
Postado originalmente por
Marcio Rossetto
O seu procedimento esta certo , se o motor tem força e não esta estourando ele deve estar quase no ponto.
O distribuidor pode trabalhar em qualquer posição , desde que esteja sincronizado com a ordem de explosão do cilindro , isso pela posição do rotor .
Agora se não tiver força para subir uma ladeira é porque :
ou esta totalmente fora de ponto
ou esta com os cabos de vela invertidos .
Se positiva as questões acima :
O procedimento que vc fez deixou o motor no ponto zero , como ja mencionei anteriormente .
Os motores trabalham com um avanço positivo , agora cada carro tem o seu .
O meu AP 2.0 2.0 a alcool trabalha com 6 graus positivos .
O Niva , alguem deve saber pois esta escrito num selo na tampa do cofre , mais acho que é 4 ou 5 graus .
Bem , no procedimento , o ponto que pula a faisca , o que vc achou é o zero .
Nota importante :
A marca de baixo do vira brequim é meio imprecisa , difícil de visualizar .
Ja que vc esta com a mão na massa , tira a tampa de valvula, limpa a coroa da engrenagem do comando e posiciona por alí . Tem uma flecha no bloco do cabeçote e um furinho na engrenagem do comando.
Repita tudo de novo, aí fica 100% o ponto .
Prosseguindo :
Vai no distribuidor e faz uma marca , essa é o ponto zero .
O distribuidor tem 360 graus , correto .
Avança 5 graus apenas .
ou na prática , liga o motor e vai adiantando mm por mm a partir do ponto zero , até as valvulas pararem de bater .
Plano 2 , se não tem jeito mesmo. Tem que levar num mecanico que tem a lampada de ponto , aí ele atravez da luz estroboscópica , consegue por facilmente 6 graus .
SDS