Há alguns meses tenho buscado orçamentos para a adaptação de um motor GM151 no meu CJ3B, mantendo o câmbio original 3m, e a cada dia fico mais perdido em relação a qual caminho tomar.
Como já levei um capote de um mecânico que era de confiança e acabou falindo e levando R$450,00 embora, gostaria da ajuda de vocês para definir o preço justo para o serviço completo.
Seguem abaixo os valores estimados que obtive nos últimos meses para conhecimento de vocês:
- R$1.250,00 (da falida SL Auto Action)
- R$1.700,00 (oficina Mauro Suzuki)
- R$2.100,00 (oficina Riveiro, mecânico dos meus 4x2, da turma da fundação fundador do JCB e atualmente montador de hot-rods)
- R$3.600,00 (Spider4x4- Bill e Sebastian)
- R$1.000,00 (oficina Jeepoint)
- R$3.000,00 (oficina X4)
- R$2.000,00 (oficina Adelson - Sorocaba, mexe com outros jeeps da família)
- R$2.500,00 (oficina do Rubinho, indicação da Agromotor)
Como vocês podem ver os valores para o mesmo serviço são completamente diferentes e honestamente não sei para qual lado devo me decidir, pois não consigo sequer ter uma idéia do preço justo para o serviço .
E pensar que depois da oficina ainda vou ter que achar uma retífica para o GM (já tenho orçamentos entre R$1.000,0 e R$2.800,00, pode??? ).
Com todo respeito ao trabalho de algumas empresas citadas, sei que a mão de obra é de excelente qualidade, porém mesmo assim achei bastante salgado, mesmo sabendo que ficaria perfeito.
Se ainda fosse um conjunto cumplicado pra adaptar, com chicote de Injeção, parte elétrica cumplicada e delicada, adaptação tb do câmbio a tcase.....
Vc ainda vai colocar um motor que necessita de retifica? Melhor pegar um que não necessite, paga um pouco mais porém economiza depois (retífica).
Se fosse eu:
Opção 1: faria eu mesmo, pediria ajuda pra um amigo e meteria a mão na graxa.
Opção 2: levando em consideração que iria gastar uma grana boa mandando alguém fazer o trampo; compraria um clarkette 5 marchas que se encaixa sem adaptações no GM151, compraria um kit deeptec para tcase e faria na sua garagem em um final de semana.
Opção 3: Já que iria gastar grana na adaptação e na retífica, praticamente R$5.000, já radicalizaria e colocaria um conjunto mais moderno, e novamente faria eu mesmo.
Opção 1: faria eu mesmo, pediria ajuda pra um amigo e meteria a mão na graxa.
Opção 2: levando em consideração que iria gastar uma grana boa mandando alguém fazer o trampo; compraria um clarkette 5 marchas que se encaixa sem adaptações no GM151, compraria um kit deeptec para tcase e faria na sua garagem em um final de semana.
Opção 3: Já que iria gastar grana na adaptação e na retífica, praticamente R$5.000, já radicalizaria e colocaria um conjunto mais moderno, e novamente faria eu mesmo.
Concordo com quase tudo, o problema é o americano que entra no meio, o "Jack": jack tá mexendo... Parei meu jeep pra mexer e estou trocando tudo na base do "já que tá desmontado, troca a caixa. Já que vai trocar a caixa, troca o motor". Isso já vai quase um ano. Concordo que, se é pra melhorar, que se faça tudo de uma vez, mas tem que ver qual a sua dispo$ição. E concordo também que vc encontra um motor sem precisar retificar por menos de 1000 reais.
Peleje,
Vc me convenceu: vou comprar ao invés de fazer a flange AP x clarkette.
[]s
Felipe (com um motor AP que me custou Lt$ 150 com recibo )
CEVEIGA, me manda uma MP que te passo o telefone do mecânico que faz todas as adaptações em meus carros com serviços de excelente qualidade e com um preço justo, qq. coisa eu garanto.
Acredito que não gaste nem R$1000,00 para o serviço.
Agora, já que ainda tem q. gastar com retifica pq. não parte logo para uma mecânica mais moderna e econômico. Coloca um AP2000 e um clarkette que não se arrependerá. No final o custo vai ser praticamente igual.
Gostaria de deixar apenas uma coisa esclarecida quanto ao orçamento da Spider4x4, no valor de R$ 3.600.
Dentro deste valor está considerado R$ 1.700 EM PEÇAS!!! Foi solicitado um projeto "turn-key", o solicitante fornecendo apenas o motor e câmbio, nada mais.
Acreditamos que a nossa oferta seja justa para o serviço solicitado..........
Convivo com oficina não é de hoje.. e essa história de comparar valores é complicada... o importante é ver o que está incluso.. afinal, o que pode parecer caro a princípio pode não ser...
A título de contribuição vou citar o quanto um amigo nosso está gastando com a colocação do GM151 no CJ 78 dele no CJ Check-up. A diferença pro seu caso é que no CJ-5 78 temos um câmbio 4 marchas original.
Mão de Obra de Adaptação (exclusivamente serviço, sem peças) R$ 900,00
Flange para adaptação do câmbio 4 marchas ao motor R$ 250,00
Disco de Embreagem R$ 150,00
Radiador (mudança dos bocais) R$ 120,00
Motor Completo, funcionando em um opala c/ 70 mil km originais! R$ 900,00
Escapamento R$ 100,00
Lógico que cada caso é um caso... pro seu em específico talvez não ficasse igual o custo... e dificilmente vamos achar outro motor desse zerado..
