Tenho uma pergunta sobre diferencial, se alguém puder me esclarecer fico grato!
É o seguinte: possuo um CJ-3B 1953, até então achava que ele possuía diferenciais originais, mas por estes dias resolvi dar uma olhada neles pra ver se era possível trocar as engrenagens da relação uma pela outra, ou seja: trocar as dianteiras pelas traseiras. Pois meu Jeep está com um barulho praticamente insuportável no diferencial traseiro. Pensei que isto fosse possível pois imaginei que uma fábrica faria um único tipo de conjunto para ser usado tanto no eixo da frente quanto no de trás (por razões óbvias de economia de produção... estou certo?). Também imaginei que as engrenagens da frente estariam melhores. Pois bem: peguei as ferramentas, abri a tampa do diferencial dianteiro, abri a tampa do traseiro e qual não foi a minha surpresa ao constatar que:
- as tampas eram diferentes (a dianteira é bem menor que a traseira);
- a engrenagem dianteira é mais estreita que a traseira;
- porém a relação é a mesma: 43/8
Mais uma coisa: o diferencial dianteiro do meu Jeep tem um respiro (naquela tampa de lata do diferencial...) mas o traseiro não tem nada disso, está faltando??? Posso adaptar um respiro???
Me ajudem!!!
Infelizmente não tenho como tirar as fotos Leopoldo.
Mas é isso que falei mesmo, no dianteiro tem o respiro na tampa e no traseiro não tem nada. Não sei se ajuda mas no eixo dianteiro ainda tem umas inscrições em inglês: "front axle" e uns números, ou seja este deve ser original, mas no traseiro não notei nenhuma inscrição, amanhã vou olhar e volto a postar uma nova resposta.
Ah vou olhar também se tem alguma coisa em cima da carcaça como você falou.
O meu eixo traseiro ronca absurdamente, será que isso poderia ser causado (em parte, pois os dentes das engrenagens já estão meio ruins...)pela falta do respiro??? Tô falando besteira????
Obrigado por enquanto!
Caro Leopoldo, agradeço a atenção que tem me dado!
Agora a pouco olhei com detalhes o meu eixo traseiro: sinto desapontar-lhe mas ele realmente não tem respiro, nem entrada em lugar algum, nem na tampa e nem no corpo do diferencial (???????)
E tem mais: neste tem algumas inscrições em inglês também tipo “US PAT” (patente americana), uns números e um pequeno símbolo com um “44” do lado, significa que é o Dana 44, não é?
O corpo dele parece ser ligeiramente maior que o dianteiro.
Sobre o barulho: troquei os rolamentos ano passado e a engrenagem está inteira, a alguns dias atrás quando abri o diferencial notei que os dentes da coroa haviam formado um pequeno “degrau” arredondado mas somente de um lado do dente, acho que o barulho está sendo causado por isso mesmo. Mas o fato de ele não possuir respiro é meio misterioso, será que ele (o eixo) foi trocado por inteiro em algum momento da sua (provável) vida de trabalho???
E agora Leopoldo? Esse negócio tá começando a ficar esquisito hein!?
E aí, o que você acha???
Valeu Leopoldo!
Vou olhar e volto amanhã, ok!
Será que você não teria uma foto aí desse eixo, para facilitar a compreensão???
Tem idéia de quanto eu pagaria num conjunto coroa/pinhão pelo menos em bom estado?
No Donatti em Rib. Preto tem, mas acho meio "salgado" demais hein: quase 600 pratas!!! Não tô podendo agora
Até!