Prezados colegas, comprei um Sidekick 1.6 / 93 e solicitei que fizesse troca de óleo, filtros e correias como de praxe. O mecânico me informou que para este carro é interessante usar óleo sintético. Rodei por volta de uns 1300 Km's quando assustei ao verificar o óleo do motor que estava zerado. O led do painel não ascendeu informando que não havia óleo no motor. Também não sei quanto tempo / Km's eu rodei sem óleo. Não percebi nada de errado com o carro e nenhuma alteração após ter abastecido com óleo (usei o 5w40 sintético, é este mesmo?). Quando eu estava adquirindo-o, fiz o teste para verificar se ele estava fumando da seguinte forma. Coloquei a rotação por volta dos 3500 rpms, segurei por uns 3 segundos, fui aliviando até chegar em umas 2000 rpms e depois pisei novamente até voltar nos 3500 rpms e verifiquei se sairia fumaça. Saiu um pouquinho que acabei avaliando por normal por se tratar de um veículo de 93. Após ter rodado sem óleo (não sei quanto tempo), fiz o teste novamente e ele continua do mesmo jeito. Aparentemente o motor está justinho, mas tenho minhas dúvidas. Agora estou verificando se o nível do óleo vai abaixar novamente e estou marcando a quilometragem. Não há sinais de vazamentos, portanto imagino que está fumando, por outro lado acho que baixou muito rápido, pois completei 3 litros neste período de uns 1300 km's rodados. Normalmente não há sinal de queima excessiva. Alguém pode me ajudar neste assunto? Se necessário alguma intervenção, o que me indicam? Como avaliar o que necessito fazer? Onde me indicariam fazer uma troca de anéis ou até mesmo onde fazer o motor com segurança e qualidade? Aproximadamente, quanto fica em R$ para fazer um motor levando-se em consideração que utilizarei peças de qualidade e uma mecânica confiável? Grato por toda e qualquer colabaração. Estou à disposição também para ajudar no que for necessário. Estou em Juiz de Fora - Minas Gerais.