Olás,

Primeiro post, primeira viagem com a TR4 . Tinha mandado o post para outro tópico, mas como ninguém respondeu, resolvi abrir um e ver se tenho mais sorte.

Nesse carnaval fui pra Ubatuba via SP 125 (Oswaldo Cruz, ligando Taubaté a Ubatuba) com a TR4. Primeira viagem dela, uma automática 2008 Flex com 900 Kms rodados, abastecida apenas com álcool.

Na ida foi tudo bem, apesar da média de 5.5 Km/l . Tá certo que não aliviei muito o pé (quem conhece essa estrada sabe que não tem jeito de dirigir ali sem ser "entrar no fluxo") e fui com o ar ligado. Não que eu esperasse ir e voltar com 1 tanque (moro a 300Kms de lá), mas foi de impressionar ter que parar na ida pra completar o combustível.

Na volta, na subida da serrinha, baita trânsito, um pouco de chuva. Fui como vim: ar ligado, carro em 4x2, em "D"... Só que andando a 20 Km/h, e parando de vez em quando. Mais ou menos 3 Kms depois desse "anda-para", a luz "N" começou a piscar, indicando aquecimento do câmbio.

Fiz como o manual pediu (ainda bem que tinha lido), encostei, não desliguei o motor e esperei a luz apagar, o que aconteceu depois de uns 15 minutos. Ela subiu o resto sem reclamar, mas confesso que fiquei preocupado. Ficar parado naquela serra, com trânsito, chuva (e a família dentro do carro) é bastante complicado.

Os amigos que conhecem melhor o carro, me digam:
  • 5.5 Km/l na estrada é normal ? Vi uns posts aqui falando dessa média na cidade, e gente falando de 10Km/l com a TR 4 manual... Será que melhora depois de amaciar ?
  • O que fiz de errado ? Quer dizer, eu deveria ter subido em "L" ou usar 4x4 reduzida ? Já subi essa serra 1000 vezes, nunca tive problemas com outros veículos, mesmo automáticos. Isso pode ser causado pelo fato do carro estar pouco rodado ? Ou devo esperar desse tipo de problema nessas situações de maior exigência ?
É isso. Fora esse susto, estou bastante satisfeito com o carro, que se comportou muito bem e transmitiu segurança a viagem toda.

Abraços,

Fábio.