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Convex Datacenter
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  • #1
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    26/01/2006
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    Motorização: o que vale a pena? E outras dúvidas!!!!!




    Oi, pessoal!

    Pensando em um equilibrio entre durabilidade, economia, baixo custo de manutenção e desempenho satisfatório (digo, deixar um pouco mais esperto que o original 1.6), qual será a melhor para um niva?

    - Diesel 1.6
    - Ap 1.8 alcool
    - Ap 1.8 gasolina
    - Original 1.6 + Aerocar
    - Original 1.7 modificado para 1.7
    - Original 1.6 com injeção
    - Original 1.6 com gás

    Outra dúvida: mudanças para um diesel 1.6 ou 1.8 gasolina forçam a suspensão? Enfim, há algum efeito colateral qunmado s etroca a mecânica (considero aqui usando o Kit Bacellar que parece que é bem feito)?

    Uma última dúvida: O Niva 91 a 95 tem ignição eletrônica ou é platinado?

    Abraços!
    Fernando

  • #2
    O meu pitaco e o seguinte


    - Diesel 1.6 - muito fraco
    - Ap 1.8 alcool - Pra quem gosta de AP é uma boa, fica mais esperto
    - Ap 1.8 gasolina - idem
    - Original 1.6 + Aerocar - uns falam que resolve outros falam que não (ainda nao entendi pq)
    - Original 1.7 modificado para 1.7 - Acho o mais viável, o motor contia original, mas com um pouco mais de potëncia
    - Original 1.6 com injeção - não melhora tanto pelo investimento
    - Original 1.6 com gás - De forma alguma

    Outras opções

    1.6 original mesmo - é niva mesmo!!!
    1.8 diesel - Ouvi poucos relatos sobre AP 1.8 D, mas acho caro demais esta adaptação

    Bandido - À venda

  • #3
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Minha opinião...

    - 1.6d: fraco para o peso do Niva;
    - AP 1.8: todo mundo fala q fica bom, afinal são 99 cv;
    - Lada 1.6 + Aerocar: ame ou deixe-o!
    - Lada 1.6 plus to 1.7 com pistões de Fusca: quem tem diz ter ficado igual ou melhor que o AP 1.8
    - Lada 1.6 i.e: deve ganhar em economia e regularidade de funcionamento.
    - Lada 1.6 com gás: deve ficar igual carro 1.0 com gás, com paciência e hábito dá pra levar!

    Outras opções:
    1.9 D - original Golf exportação, muito bom mas é bem carinho.
    1.7 D Fiat - encontrado no Uruguai e Argentina, dizem que fica bom.
    XUD 1.9 - motor do JPX, o Niva francês vem com este motor, mas sem o turbo. É fraco para o JPX, mas no Niva por conta do peso, deve ficar bom. Em princípio não é necessário flange para adaptar à caixa russa, assim como o Fiat acima.
    1.6 Lada plus to 1.8 - com uso de pistões de Tempra, dizem que com mais algumas coisas tipo rebaixamento de cabeçote, chega-se aos 100 cv. Quem tem jura que ficou melhor que o AP. Fiz a cotação em Jun/06 e este serviço ficava em 1.500 k aqui no ES, bem menos que os 5k para instalar o AP.

    Particularmente fico com a preparação do motor Lada para 1.8, pelo custo benefício.
    4X4 Brasil

  • #4
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    A coisa não é tão simples assim...

    Nenhuma dessas modificações são viáveis visando economia de combustivel. Lembre-se que você tem o investimento na instalação (GNV, Diesel) e ele terá que ser diluido ao decorrer do tempo na forma de economia de combustivel.

    Isso é impraticavel!!! A não ser que você seja frotista ou muuuuito ruim em Matemática. Um taxista que instala GNV na cidade de SP demora em média 1 ano e meio para retornar o investimento. Faça as suas contas.

    Já na questão da potencia, eu ficaria no AP 1.8 se tem dinheiro pra gastar. Se não tiver, o Kit Aerocar é infinitamente melhor e mais confiavel do que qualquer outra adaptação.

    []´s

  • #5
    Eu faria um mix dessas modificações. Manteria o motor original, que é muito forte e durável. Instalaria os pistões do Fusca (dizem que fica mais esperto e mais econômico), do Tempra (mais potência) ou do próprio Niva 1.7 (manteria a originalidade das peças), particularmente prefiro esta última opção. Rebaixaria o cabeçote, instalaria o Comando Sobe/Aerocar, colocaria ignição eletrônica (e preferência aquele kit da Aerocar) e, quem sabe, injeção eletrônica. Falando em injeção eletrônica, quais as possibilidades de adaptação? De qual carro posso usar? Será que realmente vale a pena (custo x benefício)?

