x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    Question Dúvida na operação do rádio VHF




    Amigos, comprei um rádio portátil Vertex modelo VX-150 VHF para usar nas minhas trilhas off road e passeios, porém estou com algumas dúvidas, (sou novo no assunto), porque só consigo enviar mensagem com frequências entre 144.000 e 148.000? Acima destas frequências consigo ouvir várias transmissões,(polícia, bombeiros, rodoviária etc,) mas quando aperto no PPT aparece a informação de erro do display. Porque isto ocorre?
    Alguém sabe como posso conseguir um manual em português deste equipamento.
    Daniel Webber

  • #2
    Oi, Daniel: o teu rádio não transmite (TX) fora dessa frequência porque 144-148 é uma das faixas de frequência autorizadas para o uso de radioamador em VHF. Aliás, é a faixa mais comum em VHF e a preferida pelos iniciantes. Imediatamente acima e abaixo dessa faixa, a frequência é autorizada somente para outros serviços (aviação, polícia, emergências, comercial, etc). Assim, nada impede que você "coruje" (RX) as outras faixas de frequência, mas para transmitir, sempre o faça dentro da faixa autorizada. Mesmo dentro desta faixa, há limites reservados exclusivamente para outros serviços do radioamadorismo (telegrafia, beacon, etc). Seria interessante você entrar em contato com a LABRE local e se informar.

    Um abraço,

    Marcelo.

  • #3
    Olá Marcelo, obrigado pelas informações. Eu já estava devolvendo este rádio por achar que estava com defeito, heheheh.
    Um grande abraço
    daniel

  • #4
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Daniel Webber Ver Post
    ... a informação de erro do display ...
    Citação Postado originalmente por Daniel Webber Ver Post

    Citação Postado originalmente por marc7767 Ver Post