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  • #1
    Usuário Avatar de wagnerbarth
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    posição do distribuidor do Niva




    Pessoal, preciso daquela ajuda...

    Retirei o distribuidor do meu Niva e não atentei para sua posição, agora como coloco no lugar denovo????

    Por favor preciso dessa ajuda.

    Vlw

    Novo em Niva.

    "Feliz com meu SUVético"

  • #2
    Citação Postado originalmente por wagnerbarth Ver Post
    Pessoal, preciso daquela ajuda...

    Retirei o distribuidor do meu Niva e não atentei para sua posição, agora como coloco no lugar denovo????

    Por favor preciso dessa ajuda.

    Vlw

    Novo em Niva.

    "Feliz com meu SUVético"
    Chiiiiiii......

    Você fez o que não devia ter feito....

    Mas quem já não fez esta besteira, que atire a primeira pedra... Eu já fiz, há muuuuuuitos anos!

    Muitos mecânicos fazem marcas, com a chave de fenda, para não se "perderem", ao desmontarem os distribuidores. Veja se não há alguma marca no distribuidor que possa coincidir com alguma marca em sua base. Se encontrar, monte o distribuidor na posição em que as marcas coincidam, e veja se o motor pega. Se você der sorte, vai pegar, senão.... não sei!

    Boa sorte!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
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    Ai eu até consegui faze-lo pegar, mas parece que ta batendo muito as valvulas, mesmo colocando ele no ponto, só pra ter uma idéia fui trocar o platinado e ajustar o ponto(coisa que já fiz bastente nele), mas pra trocar o platinado resolvi tirar o distribuidor, , ai foi que eu pisei,..., pois não marquei a posição, e pra variar não tem maca nenhuma.

    Uma pergunta se eu tivésse colocado errado não pegaria?

    Valew

    Barth "SUVético"

  • #4
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    Não se desespere .

    Ja faz tempo que tirei o motor do Niva para por o meu apesão 2.0 , mas lembro de algo .
    Olha na polia do virabrequim . Lá tem uma marca .( uns cortes / ranhuras bem discretas )
    No bloco do motor deve ter uma flecha . Se não me engano na parte de cima .
    Posiciona a marca zero da polia com a marca ( seta ) do bloco .
    Para isso gire o motor no sentido horário com a mão , use a correia do alternador , é pesado .
    Com o motor posiciona , vcTira a tampa do distribuidor e regula a folga do platinado no ponto máximo do excentrico . A folga deve ser de uma lámina de gilete mais ou menos .

    Põe a tampa do distribuidor , cabos de velas , deixa tudo montado .

    Vai la na chave de ignição e liga a chave sem dar partida apenas deve acender as luzes de óleo etc .

    Solta o parafuso do distribuidor .

    Tira o cabo que liga o distribuidor à bobina .

    Deixa proximo do conector da bobina , algo em torno de 2 cm .

    Mexe o distribuidor devagar , até pular uma faisca .
    Repita a operação , pois o momento AT da faisca é sutil .

    Esse é o ponto zero de ignição .

    Testa , se continuar ruim ou pipocando vc fez outras coisas e partimos para uma conferência geral .

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Não se desespere .

    Ja faz tempo que tirei o motor do Niva para por o meu apesão 2.0 , mas lembro de algo .
    Olha na polia do virabrequim . Lá tem uma marca .( uns cortes / ranhuras bem discretas )
    No bloco do motor deve ter uma flecha . Se não me engano na parte de cima .
    Posiciona a marca zero da polia com a marca ( seta ) do bloco .
    Para isso gire o motor no sentido horário com a mão , use a correia do alternador , é pesado .
    Com o motor posiciona , vcTira a tampa do distribuidor e regula a folga do platinado no ponto máximo do excentrico . A folga deve ser de uma lámina de gilete mais ou menos .

    Põe a tampa do distribuidor , cabos de velas , deixa tudo montado .

    Vai la na chave de ignição e liga a chave sem dar partida apenas deve acender as luzes de óleo etc .

    Solta o parafuso do distribuidor .

    Tira o cabo que liga o distribuidor à bobina .

    Deixa proximo do conector da bobina , algo em torno de 2 cm .

    Mexe o distribuidor devagar , até pular uma faisca .
    Repita a operação , pois o momento AT da faisca é sutil .

    Esse é o ponto zero de ignição .

