Fala galera, tudo bom?
Sim, não terminei o relato de Ushuaia, acho que perdi o timing da coisa kkk alguns sempre me mandam msgs, mas acho que não tem fim lá não, vai ficar incompleto.
Dessa vez venho fazer um breve relato sobre minha última roadtrip, dessa vez infelizmente sem a minha querida Bandeirante.
Aproveitei passagens promocionais para a Nova Zelândia e realizei uma daquelas viagens que sempre vem na cabeça quando se pensa em roadtrip.
A Nova Zelândia é um paÃ*s basicamente composto por duas grandes ilhas e tem paisagens inacreditavelmente lindas e conservadas. Local onde foram gravados diversos filmes e que sempre aparece nos noticiários e fotos incrÃ*veis que saem das magazines de fotografia de todo o mundo. Somando isso, uma infraestrutura INVEJÃVEL de camperismo, com facilidades nos locais mais remotos e tudo muito organizado.
Fiz um roteiro que passava pelos principais pontos das duas ilhas, dentro de um orçamento olhando o alto custo de vida do paÃ*s.
Foram aproximadamente 4500km num roteiro próximo ao da foto abaixo:

A escolha do carro levou em conta muitos fatores, alguns que eu não conhecia até então, como por exemplo:
- taxa por km rodado pago ao utilizar veÃ*culos a diesel, o que não se aplica aos movidos a gasolina
- restrição de pernoite de veÃ*culos não 'self contained' em diversos campings, principalmente os free
- preço da gasolina muito superior ao diesel
- conforto por conta da viagem ser no inverno
Fazendo as contas, o mais vantajoso era:
- alugar um camper a diesel, mesmo tendo a taxa por km rodado, valia a pena pagar por conta da diferença de quase 50% entre os valores dos combustÃ*veis
- self contained, ou seja, um veÃ*culo que segue algumas diretrizes da NZ, basicamente um que tenha capacidade de ser 'independente' de banheiros e pias, a grosso modo, que tenha caixa de água para uso no veÃ*culo e de resÃ*duos, além de vaso sanitário. Acomodação na NZ é muito caro! O aluguel do carro seria no mÃ*nimo metade do valor das acomodações mais simples.
- um veÃ*culo com espaço suficiente para andar dentro, em torno de 6 m de comprimento sem aquela bagunça de desmontagem de um item para montar outro
- que tivesse aquecimento
Pesquisei MUITO! E é incrÃ*vel a diferença de preços para modelos exatamente idênticos! Às vezes via pessoas com modelos que eu havia encontrado por preços absurdos pelo oferecido e me perguntava o porquê..
Exemplo abaixo:

Tudo bem que no exemplo o de cima são para 4 adultos e o outro 2, mas é só para exemplo e que quando pesquisei, vi que veículos que ofereciam muito menos podiam custar muito mais!
Portanto, acabei fechando com talvez a mais famosa das empresas, a Apollo, com um desconto bom e no final a diária saiu por 50 NZD. Da mesma forma que em outras locadoras, você reserva a categoria, não o modelo, e acabei recebendo um modelo da Adria, bem novo, com 17 mil rodados. A empolgação foi tanta que nem tirei foto dele só, mas minha noiva fez alguns vídeos mostrando o interior e depois eu coloco aqui. Essa foto abaixo é de um do mesmo modelo.

Ele era um pouco menor que os modelos da Sprinter, mas acho que era mais motorhome que os outros, parecia mais feito para aquilo. Tudo muito novo, bem organizado e fácil de operar, apesar da dificuldade em entender o inglês do atendente da loja.
O camper era montado numa Fiat Ducato diesel 2.2, achei suficiente pra tocar o peso que era de quase 3,5 ton. Falarei mais adiante sobre as questões do carro e das estradas.