Boa Tarde pessoal

Estou escrevendo esse tópico para compartilhar uma experiencia. (Não sexual para deixar claro

Tenho uma Ranger 2.8 TGV com aproximadamente 200 Mil KM, e eu deveria trocar os bicos dela, pois tava gastando um pouco demais 8,5 KM/L e perdendo um pouco de rendimento.

Fiz de tudo filtros/limpeza de bicos/regulagens de vávulas, mas o problema é mesmo os bicos.

Dai para tentar compensar essa "perda de potencia" falei com meu bombista e ele deu meia volta na bomba injetora, mas não senti tanto ganho, um pouco realmente melhorou, dai falei com um amigo meu mecanico, ele falou que não adianta dar mais combustivel (bomba) se não der mais pressão (turbina) dai foi colocada uma esfera (bolinha de metal mesmo) para obtruir a passagem de ar que vai para a válvula de alivio, essa esfera foi posta dentro da mangueirinha que fica proximo a Turbina Quente/Fria tenho fotos que mais tarde vou postar, e tenho um video (muito grande 6 MB) que demonstra como ficou o barulho e fumaça do escape, para quem quiser mande seu email que mando por email.

Agora não preciso ficar reduzindo tanto (pois moro numa região sinuosa sul do pais) e a média por incrivel que pareça foi para 9,2 KM/L

Sei que é "perigoso" pois assim a valvula não consegue trabalhar corretamente limitando a pressão do turbo, mas como ela não tem WG para apertar essa acho que eh a saida.

Não sei em que pressão a turbina esta tralhando agora, mas o Jean Carlo de Ponta Grossa - PR, companheiro aqui do forum vai por a esfera na dele pois ele tem manometro e vai reportar aqui no tópico.

Agora ela tah andando mais em arrancada, subidas e até Velocidade final, antes dava 170 KM/H no plano, agora tah passando de 180 KM/H no plano não cheguei a conseguir esticar completamente mas acho que deva chegar nos 185/190 KM/H pois cheguei em 180 KM/H e ia um pouco mais.

No mais qualquer coisa que eu puder ajudar estamos ai, lembrando que tudo que vc extrai mais potencia/pressão no caso motor e turbina, vai desgastar mais rapidamente.

Vou postar fotos da esfera e da mangueirinha, eh uma mangueirinha preta e por dentro ela eh de outra cor, tipo um vermelho, eh uma mangueira bem fininha, e o fato de colocar a esfera eh para poder tirar em poucos minutos caso não queira mais deixar ela lá, e no caso da bomba (dar meia volta) já tem tópicos que explicam mas pessoalmente não fui eu quem fez, foi meu bombista, ou seja não saberia explicar, mas para isso tem pessoas mais experientes no forum que poderiam colaborar, tipo walter, edintruder, homero, entre tantos outros.

Um grande abraço a todos