    Testa , se continuar ruim ou pipocando vc fez outras coisas e partimos para uma conferência geral .
    Márcio, vlw, até ai eu fiz, o detalhe é que eu retirei o distribuidor e não marquei a posição dele, então não sei se coloquei ele direito. Como o encaixe e ranhurado posso colocar de qq jeito, ai o que pode acontecer é que o rotor nã bate a faisca corretamente no cilindro correto.
    Como faço para colocar o distribuidor na posição correta após removê-lo totalmente.

    O que eu fiz:

    1- Coloquei a polia do volante na marca central do ajuste de ponto.
    2- Encaixei o distribuidor de maneira que o rotor ficasse posicionado para o quarto pistão (posicionei +ou - certo, fica difícil acertar a posição)
    3- Procedi conforme sua explicação para ajustar o ponto.
    4- O carro pegou e anda bem, o que notei é que houve um aumento do batimento de valvulas.

    Será que fiz certo ou ainda estou esquecendo algo?

    Valew

    Barth "SUVético"

  • #6
    Citação Postado originalmente por wagnerbarth Ver Post
    Ai eu até consegui faze-lo pegar, mas parece que ta batendo muito as valvulas, mesmo colocando ele no ponto, só pra ter uma idéia fui trocar o platinado e ajustar o ponto(coisa que já fiz bastente nele), mas pra trocar o platinado resolvi tirar o distribuidor, , ai foi que eu pisei,..., pois não marquei a posição, e pra variar não tem maca nenhuma.

    Uma pergunta se eu tivésse colocado errado não pegaria?

    Valew

    Barth "SUVético"
    Mesmo se o distribuidor estiver em seu encaixe correto (ou seja, não tenha sido retirado do lugar), basta uma movimentação pequena para que ele saia do ponto. Se você mexer o exio um centímetro para um dos lados, provavelmente ele ficará tão fora do ponto que não irá funcionar.

    Você já procurou pelas marcações?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
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  • #7
    Wagner, você disse que retirou o distribuidor, com eixo e tudo?
    No meu ex-CJ retirei o distribuidor e na hora de montar "pulei" um dente do eixo, por mais que adiantasse não dava ponto... depois descobri a caca, coloquei o dist. no lugar correto e tudo bem.
    Será que essa informação não tem no manual do mecânico, disponível na net? Sei que no site dos nivasgerais4x4 tem o bendito.

  • #8
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    O seu procedimento esta certo , se o motor tem força e não esta estourando ele deve estar quase no ponto.

    O distribuidor pode trabalhar em qualquer posição , desde que esteja sincronizado com a ordem de explosão do cilindro , isso pela posição do rotor .

    Agora se não tiver força para subir uma ladeira é porque :
    ou esta totalmente fora de ponto
    ou esta com os cabos de vela invertidos .

    Se positiva as questões acima :

    O procedimento que vc fez deixou o motor no ponto zero , como ja mencionei anteriormente .

    Os motores trabalham com um avanço positivo , agora cada carro tem o seu .

    O meu AP 2.0 2.0 a alcool trabalha com 6 graus positivos .
    O Niva , alguem deve saber pois esta escrito num selo na tampa do cofre , mais acho que é 4 ou 5 graus .


    Bem , no procedimento , o ponto que pula a faisca , o que vc achou é o zero .

    Nota importante :

    A marca de baixo do vira brequim é meio imprecisa , difícil de visualizar .
    Ja que vc esta com a mão na massa , tira a tampa de valvula, limpa a coroa da engrenagem do comando e posiciona por alí . Tem uma flecha no bloco do cabeçote e um furinho na engrenagem do comando.
    Repita tudo de novo, aí fica 100% o ponto .

    Prosseguindo :

    Vai no distribuidor e faz uma marca , essa é o ponto zero .
    O distribuidor tem 360 graus , correto .
    Avança 5 graus apenas .

    ou na prática , liga o motor e vai adiantando mm por mm a partir do ponto zero , até as valvulas pararem de bater .

    Plano 2 , se não tem jeito mesmo. Tem que levar num mecanico que tem a lampada de ponto , aí ele atravez da luz estroboscópica , consegue por facilmente 6 graus .

