Na ocasião da compra vc deve observar:
- Não tenha pressa e se tiver dinheiro na mão para compra a vista vc faz melhor negócio.
- Pesquise a procedência, se o proprietrário tem zelo. Eu tenho uma planilha com todos os gastos, trocas de óleo e filtros, NF de peças e oficinas, com registro das Km.
- Quanto mais equipamentos e acessórios tiver é melhor porque se vc for instalar um a um, embora faça do seu jeito, sai muito mais caro (ar, direção, freio a disco, eixo flutuante, turbo, pneus, etc)
- Os modelos dependem de modificações e adaptações mas originalmente a partir de 82 o câmbio é sincronizado.
- Até 90 o motor é OM 314, e até 94 é OM364 com 4 marchas. Vc pode encontrar modelo 94 OM364 com 5 marchas original.
- Se vc preferir um motor mais elástico e uso em estradas, escolha modelos pós 94 com motor 14B com 5 marchas, manutenção é mais cara mas nada de excedpcional.
- Pesquise nos sites de classificados para vc ter idéia (mercado4x4, rolo4x4, sotoyota, toyoteiros). Cuidado no Mercado Livre, tem muito nó cego. Desconfie de ofertas irrecusáveis, principalmente se exigirem sinal.
A minha é longa 82 OM314 4 marchas, turbo, DH, sem Ar ainda...(próxima meta, hehe)
Abraços