  • #6
    Fernado, em relação as suas outras dúvidas:

    Outra dúvida: mudanças para um diesel 1.6 ou 1.8 gasolina forçam a suspensão? Enfim, há algum efeito colateral qunmado s etroca a mecânica (considero aqui usando o Kit Bacellar que parece que é bem feito)?

    R.: somente uma adaptação mal-feita ou realizada por qq um, traria efeitos colaterais. Consulte alguém que já fez, peça indicação e, antes, procure andar em um Niva com motor original (mas bem regulado) e um com motor adaptado para sentir a diferença. O Rogério Bacellar é de confiança.


    Uma última dúvida: O Niva 91 a 95 tem ignição eletrônica ou é platinado?

    R.: Niva 91 a 94 é platinado. Niva 95 é ignição eletrônica. Niva 99 e 2000 é injeção eletrônica e motor 1.7. Obs.: nunca vi Niva 96, 97 e 98.

  • #7
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Meu caro amigo Edson,
    Como havia comentado tb prefiro preparar o original. Usaria com certeza os pistões de Tempra 8v. Até cheguei a cotar o serviço e peças: R$ 1.500,00. Se fosse rebaixar o cabeçote mais R$ 250, inclusa a nova junta. Manteria em princípio comando e ignição original.
    Tb comecei a projetar a I.E. Pensei em usar uma monoponto, do uno 1.5. Teoricamente a parte mais difícil seria a flange para instalar o TBI no coletor original. Cotei módulo, TBI e chicotes e encontrei por 750 em um ferro velho. Os sensores e bomba elétrica, que compraria tudo novo ficavam em mais 700 pilas. MOB encontrei por 500.
    Contudo achei kits universais de I.E - Digifull e FuelTech que pareceram interenssantes. Inclusive o da fueltech dava para usar o módulo de ignição do Gol 1.0 16v e o Niva ficaria multipoint. Estes módulos são interessantes pq poderíamos criar mapas de funcionamento e alterar os parâmetros durante o funcionamento do veículo. A longo prazo acho que vale a pena.
    Cheguei até a comprar um coletor de admissão de Laika para começar o projeto...mas como sabe não consegui fazer mais nada depois de ter encontrado o Graal!!! Aliás, instalo neste findi!
    Mas, se necessitar de algumas informações é só perguntar...

    Abraços,

  • #8
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    Já ouvi dizer que os Nivas 93 - 95 eram com ignição eletrônica e que os 98-99 eram com injeção monoponto....só ouvi dizer. Tb nunk vi Nivas 96 -97, 2000.!!!

  • #9
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    Pessoal,

    recebi um contato do Niva Xud. Liguei e o Sr Mamede me atendeu muito bem explicou o feito. Ele informou que para usar o XUD com câmbio da Lada é necessária a flange que usamos para instalar o AP, isso já faz cair a teoria de o câmbio Lada se encaixa perfeitamente no XUD. Depois o velho retrabalho no cárter. Disse que a fixação do motor no cofre é a parte mais simples...pois a largura do XUD é mesma da do Lada. O dele usa câmbio automático, ele disse o código do câmbio, mas eu não anotei. Mas, manteve a tração. É isso ahê p..p..pessoal!

    Rones

  • #10
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    Exclamation Niva 1.8 LADA ou Chevette 1.7

    Sou partidário do Niva com motor LADA retrabalhado para 1.8 (pistões de Tempra 8V), com mais algumas coisas. Creio que dá para ganhar alguma coisa em consumo, pois terá mais saúde e não será preciso andar "esguelado".

    Também sou partidário de usar motor e câmbio de Chevette, desde de que o motor seja também retrabalhado para 1.7 (com pistões de Monza 1.8).

    O resultado prático (desempenho, consumo e prazer - é por prazer que temos Niva) só será conhecido por quem tentar fazer.

    Em termos de preço de instalação, creio que ambos fiquem na mesma faixa, com vantagem pro conjunto do Chevette na manutenção.

    Ronnes, cuidado com o rebaixamento do cabeçote quando for aumentar a cilindrada, veja um tópico em que dou boas dicas sobre taxa de compressão, vai aumentar a cilindrada e manter a câmara de combustão, já vai te dar um aumento de tx compressão.

  • #11
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    Ronnes,
    Olha aqui e verá sobre o rebaixamento do cabeçote e aumento de cilindrada. Qualquer dúvida me consulte.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18069
    Abraço,

  • #12
    Rones e Peter, vcs deveriam se associar e recriar o Niva... rs... como sou eng. civil, entendo nadica de nada de mecânica...

    A propósito, o que é MOB e TBI ?

    Será que não compensa importar a injeção eletrônica do Niva 1.7 i.e.? Não seria plug and play?

    E qto aos pistões do Tempra, qual seria a potência esperada com essa configuração? O motor original aguenta receber pistões maiores? Não comprometeria a vida útil do mesmo?

    { }s

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