Olá amigos, boa noite!
Gostaria de uma opinião, hoje em dia sou dono de um peugeot 207 xr sport 2011 1.4 com 65 mil km, comprei o mesmo em 11/2016 com 54mil km, ou seja rodei 11mil km até agora, sendo 75% ou mais, em cidade. Minha média anual é de mais ou menos 20mil km, somando estrada e cidade, sendo que 75% do mesmo em cidade, que até que não tem muito trânsito. A depreciação do veículo no meu caso é muito grande, ainda mais para um motor 1.4 como o meu, quase um 1.0. Fazendo alguns cálculos médios, nada preciso, cheguei a conclusão de que vou perder muito dinheiro, pois:
Paguei 22mil no carro, preço de tabela com tudo filé, isso no ano passado.
Daqui a 3 anos, o carro vai estar com 120mil km ou 130mil km em média, se bem cuidado o motor continuará zero bala, porém as horas de uso em cidade são bem maiores, o que já atrapalha, fora o preconceito do pessoal na hora da venda. A tabela dele hoje está em media de R$ 21900, chutando por alto que em 2020 (daqui a 3 anos) esteja em média R$ 18000,00, com uma km dessas conseguiria vender apenas por R$ 15000,00 ou menos ainda.
Além disso, mesmo que bem cuidado, por ser usado em cidade, o motor a partir dos 120mil km sofre um risco muito grande de algum reparo salgado, resumindo, com manutenções básicas (ou nem tanto assim) em 3 anos vou ter um prejuízo de mais ou menos R$ 10000,00 (chutando um pouco alto).
A minha ideia é comprar um carro a diesel, porém meu capital é limitado (R$ 25000,00 até R$ 30000,00 chorando) não pelo fato da economia de combustível que não será tão grande assim, mas pelo fato de que um motor a diesel é robusto e poderia manter o carro até ele definhar. Nesse valor achei entre o ano de 98 e 2005 os seguintes carros a diesel:
Tracker, Sportage, S10 cabine simples, pajero sport, suzuki grand vitara.
Entre as opções a cima, cheguei as conclusões:
Tracker: Melhor opção até agora, maioria das opções que achei eram manuais, o que é ótimo também, me evitando possíveis manutenções ou problemas caros com um cambio automático.
Sportage: Me disseram que o motor não é lá essas coisas, que é problema.
S10: Ótimo carro, porém para trabalho, geralmente são judiadas, ainda mais desse ano. Me recomendaram correr atrás de um SUV, por ser um carro mais "família".
Pajero: Ótimo carro e montadora, porém só achei versões automáticas, o que estou tentando evitar.
Suzuki Grand Vitara: Um motor problemático da Peugeot (que ironia não) e que é dificil de achar peças.
Todos os carros com uma km média de 140 mil km a 250mil km.
Enfim, considerando que o carro a ser comprado esteja em bom estado, estou com medo dos preços das manutenções e preço de peças, se a diferença para o meu carro atual será muito grande.
Gostaria das opiniões de vocês amigos, obrigado!!!