A demora pode indicar discos/engrenagem gastos o bomba de óleo sem pressão.
Durante a "voltinha" com o carro, veja se as marchas estão passando direitinho uma para outra de forma suave sem que o carro perca potencia quando passa para uma marcha superior.
O ideal é até vc sentir uma aceleraçãozinha quando ele passa para a marcha posterior.
Veja se em subidas ou em outras exigencias, as marchas serão reduzidas corretamente ou se ele ficará insistindo em manter a marcha superior mesmo com o carro quase sem força para subir.
O vitara 1.6 8V (3 portas) tem três marchas, mas quando vc pega uma estrada de asfalto por exemplo, ele possui um disco que funciona quase que como uma quarta marcha abaixando (pouca coisa) a rotação do motor depois que vc atinge uma certa veolcidade. É algo quase imperceptivel, mas acontece.
Nas saídas, veja se o caror esta amarrado, tipo carregando outro carro.
Veja se há vazamento e o nivel do óleo.
Veja se a alavanca do cambio passa as marchas com leveza ou se está dura, muita lama acaba entrando nos dutos por onde passa o cabo e endurece a alavanca do cambio.
Lembre-se que o vitara não é um carro esportivo.
Tão importante quanto o cambio é vc testar a tração e as rodas livres...