Postado originalmente por
MarcSport
Tenho uma Grand TD.
É muito econômica, faz de 12 a 13 km/l na estrada.
É bastante confortável, porém no banco traseiro só vão bem 2 pessoas devido ao sistema que reclina esse banco para transformá-lo numa "cama", a Sportage curta não tem esse "problema" pois o banco não deita tanto.
O porta malas é maravilhoso.
O motor é fraco, porém dá pra manter 120 na boa. E chega a cerca de 150 km/h de máxima.
As peças não são caras e nunca tive problamas para encontrá-las.
Comprei a minha sabendo que o motor já estava baleado e rodei um ano assim até que fiz o motor, agora está zerada.
Procure uma que o proprietário "garanta" que o motor esteja ok ou pague menos em uma que vc saiba que terá que gastar posteriormente, pelo menos vc fica com um carro zerado.
Comprando mande revisar o radiador e TROQUE a ventoinha. Meu mecânico falava que ela estava perfeita e rodei com ela por um ano, depois que a troquei, percebi que a velha estava com problemas. Para saber se está ok, após deixar o carro desligado por meia hora, abra o capó e ligue o carro, quando acelerar ela vai fazer barulho e vc sentirá "o vento", após algumas dezenas de segundos o vento e o barulho vão diminuir muito. Em uso vc também perceberá a ventoinha "entrando e saindo" (ops), principalmente em estrada com velocidade alta ou na cidade com o ar ligado, pois o calor irradiado pelo condensador faz com que o gel acople antes, mesmo que o motor esteja em temperatura "baixa".
Segundo a Kia o acoplamento ocorre em 95ºC, o que já comprovei na estrada. Em velocidade baixa (sem vento frontal) e com o ar ligado, o acoplamento chega a acontecer com menos de 90ºC.
Com as outras partes do carro nunca tive problemas.
Troquei a embreagem com 115.000 km que ainda aguentava bastante e não estava trepidando, pois eu já estava com o motor fora e economizei a mão de obra. Troquei o diferencial traseiro com a mesma km pois estava roncando um pouco, após perder o óleo do sistema devido a uma troca mal feita, fiz a troca pois sou extremamente chato com meus carros.
No off road não é o melhor carro, mas vai bem em trechos leves e médio-leves.
Qualquer dúvida, estamos aí.
[]s