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Tópico: comparação

  • #1

    comparação




    estou querendo entrar no mundo 4x4, e eu gosto muito do desenho da rural, e para mim, ela seria, inclusive, muito prática.

    mas meu irmão tem um jeep willys 75 (ford), e a turma dele todos tem jeeps... (são uns 6 jeeps, que brincam me trilhas leves e medianas)

    queria saber se a rural 4x4, acompanha os jeeps nas trilhas leves e medianas, ou mesmo nas mais pesadas... o que eu preciso ver quando for comprar uma, ou se vale mais a pena procurar um jeep mesmo.

    obrigado a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de I_G_O_R
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    Quanto a saber se acompanha ou não, tranquilamente, o que vai realmente influenciar é o estado de conservação em que se encontra ambos. Tanto Jeep, quanto rural e F-75 tem desempenhos parecidos, o que mudaria mais seria em alguns lugares onde o Jeep tem a vantagem de ser mais curto e estreito, porém são mais fáceis de tombar que a rural ou a F-75. Vai do gosto do piloto. Se voce gosta de rural pode comprar sem medo que vai andar com os jeep sim.

  • #3
    Citação Postado originalmente por I_G_O_R Ver Post
    Quanto a saber se acompanha ou não, tranquilamente, o que vai realmente influenciar é o estado de conservação em que se encontra ambos. Tanto Jeep, quanto rural e F-75 tem desempenhos parecidos, o que mudaria mais seria em alguns lugares onde o Jeep tem a vantagem de ser mais curto e estreito, porém são mais fáceis de tombar que a rural ou a F-75. Vai do gosto do piloto. Se voce gosta de rural pode comprar sem medo que vai andar com os jeep sim.
    então, é isso mesmo que eu queria saber...

    pois eles não são "porra loucas", e sempre vão com calma nas trilhas... mas ficar sempre dependendo de carona, não é legal...

    Como eu disse em outro tópico, meu irmão está me envenenando lentamente com os prazeres do 4x4... e tentando me tirar do mundo da velocidade (vai ser difícil ele me tirar daqui, mas acho que posso dividir o tempo).

    Obrigado pela dica!

  • #4
    rural e f75 tem q ser bem altas pois normalmente trancao no meio,devido a distancia entre eixos abraços..

  • #5
    Usuário Avatar de jijoe_78
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    Blz Rabitz?
    Cara, sei lá, mas eu jamais usaria a rural p´ra trilha.
    Eu acho ela trambolho p´ra trilha, assim como as Toyota Bandeirantes longas.
    Se for p´ra ficar pegando barranco, lama profunda, ou seja, trilha de média a pesada, eu acho melhor investir em outro carro.
    Se o problema for grana, pega um Willys "mais ou menos" com câmbio e motor em muito bom estado e seja feliz.
    Ah, motor bom que eu digo é 6 canecos ou os de opala 4 cilindros com alguma melhora p´ra torque em baixa rotação.
    Ã Rural tem problemas crônicos de desalinhamento de portas andando em asfalto, o que dirá em trilha. Sem falar na carroceria que, dependendo do estado, vai aparecer trinca p´ra todos os lados. Acho que este efeito de trinca seria muito amenizado com aqueles kits de de calço de carroceria de Neoprene, que custa uma bagatela de umas Lt$ 300...
    Eu tive um Niva durante 1 ano e meio e fiz 3 trilhas ,entre elas a gravação da matéria do programa AutoEsporte da Rede Globo. E te falo: o carrinho é mais versátil p´ra Trilha/Cidade/Viagem.
    []´s!!!

  • #6
    Obrigado pelos relatos, jijoe_78 e Augusto mattos,...

    quanto a ser versátil... não é essa a minha proposta, pois eu não me desfazerei do meu KA, que me atende muito bem no universo urbano e rodoviário.

    As trilhas praticadas pelo meu irmão e seus amigos, não chego a classificar ela como média (as que eu participei... tenho certeza que meu KA andaria na boa em 90% delas)... tirando um ou outro rio que transpusemos, e áreas alagadas/emlamaçadas...

    E, por último... Acho as rurais, Saia e Blusa, lindas!

    Estou vendo uma Rural, 4x4, 1963, segundo o carinha, o estado da mesma está em bom estado, pois foi reformada,... ele quer 7500...

    ainda vou lá ver o carro pessoalmente.

  • #7
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
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    Se for usar o carro apenas para trilha eu aconselho um jipe curto. Eu tinha um CJ-5, mas como eu gosto de fazer pequenas viajens, o carro deixava a desejar na estrada, agora estou muito contente com a rural, vai bem na estrada e em trilhas leves e médias também. Embora quem pega uma rural original para preparar para trilha, gasta uma graninha em acessórios para ficar boa para trilha.

