Boa noite pessoal!!
Primeiro gostaria de compartilhar com todos minha satisfação de entrar neste seleto grupo de amantes dos 4x4. Sou novo no grupo mas já acompanho o fórum a algum tempo e tb já tive muitas dúvidas solucionadas com a experiência dos integrantes.
Tenho uma Toyota Hilux SW4 98 3.0 turbinada e recentemente apresentou um problema de fumacear bastante na partida a frio. Ela sempre foi boa de partida, porém levei a uma oficina na minha cidade para averiguar velas aquecedoras e testar bicos injetores, mas devido ao mau serviço prestado pela empresa em questão, apenas me incomodei e piorou a situação da minha camioneta pois além de continuar a fumaça, ficou reinando para dar a partida a ponto de eu mesmo retirar as peças que a empresa colocou e reinstalar as velhas.
Porém com esse serviço acabei descobrindo que tinha bastante óleo lubrificante do motor no coletor de admissão e tb que sai compressão e fumaça pelo suspiro da tampa de válvulas e de onde coloca o óleo.
Minha dúvida é se a turbina está avariada ou se há alguma válvula de retenção no cabeçote que pode entupir e ocasionar esses sintomas. Minha camioneta está com 277 mil km e não sei o histórico de manutenção dela. O troféu ponto a observar é que baixa bastante óleo, e tem o barulho de tec tec principalmente quando está fria.
Se alguém passou pelo mesmo problema ou pode me orientar ficarei grato pela ajuda.
Abraço a todos.