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  • #1

    Unhappy Problemas de Câmbio Original 3 marchas




    Meu CJ5 (cambio 3 marchas e motor 6Cil original, pedaleira suspensa de opala) começou a apresentar o seguinte problema:
    - A 3ª Marcha entra arranhando e às vezes não engata mesmo e ainda por cima parece que trava e não engata mais nada, só voltando a engatar quando paro jeep.
    - Com o jeep parado tudo engata normal. Já troquei o cabo da embreagem, que estava desfiado e não resolveu.
    - Alguém pode me dar uma idéia do que pode ser. Acabei de me mudar para o Tocantins (Palmas), portanto ainda não tenho nehum mecânico de confiança e não quero deixar qualquer um abrir uma caixa de marchas sem eu primeiro ter uma idéia do que pode ser!
    - Já pensei em anel sincronizador e o próprio disco de embreagem, mas tenho pouco conhecimento de mecânica.
    Valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de junior braga
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    caro rctorrezam,

    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Meu CJ5 (cambio 3 marchas e motor 6Cil original, pedaleira suspensa de opala) começou a apresentar o seguinte problema:
    - A 3ª Marcha entra arranhando e às vezes não engata mesmo e ainda por cima parece que trava e não engata mais nada, só voltando a engatar quando paro jeep.
    - Com o jeep parado tudo engata normal. Já troquei o cabo da embreagem, que estava desfiado e não resolveu.
    - Alguém pode me dar uma idéia do que pode ser. Acabei de me mudar para o Tocantins (Palmas), portanto ainda não tenho nehum mecânico de confiança e não quero deixar qualquer um abrir uma caixa de marchas sem eu primeiro ter uma idéia do que pode ser!
    - Já pensei em anel sincronizador e o próprio disco de embreagem, mas tenho pouco conhecimento de mecânica.
    Valeu!
    Faz o seguinte faça vc mesmo uma avaliação mais detalhada, tire o assoalho e solte a tampa do cambio e verifique o que esta acontecendo, faça movimento com as luvas de engate e analise, ou se tem alguma coisa quebrada.
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #3
    Principalmente nos lugares menos favorecidos em termos de mecânicos, a atualização do câmbio, isto é, a troca por uma mais moderno e popular, torna-se interessante. Boa sorte...

    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Meu CJ5 (cambio 3 marchas e motor 6Cil original, pedaleira suspensa de opala) começou a apresentar o seguinte problema:
    - A 3ª Marcha entra arranhando e às vezes não engata mesmo e ainda por cima parece que trava e não engata mais nada, só voltando a engatar quando paro jeep.
    - Com o jeep parado tudo engata normal. Já troquei o cabo da embreagem, que estava desfiado e não resolveu.
    - Alguém pode me dar uma idéia do que pode ser. Acabei de me mudar para o Tocantins (Palmas), portanto ainda não tenho nehum mecânico de confiança e não quero deixar qualquer um abrir uma caixa de marchas sem eu primeiro ter uma idéia do que pode ser!
    - Já pensei em anel sincronizador e o próprio disco de embreagem, mas tenho pouco conhecimento de mecânica.
    Valeu!

  • #4
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Meu CJ5 (cambio 3 marchas e motor 6Cil original, pedaleira suspensa de opala) começou a apresentar o seguinte problema:
    - A 3ª Marcha entra arranhando e às vezes não engata mesmo e ainda por cima parece que trava e não engata mais nada, só voltando a engatar quando paro jeep.
    - Com o jeep parado tudo engata normal. Já troquei o cabo da embreagem, que estava desfiado e não resolveu.
    - Alguém pode me dar uma idéia do que pode ser. Acabei de me mudar para o Tocantins (Palmas), portanto ainda não tenho nehum mecânico de confiança e não quero deixar qualquer um abrir uma caixa de marchas sem eu primeiro ter uma idéia do que pode ser!
    - Já pensei em anel sincronizador e o próprio disco de embreagem, mas tenho pouco conhecimento de mecânica.
    Valeu!
    Detalhando mais alguma coisa....
    Quando engato no "tempo" exato, as marchas entram normalmente, inclusive a 3.
    O retorno da 3 para a 2, normalmente não engata se não houver uma "bombada" na embreagem e e leve força no cambio.
    O engate da 1 e a mudança desta para a 2 está perfeito.