  • #8
    Usuário Avatar de jijoe_78
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    ôôôôôpa.
    Agora está mais clara a sua proposta, Rabitz.
    Neste caso a Rural pode sim satisfazer suas necessidades de "lazer".
    Mas procure fazer uma "via crucis" para ver Rurais para você se adaptar bem ao carro e adiquirir experiência para fazer uma boa compra. Jamais, eu digo JAMAIS, confie em alguém para olhar o carro para você a distância (em outro estado, por exemplo), a não ser que seja pessoa muito próxima e/ou tenha muita experiência no tipo de carro escolhido. Assim você evita surpresas como a que eu tive. P´ra se ter uma idéia, o motorista da cegonha olhou p´ra minha cara e emendou de prima: "Pelo jeito não era o que você estava esperando...".
    Concordo com Josi e foi o que eu comentei com relação à Rural em trilha. E o Petri também colocou bem a sua opinião e isto tudo ilustra uma coisa que muito ser humano custa a entender (no caso eu chamo de burro mesmo): é você quem tem que se adpatar ao carro, e não o carro se adaptar a você. No máximo você adapta o carro para vencer situações específicas (como rock crawling), mas se você não saber exatamente a proposta correta do carro, quais suas limitações e vantagens/desvantagens frente às situações esperadas, vai ficar chateado e acaba descendo a guasca no coitado do carro dizendo que ele não presta.
    No caso da Rural do cliente da Josewall, ela já está preparada para trilhas médias e adaptações convenientes como o teto de "busão" p´ra ventilação, já que a Rural é um carro "quente". E com relação aos carros a venda por eles, são todos realmente muito bem cuidados. Eu que frequento a loja posso dizer!
    No mais, com o carro bem comprado é só aproveitar.
    Boa sorte!
    []´s!
    4X4 Brasil

  • #9
    acho que terei que adiar um pouco os meus planos, pois por hora, acho que vou investir em um outro sonho, que é sair do apErtamento e ir morar num sobrado (ou como se diz no ceará, duplex).

    Outro fator, também, é a Dona Patroa, está relutante na aquisição. Mas isso eu tenho certeza que ela muda de idéia, assim que ela for junto, fazer uma pequena trilha com a gente.

    pelo momento, estou em stand-by. Mas ainda quero uma Rural.

  • #10
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    rabitz, eu tenho uma F-75 desde 1999, e ando na F-75 do meu pai desde 1989. Aprendi a dirigir em estradas de terra e lama, no Toyota Bandeirantes do meu avo(comprado em 1969, zero) e no Gurgel X12 1976(comprado em 1977) do meu pai. Eu dirijo desde os 11 anos de idade, e so fui andar no asfalto perto dos 15 anos, antes disso so terra e muita lama. Sou trilheiro da epoca em que todo mundo achava jipe carro feio. A minha F-75 esta na reforma, sendo transformada para Diesel(eu que estou fazendo todas as adaptacoes). Meu pai tem uma rural em que colocamos(eu e o meu pai) um motor argentino nela( 6 cil 3.6 litros) em 1990.
    Entao acho que posso te dizer uma coisa, compre a Rural e seja feliz, e um carrao, anda onde um Jeep Willys anda, e atola onde um Jeep Willys atola, a diferenca e que quando o Jeep atola e so chamar umas tres pessoas e coloca-las para empurrar o Jeep que ele desatola, com a Rurla vc vai ter que chamar um pouco mais de gente...
    Aqui na minha regiao, quando comecaram a aparecer jipeiros, eu ja era trilheiro velho. Vinham zombando de mim, por andar na F-75 com pneus militares do Jeep(600x16) ate que eu fui fazer algumas trilhas com eles e eles viram que a coisa nao e como eles pensavam. Ja deixei muito jeep para tras em trilhas que me aconselharam a nao entrar com a F-75. Ja passei em erosoes onde TODOS os jeeps estavam tombando, e eu nao tombei...Todas as trilhas mais feias aqui da regiao eu ja passei, e ja passei em trilhas onde os jipeiros tem medo de passar.
    Essa confersa de que a rural e muito pesada e que a F-75 e muito comprida, e que por isso nao passa onde os Jeeps passam e so para assustar, passo com a minha F-75 em qualquer lugar que um Jeep passar, e so me chamarem.

    Bem vindo ao mundo do 4X4.

  • #11
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Fazendo uma correcao, eu e meu pai montamos a rural dele em 1999.
    Pessoal, isso aqui e um forum, o legal daqui e que observando opinioes diferentes e suas argumentacoes, nos podemos formar nossa propria opiniao. Tenho certeza que 90% dos foristas nao concordam com as coisas que digo, mas a troca de informacao leva a um melhor conhecimento dos assuntos questionados.
    Me desculpem se ao defender a F-75 eu pareco meio agressivo, e paixao antiga........

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