boas,
resumindo a coisa, o niva ontem a noite deixou-me a pe no mato, porque ficou sem bateria, fui la busca-lo mais tarde e ao sair de la com a fazer uma subida a luz da pressao do oleo acendeu momentaneamente... e ficou a fazer um bater estranho no carro que me parecia qq peça desapertada ao relanti que logo se deixava de ouvir assim que o motor acelarava...

hoje levei-o pa garagem para lhe meter uns bornes novos e apertar alguns parafusos... dei a chave e ... pegou, aperta para aqui desaperta para acola dei a chave e ... pegou, olho po lado e vejo la o meu ford capri 1.3l (ganda maquina) abandonado desde a compra do niva, e decidi po-lo a trabalhar, liga cabos de bateria ao niva(com ele desligado ) e toca de dar arranque ao capri, eis que se faz luz e la me lembro que o melhor era meter o niva a trabalhar desliguei os cabos, dei a chave e.... nao pegou , dei a chave e nao pegou dei a chave nao pegou...

bem, entao velas ok e com faisca, fusiveis ok, coloquei gasolina directamente no carburador e nao pega a mesma, mesmo apos colocar bastante gasolina as velas nao ficaram enchercadas, o motor roda com força e velocidade, simplesmente nao pega,

pontos a considerar, deixou-me a pe sem bateria( acho que descarrega as baterias durante a noite, ou isso ou anda a passear sozinho) luz do oleo acendeu momentaneamente e o carro começou a fazer um barulho esquesito a partir dai,nivel do oleo em baixo, hoje pegou bem e andei com ele so deixou de pegar apos ter encostado os cabos ao capri com o niva desligado.

probabilidades:
carburador passou a historia de vez (improvavel)
queimei qq coisa electrica com o encosto ao capri(????? espero eu)
motor decidiu tirar ferias(bielas???????? espero bem que nao)

outra coisa, tive de desmontar a ventoinha do motor e respectiva correia e a roda que roda com a correia(n sei o nome) para tirar a protecçao da ventoinha que estava com os apoios partidos, sera que descontrolei os tempos do motor?
Mas mesmo apos isso ele pegou....

Experiemntei gas e gasolina e nao pega a mesma.

Os entendidos que digam de sua justiça, se faz favor

agora fora de brincadeira, tou a ficar um pouco po lixado com isto, vem ai o fim de semana e nada de niva


bem hoje la andei de volta do niva novamente, por espanto meu apos ter mexido nos mecanismos do ar e do acelerador do carburador, o carro pegou logo, desligueio e pegou novamente ora toca a montar e desmontar mais umas coisitas (parachoques grelha etc), e no momento exacto em que estava para me vir embora.... lembrei-me de ir afinar o relantoi do gas e pronto foi-se abaixo e voltou a mesma historia nada de pegar,

bem mais umas anotaçoes, o filtro do ar em vez de chupar ar expele-o ou seja se colocar uma folha de papel a frente do filtro do ar em vez de ser sugada é expelida.

o motor roda a mesma velocidade com ou sem velas,

Agora fica a duvida, sera que o carburador morreu de vez ou a questao sera alguma valvula que se foi?