x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Question Válvula termostática




    Caros amigos, escrevo esta mensagem esperando tirar algumas dúvidas sobre o funcionameto desta peça, a válvula termostática.
    O problema é o seguinte: o motor da minha Sortage 2.0 diesel 4x4 ferveu... isso ocasionou uma fissura no cabeçote. O custo de reposição foi bem alto passando dos R$ 4.000,00... Fui informado pelo mecânico ferveu pois a válvula não abriu, e conversando ele disse este problema é muito comum na Sportage. Gostaria de informções sobre este tipo de problema e no caso de alterações ouvi dizer que é possível furar o solenóide ou retirar a válvula... quais as possiveis consequencias disso?
    Peço desculpas se estiver repitindo o tópico... mas tentei procurar no fórum e não achei muita coisa... Obrigado!

  • #2
    Citação Postado originalmente por Carneirinho
    Caros amigos, escrevo esta mensagem esperando tirar algumas dúvidas sobre o funcionameto desta peça, a válvula termostática.
    O problema é o seguinte: o motor da minha Sortage 2.0 diesel 4x4 ferveu... isso ocasionou uma fissura no cabeçote. O custo de reposição foi bem alto passando dos R$ 4.000,00... Fui informado pelo mecânico ferveu pois a válvula não abriu, e conversando ele disse este problema é muito comum na Sportage. Gostaria de informções sobre este tipo de problema e no caso de alterações ouvi dizer que é possível furar o solenóide ou retirar a válvula... quais as possiveis consequencias disso?
    Peço desculpas se estiver repitindo o tópico... mas tentei procurar no fórum e não achei muita coisa... Obrigado!
    Tive meu cabeçote empenado e junta queimada por problema parecido. Tem uma turma aqui no fórum adaptando ventoinha, reservatório de expansão, válvula e etc...
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Eu já vi válvulas travadas abertas, mas nunca fechadas. Porque? Porque percebe-se mais fácil quando estão fechadas, porque o veículo trabalho além da temperatura normal ou mesmo aquece como o seu.

  • #4
    A valvula esta lá para fazer o motor trabalhar na temperatura correta.
    Muito frio ou quente é ruim para o motor.
    Normalmente tem um mostrador e ou luz para quando aquece muito se desligar o motor antes do dano.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Wallace
    A valvula esta lá para fazer o motor trabalhar na temperatura correta.
    Muito frio ou quente é ruim para o motor.
    Normalmente tem um mostrador e ou luz para quando aquece muito se desligar o motor antes do dano.
    Creio que a minha travou fechada, se eu tirá-la o motor irá demorar à esquentar ?
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #6
    A válvula termostática fecha o circuito de arrefecimento dentro do bloco e cabeçote, impedindo que o líquido passe para o radiador e se resfrie, o que causa aquecimento rápido do motor. Após atingir temperatura para a qual foi calibrada, ela se abre e permite a passagem para o radiador.
    Quanto mais rápido o motor atingir a temperatura de trabalho, menor será seu desgaste, pois com a dilatação das partes metálicas as folgas existentes se reduzem ao máximo. Retirar a válvula também causa aumento de consumo.
    Nunca tinha ouvido falar da válvula travar fechada, mas se acontecer é desastre na certa, principalmente se o carro não tiver alarme de excesso de temperatura.
    Acho que o amostardeiro trocou a válvula da Sportage dele pela do motor VW AP, que abre a 81o.C, segundo ele a original abre a 86o.C.
    Acho que o melhor é dirigir atento ao marcador de temperatura. De qualquer modo, seria bom adaptar sensor de nível d´água e de temperatura nas Sport.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Pessoal

    O Fernando e o Wallace tem toda a razão, eu também sou totalmente contra a retirada da válvula termostática, o motor fica funcionando com temperatura muito baixa e, além do consumo mais alto, quase com certeza acabará por danificar o motor, coloquei a válvula do AP ela abre a 80/ 81° , como falou o Fernando.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Amostardeiro
    Pessoal

    O Fernando e o Wallace tem toda a razão, eu também sou totalmente contra a retirada da válvula termostática, o motor fica funcionando com temperatura muito baixa e, além do consumo mais alto, quase com certeza acabará por danificar o motor, coloquei a válvula do AP ela abre a 80/ 81° , como falou o Fernando.

    Abraço
    Quanto vale ? A fixação é a mesma ?
    4X4 Brasil
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Não ouço falar de problemas "congênitos" com a válvula termostática da Sportage, sugiro verificar junto a uma loja de radiadores, se os itens marcador de temperatura do painel, sensor de temperatura, ventoinha e válvula termostática estão funcionando como deveria.

  • #10
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Acho que a solução é adaptar uma "cigarra" (aviso sonoro) ao sensor de temperatura para quando o led/lâmpada do painel acender.

    Colocar uma válvula termostática que abre antes (temperatura inferior) não é a solução, pois segundo o relato o problema ocorreu porque a vávula travou e não abriu.

    Se com a vávula aberta a temperatura continuar a subir o problema está no radiador e nesta situação tb a abertura antecipada da válvula não resolve.

    []'s atentos

  • #11
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Pessoal

    Eu não usei válvula com menor temperatura de abertura por causa disso especificamente, mas pela facilidade de encontrar a peça, adaptação zero ou, seja é só colocar no lugar e, pelo custo R$ 30, além disso não creio que uma diferença de 5°C na abertura vá afetar o funcionamento do motor. Quanto ao resto fecho com todos eu limpei, revisei todo o sistema de arrefecimento, agora posso dizer que a viatura esta funcionando perfeitamente.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #12
    O sistema de arrefecimento da Sportage é muito bom, o radiador é bem dimensionado, os problemas de superaquecimento ficam por conta da bendita ventoinha de acoplamento viscoso, que segundo dizem os colegas, pára de funcionar a qualquer momento a partir dos 80.000Km. Por via das dúvidas, troquei essa ventoinha esta semana (R$ 350,00 a peça original).

    Bater o motor por travamento da válvula termostática é uma infelicidade rara, porém possível, no fórum está cheio de histórias assim. Vi aqui uma Ranger em que o líquido de arrefecimento vazou pela mangueira que vai para o aquecedor do A/C, estava com a presilha solta, o dono não percebeu e o motor trancou.

    Abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Válvula termostática do motor OM-314.
      Por mauromosc no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 44
      Última resposta: 02/08/2019, 23:49

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade