x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
    Usuário Avatar de fcaltabiano
    Entrada
    18/07/2020
    Local
    Lençóis/BA
    Agradecimentos: 0

Retrovisor externo aquecido? - QUESTÃO SOBRE FUSÍVEIS L200 TRITON 2010

Bom dia a todos! Sou novo no fórum, primeiro post. Decidi entrar aqui após resolver um problema através dessa thread: https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...-marcha-2.html (Câmbio L200 Triton não indica a posição no painel e fica somente na terceira marcha)

Tenho uma L200 Triton HPE Aut 2010, e emprestei para uma amiga na semana passada para ela buscar uns cavalos. Vou contar a história toda para ficar mais divertido. Se não quiser ler a história toda, pode ir pra pergunta no final do texto.

Antes de sair, eu explico tudo sobre o carro pra ela, e ela me pergunta: "E o óleo, como tá?" Eu respondo: "Vou fazer a revisão assim que você voltar, então nem se preocupa com o óleo, tá tudo certo."

Ela sai para buscar os cavalos (200km de distância). Lá pelas tantas recebo uma mensagem: "PRECISO FALAR COM VOCÊ. O CARRO NÃO TÁ PASSANDO A MARCHA". Meu coração palpita. Maior dificuldade de falar com ela, porque ela estava num lugar com o sinal ruim. Eventualmente consigo uma ligação, e ela me conta a história.

Em uma subida na estrada, ela passou a entrada que deveria tomar, então parou para fazer o retorno. Depois de parar, não conseguiu mais sair com o carro para frente, apenas dando ré. Disse que o carro estava sem força. E aí começou a me contar que no primeiro posto que parou, o frentista olhou o óleo e disse que faltava um litro e colocou. Imediatamente pensei: "O cara botou o óleo no reservatório da transmissão e estragou tudo" ou "o motor agora tá com excesso de óleo e deu merda."

Depois ela me conta também que havia levado o carro em um eletricista porque as luzes da carretinha para puxar os cavalos não estavam funcionando direito. Me confessou que o cara que mexeu não parecia "nada capacitado".

Ela parou o carro na fazenda onde ia buscar os cavalos, e ficamos uns 2 dias em contato tentando decidir o que fazer. Eu sugeri rebocar o carro para Feira de Santana e levar na concessionária para ver o que era, e eu aproveitava para fazer a revisão. Eventualmente ela chamou um mecânico de diesel para olhar o carro, e o cara disse que "não tem problema não, pode voltar com ele e rebocar os cavalos". Pois ela embarcou os cavalos e voltou. Disse que o carro voltou a funcionar, mas estava fraco.

Ela chega com os cavalos, eu pego o carro, e quando dou partida e tento arrancar, ele tem a maior dificuldade para sair de um leve declive. Imediatamente percebo que ele não está engatando a primeira marcha. Outros sintomas: não indica a posição do câmbio no painel e o aviso do airbag está aceso. Ando um pouco com ele e realmente percebo que ele não passa marcha nenhuma. O turbo parece que não aciona também.

Entro na internet e pesquiso, pesquiso e pesquiso. Eventualmente chego na thread que mencionei no inicio deste post. L200 que não indica posição do câmbio, luz do airbag ligada e não sai da terceira. Qual o problema? Fusível da luz de ré queimado. Pelo amor de Deus, sério mesmo?

Corro atrás deste fusível de 7.5a e não encontro em lugar nenhum. Procuro na cidade e nada. Procuro na cidade vizinha e nada! Ligo para o eletricista num outro distrito que cuida do carro desta minha amiga e ele disse que tem o danado do fusível de 7.5. Envio uma foto pra ele ao lado de uma moeda de 10c para GARANTIR que ele manda o tamanho certo. Minha amiga vai la buscar. Quando chega aqui, trouxe o tamanho errado. *bate a palma da mão no rosto*

Mando mensagem para o eletricista, e ele diz: "ela não falou comigo, falou com meu pai. Se tivesse falado comigo, teria dado o fusível certo". Tudo bem, por sorte, o filho dessa minha amiga estava indo para esse mesmo distrito no MESMO dia, e ela pediu a ele que buscasse o fusível certo. Mandei mensagem para o eletricista e disse que estávamos indo buscar de novo. Quando o rapaz volta, recebo uma mensagem dizendo: "não tinha fusível de 7.5, só de 10, mas ele disse que funciona igual". É lógico que funciona igual, mas não oferece a mesma proteção.