Se quiser trocar mais idéias, liga ou vá até oficina conversar com Seu Jair ok?
6822-6440
Qto ao motor, gosto pessoal, não troco o opala por nada..... o jeito q o bichinho tomou água e chegou rodando em casa no sábado.... não é pra qquer um.. sem falar em outras coisas como puxar 2 campers de uma vez, etc, etc....
Pela discrepância dos valores apresentados, fica a dúvida, se todos os orçamentos abrangem exatamente os mesmos itens (mão de obra e peças) e se o escopo final é o mesmo.
Se os orçamentos forem exatamente iguais e forem somente para adaptar o motor do opala no CJ3B uma coisa fica clara, que não vale a pena adaptar esse motor, pois estamos falando de valores numa faixa R$ 2.000,00 a R$ 6.400,00, tudo isso sem contar o valor do motor.
Ou gasta-se mais e põem um motor melhor mais novo, econômico e confiável ou faz retifica do motor atual.
Vale mencionar também que o solicitante não nos informou que o motor precisava de retífica, tanto é que assumimos como responsabilidade nossa o perfeito funcionamento do conjunto.
Primeiramente obrigado pelas respostas, com certeza me ajudaram um pouco mais a decidir o que fazer e vou conversar com os mecânicos indicados.
Gostaria de pedir desculpas ao Bill se causei alguma impressão errada, vou recuperar o orçamento enviado e analisá-lo novamente com calma. Precisava ter informado que o nível de detalhe de seu orçamento deixa as demais opções no "chinelo", sem contar no projeto detalhado do serviço que permite que qualquer um que mexa no carro entenda o que foi feito. Para ser sincero, se não fosse a questão $$$ faria com vocês pois acompanho desde os tempos da jipenet a sua história com o Spider e admiro seu jeep.
Não estou questionando os valores apresentados por uma ou outra oficina, somente não entendo a razão de tanta disparidade considerando que estamos falando do mesmo serviço (nos valores listados estão inclusos os custos de m.o de adaptação, elétrica, escapamentos e peças necessárias).
A decisão por retificar o motor é uma opção minha, já comprei um motor GM151, original de um Engesa 87 e standard, mas já que vou desembolsar um valor com a adaptação optei por instalar um powertrain em que possa confiar plenamente, por isso vou abrí-lo e retificar o que for necessário. Pelo uso do jeep (percursos curtos na cidade e trilhas leves) entendo que o motor GM151 apresente além do melhor custo-benefício, a manutenção mais fácil e barata. Aqueles que defendem o AP certamente vão dizer que a manutenção dele é igualmente simples e barata, mas para mim a opção por um AP implicaria na troca do câmbio e não tenho nada que desabone o 3m original (é quase um carro automático, põe em segunda e esquece... )
Sem stress............ Como te falei na ocasião, não posso dizer para você o que é caro e o que é barato, posso apenas dizer que acreditamos que o nosso preço seja justo para o que estamos oferecendo a fazer.
Normalmente não faria isso, mas já que este assunto se tornou "público", acredito que convém uma elaboração do que foi considerado dentro daqueles R$ 3.600. Disso você já sabe, pois consta na proposta que recebeu. Mas para os demais, segue o "breakdown" da nossa oferta............
5. Preços
5.1. Detalhamento técnico = R$ 500.00
5.2. Limpeza e pintura dos componentes = R$ 250,00
5.3. Fabricação de suportes = R$ 450,00
5.4. Fornecimento de componentes de “prateleira” a serem utilizados na montagem = R$ 1.200,00
5.5. Montagem e instalação dos componentes = R$ 500,00
5.6. Instalação dos sistemas elétrico, eletrónico, resfriamento e de combustível = R$ 500,00
5.7. Adaptações no escapamento = R$ 200,00
5.8. Total = R$ 3.600,00
OK, agora pode perguntar "Onde estão os R$ 1.700 em peças??"
Segue:
óleo de motor = 60,00
coxins = 75,00
correias = 30,00
mangueiras = 100,00
radiador = 400,00
flange = 250,00
flitros = 50,00 escapamento = 100,00
sub-total peças de prateleira = 1.065,00 imprevistos 10% = 106,50
sub-total = 1.171,50 15% surcharge = 175,73 TOTAL peças de prateleira = 1.347,23
aço e usinagem para suportes = 250,00
insumos (tinta, arame e gás MIG, parafusos.) = 150,00
--------------------------------- TOTAL PEÇAS = 1.747,23
No mais, não nos importa que a Spider4x4 tenha a fama de ter "custo alto". O que importa para nós é que a Spider4x4 tenha a fama de ter "benefício mais alto ainda".
amigo cveiga
assim como já foi dito pelos amigos anteriormente é necessário analizar meticulozamente cada orçamento pois seria muita ingenuidade pensar que um orçamento de R$ 1500,00 ofereça o mesmo que um de R$ 3500,00, acredito inclusive que foi no intuito de averiguar melhor esta situação que abriu este topico
assim como o amigo Bill não temos receio de ganhar a imagem de "careiros" pois temos firme convicção de que oque cobramos é o necessário para oferecer um serviço digno, limpo e honesto a nossa clientela
no demais estamos às ordens
abrass