Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum. Sempre fui fascinado por carros 4x4, e desde o ano passado, botei na cabeça que iria comprar o meu 4x4. Pesquisei muito, e os finalistas foram a Tracker 08/09 e o Vitara ( sempre preferi ). E de repente, no meio dessas minhas pesquisas, surgiu uma oportunidade bem aqui em Salvador. Um vitara 97 1.6 jlx metal top automatico. O dono estava pedindo R$19.800,00. Depois de 2 semanas negociando, consegui comprar por R$17.000,00 ( Eis a primeira dúvida: Paguei caro? ). Antes de fechar negócio, levei o carro em um mecânico famoso por mexer em carros suzuki. Ele olhou e falou que o carro era uma raridade, e que o mesmo já tinha passado por ele em 2013, e fez apenas serviços básicos ( troca de óleo, correia dentada etc... ). Ele examinou o carro ( Tração, Motor, Cambio ) e tudo estava funcionando perfeitamente. Depois do veredicto do mecânico, eu tive mais segurança em fechar o negócio, e fechei!
Hoje é meu terceiro dia dirigindo o carro, e já pude observar alguns barulhos. Sempre que passo em buracos, eu ouvia um barulho de ferro rangendo. To achando que pode ser a suspensão ( aparentemente está nova olhando por baixo do carro ). Mas meu amigo falou que pode ser algo na caixa de direção do carro. E realmente, percebe-se uma folga na direção quando giro o volante. Depois de alguns testes com o carro parado só girando o volante, percebi que ele faz barulhos parecidos com os anteriores percebidos ( quando passava em buracos ).
Amanhã levarei o carro no mecanico para saber o que é realmente, mas gostaria de saber de vocês o que pode ser, se alguém já teve isso, e como resolver ( quanto irei gastar +- ). Sou novato no ramo, mas pretendo ir melhorando o Vitarinha pra que possa cair nas trilhas ( leves e médias ) o mais rápido possível.
Outra dúvida. Já vi que o carro bebe que só. Andava num Gol g5 antes, devia fazer uns 10 a 12 km/l ( flex ). Em 3 dias rodados, percebi que já gastei quase 1.7x a mais do que gastaria com o gol pra fazer o mesmo percurso. A dúvida é: O que posso estar fazendo para melhorar o consumo do carro? ( sei que por ser um 4x4 1.6 é obivio que ele vai beber mais ), mas teria algo a se fazer para ajudar a reduzir o consumo de combustível?
O carro já veio com um jogo de pneus 215/70 novos! Qual o ideal para o carro p/ uso maior urbano? ( sendo que final de semana posso estar fazendo passeios leves em estradas de chão )
EM BREVE MANDAREI FOTOS DO VITARA. OBRIGADO A TODOS! E SE TIVER ALGUM GP DE WHATS EM SALVADOR OU NA BAHIA PODE ME JOGAR (71) 992278627 - GABRIEL !