Peguei esse fato apenas pra ilustrar o que acontece diariamente no nosso litoral.
Para não jogar lixo na praia precisa ser racional, como sei que para alguns isso é cumplicado, então seja emotivo, pense nos animais, eles não têm culpa por sua burrice.
Pense tb nos seus filhos, netos, bisnetos....
Esse fato aconteceu em Ilha Comprida.
A ingestão de fragmentos de uma bexiga pode ter causado a morte de tartaruga marinha
Prefeitura da Ilha Comprida, Amigos do Mar, Corpo de Bombeiros, IBAMA e Institutos de pesquisas estão envolvidos na proteção dos animais marinhos que aparecem na região Lagamar. Além da tartaruga, também foram resgatados, em maio, um socó e um atobá.
A ingestão de uma bexiga vermelha pode ter sido a causa da morte da tartaruga marinha, da espécie Chelonia Mydas, resgatada no dia 11 de maio, na praia de Pedrinhas. Encontrada ainda com vida, a tartaruga chegou a ser devolvida ao mar, mas não resistiu e morreu. Necropsia feita pela bióloga Bárbara Oliveira Loreto, do Projeto Tartarugas – Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPEC ), identificou a presença de fragmentos de uma bexiga em seu aparelho digestivo. A coordenadora do projeto Tartarugas, Ana Cristina, disse que seriam necessárias análises mais detalhadas para atribuir a morte do animal à ingestão da bexiga, porém, afirmou que dejetos lançados no mar como estes realmente prejudicam os animais marinhos.
Importante destacar que as tartarugas marinhas não sabem distinguir o plástico do alimento. Para elas, no mar, o que flutua é comida. Tudo indica que a tartaruga ingeriu a bexiga pensando que era alimento: algas marinhas ou lulas. Acidentes como esse são comuns em razão do lançamento de lixo nos rios, mares e mesmo nas ruas de todas as cidades. O vento se encarrega de arrastar esses detritos para as águas.
O resgate da tartaruga foi feito pelo biólogo Emanuel e pelo técnico ambiental e florestal Cristian Negrão da Silva, do Departamento Municipal de Ecologia e Pesca da Prefeitura da Ilha.
Apoio da população da Ilha
O técnico ambiental Cristian Negrão da Silva destacou o importante apoio da população do município na proteção aos animais e aves que aparecem na orla. Foi o caso do socó boi Tigrisoma lineatum, encontrado por Ana Paula de Loureiro e Sueli Oliveira no Balneário Icaraí. Elas encontraram a ave ferida e entraram e contato com o Departamento Municipal de Ecologia e Pesca. Os técnicos Cristian e Aguinaldo Alexandre Alves resgataram a ave e a encaminharam ao Ibama. Porém, ela não resistiu.
Atobá
Situação diferente aconteceu com a Atobá fêmea adulta foi encontrada na tarde do dia 11 de maio, no Balneário Tropical. Estava fraca e magra porém, sem ferimentos. Ela foi encaminhada ao Ibama, em Iguape, onde permanece em quarentena para ser devolvida à natureza.
No meio ambiente, tudo está interligado
Qual a relação entre um plástico, uma garrafa ou saco de lixo lançado ao longo do rio Ribeira e a morte da tartaruga marinha na Ilha Comprida? Técnicos respondem: no meio ambiente, tudo está interligado. É possível que a bexiga que matou a tartaruga tenha sido lançada em algum ponto do rio ou do mar, bem distante da Ilha Comprida. E tudo isso é explicado pelos ventos que arrastam o lixo para as águas dos rios e dos mares.