O amortecedor dianteiro do Jeep trabalha completamente na vertical para conseguir a maior eficiência de amortecimento.
O curso do amortecedor deve ser igual ao curso da suspensão - quando a suspensão está toda aberta a distância entre os suportes dos olhais do amortecedor deve ser igual ao tamanho do amortecedor extendido. Você consegue verificar isso levantando o jeep no macaco pelo parachoques. Aproveite e verifique se existe algo atrapalhando o curso da suspensão - principalmente tubulação de freio e barras de direção. Se for realmente fazer esse serviço, não se esqueça de retirar primeiro o amortecedor.
Quando a suspensão está totalmente comprimida, a distância entre os suportes dos olhais do amortecedor deve ser igual ao tamanho do amortecedor comprimido. Normalmente o eixo encosta no batente do chassis (um tarugo de borracha preso no chassis onde o eixo bateria)
como você pode reposicionar o amortecedor?
- se mudar a inclinação dele, para um amortecedor curto, a suspensão é mais longa porém perderá em eficiência
- se você reposicionar o olhal do amortecedor mais acima ou mais abaixo vai dar fim de curso no amortecedor quando a suspensão estiver aberta ou fechada.
- O correto é verificar as distâncias máximas da suspensão (totalmente aberta e totalmente fechada) Com esses dados, você pode identificar o amortecedor para instalar no Jeep.
Outro senão para reposicionamento do amortecedor: O chassis não foi preparado para ter amortecedor em outro ponto - pode danificar o chassis.
Um abraço