Pessoal bom dia!!!!
Primeiramente Agradecio muito qualquer ajuda recebida....Primeiro para o forum entender a necessidade exponho a situacao :
com minha esposa somos montanhistas, para o qual nossas viagens de final de semana sao longos em terreno muito ruim ruim com bagagem (mochilas, cordas etc). apos de destruir dois carros de passeio nobres.... com pouco dinheiro... decidimos por uma sportage 1997 ate 2001 ( é o que orcamento permite...

ahi descubrimos que existem basicamente dois grupos as curtas e as longas... imagino que se refiere ao comprimento.... e depois as aspiradas e as turbo diesel com intercooler. Nos nao vamos a fazer competiçoes offroad... mas iremos a lugares com muitas subidas ... ( tipo Pico dos marins, serra do lopo, diamantina.... etc) e o carro ira a andar muitos quilometros de chao ruim.....) nao procuramos carro de luxo, carro de mecanica simples que si da pau.... consigamos consertar numa oficina.....
duvida 1: qual melhor a sportage curta ou longa?
duvida 2: aspirada ou turbo com intercooler?
duvida 3: as sportage 96/97 tem um preco de mercado competitivo comparada com as 2001, que daria para investir a diferencia de valor para dar uma revisada na mecanica e deixar ela ok.... duvida cruel.... porque os dois carros sao velhos... as 97 nao pagam mais IPVA mas so encontrei aspiradas... nao turbo diesel... será que vale a pena uma 96/97 e colocar 4000/5000 para deixar a mecanica boa ou é melhor uma 2001?
duvida 4: as peças para concerto ainda encontra ou é so dor de cabeça
duvida 5: todas as sportage que encontrei na faixa dos 200.000 km rodados , o proprietario fala que esta com motor "novo" porque ele ja fiz "o cabeçote", porem sao poucos quilometros para uma retifica de motor diesel..... o motor dela é ruim?
muto obrigado mais uma vez, por qualquer ajuda para eu decidir rsrsr
dario