Colegas, estou terminando a manutenção preventiva da minha XJ98 e antecipadamente agradeço por todos as dicas que encontrei aqui no site, inclusive sobre compras internacionais (como não moro em um grande centro, muitas vezes foi a melhor opção para encontrar alguns componentes).
Mas agora estou precisando de ajuda para comprar ONLINE os oleos dos diferenciais, cambio automatico e caixa de transferencia nas especificações corretas. aqui na minha cidade não encontro tais oleos por isso vou ter que recorrer a compra online e fazer a troca em uma oficina por aqui.
conhecem alguma loja que vende oleo pela internet com preços bons? e que tenham os oleos nas especificações adequadas para a XJ? Ir ao RJ ou a SP só pra resolver isso acaba não sendo uma opção viavel no curto prazo para mim.
Ronaldo, obrigado pela dica, mas não consegui encontrar os óleos nesses dois sites (alías, esses dois sites são péssimos para navegar...)
segundo o manual, preciso comprar 8+2 litros (total de 10 litros) de oleo para transmissão automática/caixa transferencia ( do tipo DEXRON-III) mais 4 litros de oleo 85W140 junto com a bisnaga do aditivo para o autoblocante (ou do tipo Multigear LS SAE 85W140 já com o aditivo).
incrivel como é dificil comprar online esses produtos...
Paulo,
o ATF vc acha em postos de gasolina, alguns que atendem esta especificação: Esso ATF, Ipiranga Isamatic 3, Mobil Multiporpose ATF, Shell Donax TG, Texamatic 7045E, etc.
Com relação ao aditivo modificador de atrito (sturacco), é mais facil encontrar o oleo da Texaco.
Nas pequenas cidades do interior, vc consegue em autopeças. As vezes eles não tem mas encomendam pra vc e normalmente chega rapido. Outra opção são as oficinas: normalmente eles tem distribuidores de peças que atendem as encomendas. É mais rapido e mais barato que comprar pela web.
ou seja, nada de telefone (parece brincadeira, não é?)
Eu moro em Resende agora, e aqui nem tem posto texaco. Já dei uma corrida pela cidade e não encontrei os oleos adequados, mas vou tentar em um BR novo que abriu a pouco tempo e que tem troca de oleo. mas não vou trocar lá, prefiro fazer com o meu mecanico (mais experiente do que um frentista de posto...)
como a cidade é pequena, as oficinas aqui são poucas e muito especializadas. uma só para vidros, outra só para molas, a de mecanica não troca oleo, a de freios não mexe com injeção, e assim por diante. Não há isso de "deixar o carro lá e resolver tudo no mesmo lugar". preciso ir de loja em loja resolvendo item por item, e nessa questão dos oleos de transmissão eu empaquei por falta de produto.
o resto (buchas de suspensão, amortecedores, amortecedor de mala, revisão das molas trazeiras, instalação da base do GPS, troca do rádio, troca de lampadas, uma pequena batida lateral da minha esposa, etc, etc) tudo já foi resolvido, seja comprando peças nos EUA ou localmente, mas sempre comprando pela internet e instalando por aqui.
nesse momento a viatura está na oficina limpando os contatos de todas as sondas e contatos eletricos, verificando um pequeno vazamento de combustivel (provavelmente na junta da bomba) que dá um cheiro forte quando acelero mais fundo em subidas. semana passada os bicos foram limpos e aqueles filtros que ficam dentro dos bicos foram trocados. Há um vazamento de agua na chuva (molha o tapete do motorista) mas ainda não identifiquei a fonte (provavelmente na cola do parabrisa, mas não tenho certeza), mas fora isso o carro está perfeito.
tenho lido sobre alguns casos de falhas no motor (carro rateando a 120km/h) e isso aconteceu comigo algumas vezes (poucas) e uma vez a luz do check engine ascendeu e ficou assim por um dia inteiro, depois apagou e nunca mais acendeu. por isso levei o carro para revisar os bicos e todos os contatos eletricos (sondas, etc). o carro tem 10 anos de uso e foi bem tratado pelos antigos donos (dois), é visivel que foi usado só no asfalto e tipicamente só o motorista. notei que alguns serviços previstos no manual (está com 85.000 km) não foram feitos, mas nada sério, daí a preocupação de fazer uma preventiva bem detalhada.
segundo o mecanico, que não conhece muito do scanner, há um codigo de erro P1698 mas pelo que pesquisei (uma falha de transmissão do módulo de controle ou um tal de Aisin) não me parece ser algo sério. o problema aqui é a falta de recursos. ninguem conhece o carro direito, e a maioria prefere nem pegar para não correr o risco de fazer M....
mas com a ajuda desse forum, estou resolvendo tudo aos poucos...
