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Convex Datacenter
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    Óleos lubrificantes e graxas - trocas




    Muitas pessoas tem dúvidas na hora de troca o óleo/engraxar seus 4x4. Algumas dicas:
    a) Óleo do motor - troque sempre - e no máximo - a cada 5000 km. Não importa se mineral, semi-sintético ou 100% sintético. Ou a cada 6 meses. Após isso, os aditivos presentes no óleo deixam de exercer suas funções. a própria Mercedes Benz que recomendava a troca de óleo de seus veículos novos, com 15mkm (100%sintéticos) voltou à trás e passou a recomendar, no máximo, 7.500 km. Então, não existe óleo milagroso.
    Óleo API sempre com a maior letra = API SF é inferior ao API SJ e assim por diante. Hoje, estamos no API SL.
    Viscosidade: 15W40 é o ideal. 15W - quer dizer que, quando frio, ou no frio, sua viscosidade (+/-) 15. Quando aquecido = 40. Portanto, protege nas partidas a frio, quando, estando mais fino, circula mais rápido pelo motor. E,quando aquecido, fica mais viscoso, protegendo mais.
    b) Graxa - nunca use graxa de chassis para lubrificar o cardã de suas camionetes. Praticamente 100% dos postos sómente usam essa graxa, que é barata e não contem nenhum tipo de aditivo de proteção. Usem Marfak (texaco), retinax (shell), ou outra de 1a.linha = graxa de rolamento. Graxas com bisssulfeto de molibidênio são melhores, porém, mais caras.
    c) Diferencial e câmbio - Cuidado ! Vejam e seguiam as especificações do fabricante ! Não coloquem um óleo 80 ou 90 onde a indicação é 75! As marchas vão ficar difíceis de engatar! Onde esta indicado 80, use 80, 90 use 90. Se a indicação é um GL 4, podem usar o GL 5. Mas, se a indicação é GL 5, não usem o GL4! Troca do óleo = 40.000 km. Também aqui, não inventem! Troquem! R$300,00 a cada 40.000 km não é muito, ou é? Façam as contas. Um cambio novo quanto custa?
    d) A maioria da camionetes possuem reservatório de óleo para a embreagem. Normalmente lá, se usa o mesmo fluído de freio. Preferencia: DOT 4, ou DOT 5.
    e) Fluido de Freio?= Dot 4 ou 5. Quanto maior o número, melhor.
    f) Direção hidraulica - cuidado! Nem todo veículo utiliza o fluido hidraulico normal - tipo ATF. Vejam bem a especificação.
    g) Nunca adicionem água ao vaso de expansão. Use etileno glicol, que é o fluido de radiador. Na proporção 50%+50% (água/etileno). E, somente de 1a.linha. Texaco, Shell, Castrol, Esso, BR, Ipiranga.
    Espero ter ajudado.

  • #2
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    Correção: Antes que alguem pergunte: vai ai = óleos para motores à Diesel - têm classificação API CF/ACEA/ onde também valem as maiores letras e/ou número. O mais importante de tudo= Não adianta escolher um excelente óleo e depois deixar passar o período de troca. Use um óleo BOM e troque a cada 3000 ou 5000 km ou 6 meses. Procure trocar o filtro de óleo a cada troca de óleo. Examine o filtro de ar e limpe ou troque se necessário. O Segredo é a manutenção PREVENTIVA! É mais barata, você mesmo faz, e evita grandes gastos com a correção de problemas pela falta e/ou manutenção mal feita. Economize na cerveja, rode um pouquinho menos economizando diesel, mas nunca economize em troca de óleo, filtros, e peças! O barato sempre sai mais caro!

    Association of Consulting Engineers Australia (ACEA)
    American Petroleum Institute

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