Olá Pessoal,
Criei este tópico para que possam achar com facilidade. Eu poderia ter postado dentro de outros tópicos sobre guinchos mas talvez nem todos iriam ver. Dei uma procurada em tópicos sobre guinchos e encontrei as mais diversas opiniões, necessidades e condições de compra.
Existem pessoas que fazem trilhas todo final de semana, já outros as fazem esporadicamente, outros ainda não fazem nunca, mas gostariam de ter um guincho para uma eventualidade. Temos também diversos tamanhos/pesos de viaturas e uma infinidade de marcas e modelos de guinchos, entre eles, elétricos, mecânicos e manuais. Outros ainda optaram por Tifor ou Hi Lift.
Alguns jeepeiros ainda não podem ou não querem gastar de R$2.500,00 a R$4.000,00 em uma acessório que pouco utilizará, além de aumentar o risco de ter o veículo roubado somente para a retirada de acessórios. Outros ainda poderiam usar uma catraca manual como um guincho traseiro, para auxiliar na retirada de valetas.
Se você se encaixa em uma destas alternativas, seus “probremas se acabaram-se”.....
Comprei no Josewal uma catraca manual que achei bem bacana e por um preço compatível ao fim que se destina. Ela é usada para amarrar cargas em caminhões e segundo informações passadas ao Josewal, com um cabo de 5/8 ela é capaz de tracionar até 10 ton. Existem catracas destas sendo usadas em tratores para sair do atoleiro. Coloquei nela um cabo de 5/16 com 30m de comprimento e achei bem dimensionado para o jeep.
Com os outros jeeps que tive cheguei a fazer algumas trilhas, mas depois que reformei o meu 57 ainda não tive coragem. Tá muito novinho para enfia-lo em 1m de mingau de lama, mas queria ter um guincho, vai que um dia eu precise.
Eu sei que um guincho elétrico tem todo o charme e praticidade de um guincho elétrico, é realmente mais bonito e confortável, mas para gastar todo esse dinheiro em algo de pouca utilidade para meu uso, seria preferível comprar uma catraca desta e com o restante compro um dos meus sonhos de consumo. Uma TV de plasma de 42”.

O tamanho dela é o seguinte:
Compr. total= 60cm (de ponta a ponta nos eixos)
Compr. carretel = 40cm
Diam. do miolo do carretel = 10cm (4 pol.)
Diam. da aba do carretel = 20cm (8pol.)
Valor da catraca = R$338,00 (em 3X de R$112,66)
É preciso comprar avulso o cabo de aço na medida desejada, 1 gancho e 2 clips. Outra coisa que deve ser comprada a parte é o cabo para tração. Ele é encaixado na alavanca da catraca. Em qualquer loja de material de construção é possível comprar um cano d’água na medida. Se me lembro bem tem 1 ½ “ por dentro do tubo. É preciso fazer a adaptação dos mancais no veículo, mas cada caso é um caso e qualquer serralheiro meia boca faz. Tudo sai por volta de R$400,00. Um valor acessível para todos. Segue abaixo as fotos.
As primeiras catracas que chegaram no josewal já acabaram, eu comprei duas, uma para meu jeep e outra para meu irmão. Eles estão esperando chegar uma nova remessa. Quem achar que é uma boa é só fazer a reserva.
www.josewal4x4.com.br
Inté.....