O rapaz da box1000 me deu o telefone de um "Jailson" de jacarépaguá, que me deu uma informação que eu desconhecia. segundo ele, não basta remover a tampa do cambio automático para drenar o oleo e trocar o filtro. seria preciso também usar uma máquina de sucção (ou pressão) para trocar o oleo do conversor, que segundo ele não sai por gravidade pelo dreno...
isso procede? ele me pareceu bem capacitado, descreveu com detalhes todos os procedimentos para fazer cambio + CT, e os diferenciais com o aditivo para o blocante traseiro. segundo ele, custaria algo em torno de 400 reais + 200 reais (diferenciais) pra fazer o serviço todo, usando o oleo correto.
Chegou a fazer a cotação do óleo na box1000? O preço lá tá bom ou caro?
O problema pra vc é essa distância, mas seria legal ver a possibilidade de trocar em um lugar especializado. Diferencial, cambio e ct tu demora a trocar de novo. Acho que compensa. Motor vc faz por aí mesmo.
Sobre o câmbio, a maioria do fórum troca pela gravidade mesmo. Deixa cair o que tiver no carter e só completa. O certo, pra trocar tudo, é como o meca de JPA disse.
O rapaz da box1000 me deu o telefone de um "Jailson" de jacarépaguá, que me deu uma informação que eu desconhecia. segundo ele, não basta remover a tampa do cambio automático para drenar o oleo e trocar o filtro. seria preciso também usar uma máquina de sucção (ou pressão) para trocar o oleo do conversor, que segundo ele não sai por gravidade pelo dreno...
isso procede? ele me pareceu bem capacitado, descreveu com detalhes todos os procedimentos para fazer cambio + CT, e os diferenciais com o aditivo para o blocante traseiro. segundo ele, custaria algo em torno de 400 reais + 200 reais (diferenciais) pra fazer o serviço todo, usando o oleo correto.
Paulo eu fiz da seguinte forma a troca do dextronIII da CT e da CA,
1º Troca - Tira o Parafuso e drena o Oleo, abre a tampa do carter do CA e limpa a limalha que fica no imã e em toda a sua extençao, troca o FILTRO do CAMBIO. vai conseguir colocar uns 4,5 litros.
Rodei uns 500 km.........e fui para a
2º Troca - Tira o parafuso e drena o DIII, fecha o parafuso e abastece os 4,5 litros de DIII pelo medidor de nivel de oleo da CA.
CT......drena o DIII e completa..........apenas isso !!!
ai em seguida faço a troca regular do fluido de cambio, alternando em uma TROCA DE FILTRO sim e outa nao, isso em um intervalo de 6 meses, ou aproximadamente uns 10 mil km.
Assim meu DIII está sempre novo por inteiro, porque esse lance de fazer a sucçao do conversor, pode sair correndo, pois isso pode foder os selonoides e seu CA ficar doidão !!!!
Pra vc ter uma ideia, aqui em Sao Paulo o Litro do DIII custa em média 13,00 da BR entre CT e CA gasta uns 6 litros se nao me engano, 4,5+1,5...
que são 138,00.........de CT e Cambio !!! sem contar o filtro.....uns 100,00
OLEO do dif traseiro R$ 17,00.............se nao me engano sao 1,5 tbem.
Oleo do Dif Dianteiro R$ 13,00............se nao me engano tbem 1,5...
mao de obra aqui em sampa.....50 conto........
com oleos e mao de obra 233,00............e uns 100 a 110 do filtro......+ um tuo de cola alta temperatura 8,00
é isso que eu gasto aqui.....................600,00 reais é muito caro.......!!!