Mando mensagem para o eletricista de novo perguntando: "Uai, você não falou que tinha o fusível de 7.5?" Ele novamente responde: "Eu tenho, mas o rapaz não me procurou! Se tivesse me procurado, eu tinha buscado no depósito." E minha caminhonete aqui parada, PEDINDO pra andar.

Pois bem que hoje eu acordo e pensei: "Bom, vou pegar um fusível qualquer de 7.5 da caixa de fusível e botar no lugar do fusível da luz de ré pra pelo menos ver se vai resolver o problema mesmo." (Isso deveria ter sido a minha primeira ideia na verdade).

Chequei o mapa de fusíveis e achei o da posição 19: "Retrovisor externo aquecido". ??? Me perguntei que diabos é isso? É um aquecedor para restrovisor externo? não encontrei nada no manual falando sobre retrovisor externo aquecido. Isso é automático? Tenho que ligar em algum lugar quando tá muito frio para não condensar água no retrovisor?

Bom, troquei o fusível de lugar et voilá! O carro voltou a funcionar =)

Agora, depois dessa história toda, a minha pergunta é: Qual é que é a desse retrovisor externo aquecido? É automático, tem que ligar? Será que mu carro tem mesmo esse sistema, ou é só para carros que estão em lugares muito frios? Alguém sabe me dizer? Eu preciso deste fusível?

Além disso, tem o lugar do fusível do teto solar (que meu carro não tem), que está vago. Posso usar ele para guardar um fusível extra né?

Se for um fusível desnecessário, vou utilizá-lo como um local para guardar um fusível reserva, além dos que vou guardar na tampa da caixa de fusível.

Vendo o impacto que o fusivel da luz de ré teve em vários outros elementos do carro, eu estou com medo de mexer no fusível do retrovisor aquecido e do teto solar, mesmo sabendo que meu carro não tem essas paradas =P

Valeu galera! Já deixo meus agradecimentos por quaisquer informações.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 118
    Ótima história, Caltabiano.
    É incrível como um simples dano (queima de luz de ré) possa interferir tanto na viatura.
    Que bom que solucionou.
    Bem, como a maioria dos carros são mundiais, há um aproveitamento de peças que serve à vários continentes.
    A caixa de fusíveis deve ser uma delas.
    Pelo o que sei, nenhum carro da Mitsubishi no Brasil tem aquecedor no espelho retrovisor.
    Por isso, não se preocupe.
    Quanto à guardar os fusíveis sobressalentes, é quase certo que na tampa removível da caixa deles tenha ranhuras para encaixe dos mesmos, e até uma pinça plástica para sacar os fusíveis danificados.
    Por isso, sugiro não guardar junto com os demais fusíveis em funcionamento.
    Vai que precise trocar durante à noite e tenha pouca iluminação.
    O risco de sacar a peça errada será grande.
    Quanto à sua amiga ter deixado o frentista abrir o capô para olhar o nível do óleo e colocar um litro(!), apesar da sua observação expressa, melhor não comentar.
    Sinceramente?
    Eu iria buscar os cavalos.
    Seria mais seguro.

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Última resposta: 30/01/2012, 13:48
  2. Retrovisor externo Disco I
    Por MauricioPereiraLopes no fórum Land Rover
    Respostas: 1
    Última resposta: 08/12/2009, 20:17
  3. Espelho do retrovisor externo
    Por jmquiroga no fórum Suzuki
    Respostas: 0
    Última resposta: 26/07/2009, 22:14
  4. Trocar retrovisor externo
    Por Polito no fórum JPX
    Respostas: 12
    Última resposta: 06/08/2008, 20:35
  5. QUESTÃO SOBRE TAMPA DO RADIADOR E FLUÍDO.
    Por Fabiano-SL no fórum Jeep Willys
    Respostas: 1
    Última resposta: 19/03/2004, 21:20

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem