Postado originalmente por
Serengetiman
Valeu ai pessoal, adorei o Jalapão, lugar sensacional para aventureiros. Os lugares para camping selvagem que mais gostei foram a cachoeira do rio Soninho (o melhor), praia do Rio Novo próximo a ponte, Gruta Sussuapara (bem lá para dentro da área de estacionamento), prainha do Rio Novo (dormi no estacionamento duas noites) Sempre dou preferência a acampar com o carro perto pela facilidade de pegar as coisas para cozinhar e tal. Fui na na praia dos crentes pensando em dormir lá, mas tinha uns crentes fazendo festa e vazei na hora. Do outro lado do rio tb achei um lugar legal para acampar. O Jalapão é um paraíso para camping selvagem, lugar legal é o que não falta. Quanto às estradas de areão esperava que fossem piores pelos relatos que li. Achei que o mais importante lá é a altura livre, tendo altura passa mole em tudo. O que menos gostei foram as intermináveis costelas de vaca, os insetos e o calor hehehe. Agora a sensação de isolamento e aventura é total. Vc passa o dia todo e cruza apenas com um ou dois carros na estrada. Depois da ponte do Rio Novo tem uns trechos bem ruins de areia, pelo que ouvi dos locais nunca esteve tão ruim como agora. De Ponte Alta até Mateiros não cruzei com nenhum veículo 4X2 só 4X4 mesmo. Na volta fiquei no camping do Vicente e ele disse que uma Nissan Pathfinder 4X2 tinha chegado meia noite lá no dia anterior. Chegou tarde porque atolou 6 vezes na estrada vindo de Ponte Alta e olha que esse trecho nem está tão ruim. O trecho de 5 quilômetros para as dunas achei o mais aventura, mas fui sem reduzida mesmo na boa. Não consegui chegar a comunidade de Mumbuca pq os moradores em protesto pelas estradas ruins colocaram fogo naquela mesma manhã nela e a ponte desabou. Quando cheguei ali qual não foi a minha surpresa em ver a ponte ainda em chamas. Bem resumindo quem quiser aventura pura e a necessidade real de um 4X4 tem de ir ao Jalapão e não pode adiar muito pq os donos das pousadas estão fazendo campanha constante para que o trecho até Mateiros seja asfaltado, ai vai acabar a diversão. Não tomei banho noturno no Rio Novo na prainha pq até comecei a descer as escadas as 18:35hs já na penumbra. Foi quando ouvi ruidos de gravetos sendo quebrados pela passagem algum animal pesado andando ali nas proximidades e me acompanhando enquanto eu descia. Quando acabou a escadaria, só conseguia ver a areia da praia de forma indistinta, o rio e a floresta do outro lado estavam negros como o carvão. