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Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    BF 31" x 10,5 no Explorer




    Galera,
    Comprei 4 pneus BF 31"x10,5 AT (50-50%) e pretendo instalá-los na próxima quinta-feira (ainda não chegaram na loja - interior é f@#$).

    Gostaria que me informassem se estes pneus agarram na carroceria da Explorer 94 ou não.

    Pretendo fazer o "suspension lift" mas tenho que estudar melhor o projeto e caso seja possível utilizar estes pneus com a suspensão original da Explorer, eu já vou instalá-los.

    Abraços,
    Fabiano

  • #2

    Se ajudar...valeu

    Instalei hoje pneus Dunlop AT1 na mesma medida (31X10,5 r15) em uma Pajero 95 GLX-B, não pegou em lugar nenhum ...a medida oficial da Pajero é 235/75/r15, e os pneus que eu usava eram 255/75/r15 a medida 31X10,5 r15 é um pouco maior que os que eu tinha....alias ficou maneiro

    Abraços
    Amora
    Pajero "Tabajara" GLX-B/95

  • #3
    Olá. Uso 255/75R15 (que equivale a 30"x10"R15) na minha EXPLORER (98). Não raspa e, aparentemente, tem espaço p'rá mais. Recentemente, mandei arquear as molas traseiras e dar um aperto nas barras de torção dianteiras. Levantou bastante... tanto que os pneus parecem pequenos. Até 95 é mola helicoidal na dianteira.

    Detalhes:
    *Cuidado com os controladores de velocidade e radares, pois segundo o Tire Size Calculator, passar de 235 para 255 dá uns 15% de erro. A 100kph, o velocímetro vai marcar 85kph!
    *Se sua transmissão é automática com controle eletrônico (4R55E/5R55E), pode ter problema. Se ainda por cima usa GNV, pior.

    Um abraço.

    P.S.: Até 95 a transmissão é A4LD, até 97 é 4R55E e de 97 a 99 é 5R55E.

  • #4

    Tire Size Calculator

    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá. Uso 255/75R15 (que equivale a 30"x10"R15) na minha EXPLORER (98). Não raspa e, aparentemente, tem espaço p'rá mais. Recentemente, mandei arquear as molas traseiras e dar um aperto nas barras de torção dianteiras. Levantou bastante... tanto que os pneus parecem pequenos. Até 95 é mola helicoidal na dianteira.

    Detalhes:
    *Cuidado com os controladores de velocidade e radares, pois segundo o Tire Size Calculator, passar de 235 para 255 dá uns 15% de erro. A 100kph, o velocímetro vai marcar 85kph!
    *Se sua transmissão é automática com controle eletrônico (4R55E/5R55E), pode ter problema. Se ainda por cima usa GNV, pior.

    Um abraço.

    P.S.: Até 95 a transmissão é A4LD, até 97 é 4R55E e de 97 a 99 é 5R55E.
    Certo Marcio, para explorer com pneus 235 trocando para 255 e para 255 trocando para 31X10,5Xr15? alguma diferença? ando muito em estradas com radar e tb em Niteroi..terra dos radares.../
    abraços

  • #5
    Amoara, a comparação é sempre feita a partir da rodagem original (standart). Pelo que vi no seu post, a rodagem original da sua Pajero é 235/75R15 e você passou para 255/75R15. Nesta primeira troca dá uns 7,5% de erro. Se você não mandou ajustar o velocímetro, quando passou para 31"x10,5"R15 - que dá 267/76R15 (métrico) o erro aumentou para 13%.

    Somente agora percebi que cometi um equívoco no cálculo da EXPLORER, pois havia digitado o original como 235/70 (o correto é 235/75) passando para 255/75. Na verdade, o erro seria similar a este.

    Dê uma olhada no Tire Calculator. Basta um pouco de atenção na seleção (métrica / US).


    http://www.csgnetwork.com/tireinfo4calc.html
    http://www.dakota-truck.net/TIRECALC/tirecalc.html

    Um abraço.

  • #6
    Marcio como vai? qdo a alteração se refere apenas a largura do pneu, 235 p/ 265 ou 31" há alguma alteração no velocimetro? Para mim a alteração somente acontecia qdo se mexia no diametro do pneu ou rodas ou seja se aumentava ou diminuia o tamanho dos mesmos havia alteração no velocimetro.
    A minha pajero tem como original pneus 265/70 15 e vou trocar por BF 31 / 10,5. havera alteração?
    Abraço.

  • #7
    Olá, Peterson.

    É interessante entender a codificação numérica do pneu, pois a "altura" é determinada pelo segundo grupo de dígitos (65, 70, 75, etc.) e se refere ao percentual da largura. Então, quando você muda de 265 / 70 para 265 / 75 (o equivalente métrico para 31x10,5), está alterando exatamente a "altura" do pneu. Veja só:
    265 x 70% = 185,50 mm
    265 x 75% = 198,75 mm
    Aumento da "altura" por banda = 13,25 mm
    Aumento total da altura (x 2) = 26,50 mm

    Você vai manter a "largura" dos pneus e aumentar a "altura" em 26,50 mm (Na verdade, como 31x10,5 dá 267/76 - que não tem similar métrico - você vai ter um pequeno ganho na largura = 2mm)

    O aumento do diâmetro externo do pneu implica em um maior comprimento da circunferência - e é isto que dá diferença no odômetro e velocímetro, porque a cada volta completa da roda é percorrido um comprimento maior. No seu caso, o aumento será de 83mm por volta. Segundo o site, um erro de cerca de 3% - o velocímetro marcaria 100kph e a velocidade real seria de 103kph - o que estaria na faixa de erro e, creio, é quase desprezível.

    Desculpe-me se parece aula. Espero que ajude.

    Abraços.

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