    SDS

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Wagner, você disse que retirou o distribuidor, com eixo e tudo?
    No meu ex-CJ retirei o distribuidor e na hora de montar "pulei" um dente do eixo, por mais que adiantasse não dava ponto... depois descobri a caca, coloquei o dist. no lugar correto e tudo bem.
    Será que essa informação não tem no manual do mecânico, disponível na net? Sei que no site dos nivasgerais4x4 tem o bendito.

    Gil, já verifiquei isso, conheço as marcas e já coloquei ele no ponto várias vezes, a grande besteira foi ter retirado totalmente o distribuidor, eixo e tudo...

    Otávio, sim é de grande valia sua dica, pois é justamente sobre esse dente que estou falando, pois o rotor pode estar fora de posição em relação à posição do pistão, ou seja a faisca pode pular antes ou depois do real ponto, ai não adianta tentar aertar o ponto mecânico, pois o rotor não esta na posição. Ai vai minha dúvida, como acertar a posição do distribuidor, ou seja a posição do rotor em relação a correta posição o pistão (ignição).

    Vou procurar também no manual oNiva, mas me lembro de tê-lo lido ha uns tempos atras e não me lembro de explicar como ajusta a posição estatica do rotor do distribuidor... mas vamos lêr novamente.

    Obrigadão.

    Barth "SUVético"

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    O seu procedimento esta certo , se o motor tem força e não esta estourando ele deve estar quase no ponto.

    O distribuidor pode trabalhar em qualquer posição , desde que esteja sincronizado com a ordem de explosão do cilindro , isso pela posição do rotor .

    Agora se não tiver força para subir uma ladeira é porque :
    ou esta totalmente fora de ponto
    ou esta com os cabos de vela invertidos .

    Se positiva as questões acima :

    O procedimento que vc fez deixou o motor no ponto zero , como ja mencionei anteriormente .

    Os motores trabalham com um avanço positivo , agora cada carro tem o seu .

    O meu AP 2.0 2.0 a alcool trabalha com 6 graus positivos .
    O Niva , alguem deve saber pois esta escrito num selo na tampa do cofre , mais acho que é 4 ou 5 graus .


    Bem , no procedimento , o ponto que pula a faisca , o que vc achou é o zero .

    Nota importante :

    A marca de baixo do vira brequim é meio imprecisa , difícil de visualizar .
    Ja que vc esta com a mão na massa , tira a tampa de valvula, limpa a coroa da engrenagem do comando e posiciona por alí . Tem uma flecha no bloco do cabeçote e um furinho na engrenagem do comando.
    Repita tudo de novo, aí fica 100% o ponto .

    Prosseguindo :

    Vai no distribuidor e faz uma marca , essa é o ponto zero .
    O distribuidor tem 360 graus , correto .
    Avança 5 graus apenas .

    ou na prática , liga o motor e vai adiantando mm por mm a partir do ponto zero , até as valvulas pararem de bater .

    Plano 2 , se não tem jeito mesmo. Tem que levar num mecanico que tem a lampada de ponto , aí ele atravez da luz estroboscópica , consegue por facilmente 6 graus .

    SDS

    Márcio, valew mesmo, vou fazer isso, mas pelo alto da hora, creio que somente no final de semana que vem.

    Abração,

    Barth "SUVético"

  • #11
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    Amigo, não existe uma posição chave e fixa .

    VC monta o distribuidor em qualquer direção , apenas essa nova posição tem que estar sincronizada com a ordem de explosão.

    Ou seja , o rotor anda no sentido horário .
    Quando o platinado abrir pela primeira vez , o primeiro pistão tem que estar no ponto máximo superior. que corresponde a marca zero da polia ou vira brequim . Acertou isso , consequentemente o resto esta certo .

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Amigo, não existe uma posição chave e fixa .

    VC monta o distribuidor em qualquer direção , apenas essa nova posição tem que estar sincronizada com a ordem de explosão.

    Ou seja , o rotor anda no sentido horário .
    Quando o platinado abrir pela primeira vez , o primeiro pistão tem que estar no ponto máximo superior. que corresponde a marca zero da polia ou vira brequim . Acertou isso , consequentemente o resto esta certo .
    Marcio e pessoal, muito obrigado mesmo, vcs estão de parabéns, creio que agora seja realmente só o acerto dos "graus" no distribuidor, assim que estiver tudo ok vou posicioná-los a respeito.

    Muito obrigado mesmo pela grande ajuda.



    Barth "SUVético"

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