    Julinot, não tenho a intenção de trocar o câmbio, pois todo o conjunto câmbio-motor foi retificado tem cerca de 15000Km.
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #5
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Detalhando mais alguma coisa....
    Quando engato no "tempo" exato, as marchas entram normalmente, inclusive a 3.
    O retorno da 3 para a 2, normalmente não engata se não houver uma "bombada" na embreagem e e leve força no cambio.
    O engate da 1 e a mudança desta para a 2 está perfeito.

    Julinot, não tenho a intenção de trocar o câmbio, pois todo o conjunto câmbio-motor foi retificado tem cerca de 15000Km.
    Tenho muito interesse nesse teu caso pois, eu também não gostaria de trocar o câmbio original. Estou pensando em fazer um investimento num overdrive americano, mas o meu medo é que o câmbio original (3 marchas) 1959, que está bom mas que eu não sei se já sofreu alguma revisão, não dure ainda muito tempo - então seria jogar dinheiro fora o investimento no overdrive. O ponto é que tenho ouvido falar que as peças atualmente fabricadas para manutenção da mecânica original não são de boa qualidade. O diagnóstico do problema com o teu câmbio me interessa portanto, porque se tiver a ver com alguma peça substituída recentemente (15.000 Km até que é uma boa quilometragem...) talvez os boatos sejam masi do que boatos simpelsmente.

    Grato.

  • #6
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    Caro amigo,

    Acredito que a luva de engate da 3° marcha esteja muito gasta, que dificulta o encaixe do da luva na engrenagem

  • #7

    Talking

    Galera!!!

    Por acaso alguém consertou meu câmbio? ? ? ? (com todo respeito é claro!)

    Pois como milagre depois de alguns dias (pois uso o jeep no dia-a-dia para ir ao trabalho) o câmbio está perfeito, melhor que antes dos problemas.

    Alguém consegue explicar ? ? ? ? "Mecânicos de Plantão" me dêem uma luz! ! !
    4X4 Brasil
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  • #8
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Galera!!!

    Por acaso alguém consertou meu câmbio? ? ? ? (com todo respeito é claro!)

    Pois como milagre depois de alguns dias (pois uso o jeep no dia-a-dia para ir ao trabalho) o câmbio está perfeito, melhor que antes dos problemas.

    Alguém consegue explicar ? ? ? ? "Mecânicos de Plantão" me dêem uma luz! ! !
    RC... curas aparentemente milagrosas tem sido um assunto muito pesquisado por médicos, biólogos e até físicos quânticos. A medicina quântica está cada vez na ordem do dia - algo que considera a consciência (ou espírito?) fator preponderante no processo de cura. Mas não acredito que seja o teu caso, ou melhor, o caso do teu câmbio. Tem certeza de que voltou a funcionar, mesmo ? Tomara que sim, não ?


  • #9
    Conversei com uns mecânicos do Exército, acostumados e treinados em Wilys, e me disseram que parece ser o sincronizador da 2ªe 3ª marcha, pois não tive problemas com a 1ª e ré. Segundo eles alguns dentes do sincronizador podem estar gastos e por isto não engatava direito, porém com o uso pode ocorrer de ao passar em buracos a engrenagem girar e dentes menos gastos passarem a terem mais contato.
    Preciso abrir a caixa e confirmar esta versão, mas é realmente possível!
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  • #10
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Julinot,
    Essa overdrive que está querendo comprar, é a da Saturn ?
    Se for, estarei interessado tbm em adquirir uma para minha viatura.
    Rogério
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #11
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Galera!!!

    Por acaso alguém consertou meu câmbio? ? ? ? (com todo respeito é claro!)

    Pois como milagre depois de alguns dias (pois uso o jeep no dia-a-dia para ir ao trabalho) o câmbio está perfeito, melhor que antes dos problemas.

    Alguém consegue explicar ? ? ? ? "Mecânicos de Plantão" me dêem uma luz! ! !
    O meu CJ também aconteceu esse problema... na época mandei abrir a caixa para resolver o problema... foi o que o colega disse não acredite em milagres!!!

  • #12
    Cadu,
    Para mim não ficou bem claro.
    Qual era o problema no teu caso ? ? ?
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