximada de 3/4", mas ela não se encaixa totalmente no bloco do motor, ou seja, a maior parte dessa rosca fica fora. Isto pode causar alguma influência?

    [ ]'s João Ricardo
    CJ 5 - 63
    RJ

  • #12
    Citação Postado originalmente por marco cruz
    Estranhamente, o lagartixa desenvolveu bem na estrada, parecendo um bólido, chegando a quase 90km/h no velocímetro (+ ou - 100 Km/h), velocidade inédita para o mesmo? Não seria caso de internação?
    Primeiramente, se teu CJ 62 está original, com pneus pequenos e relação original, 90-100 km/h sem explodir é lenda, ou então seu velocímetro está marcando a mais...

    Normalmente a falta da válvula faz com que o motor trabalhe mais frio. E quanto mais fora da temperatura ideal de funcionamento, mais gasta gasolina, menor a durabilidade, menor o rendimento. Se o teu CJ já tá andando bem agora, quando vc colocar a válvula, vai andar melhor ainda.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Injetor de Vapor de Água
      Por samukanvas no fórum Suzuki
      Respostas: 27
      Última resposta: 26/05/2021, 10:13
    2. Ofício Detran para troca de Motor - Agora corrigido
      Por gucaratti no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 89
      Última resposta: 21/11/2016, 17:45
    3. Carros Injetados - Potência Real (ABNT)
      Por dero no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 19
      Última resposta: 18/06/2008, 12:45
    4. Temperatura ideal motor e como medir
      Por jdutra no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/10/2007, 21:14
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade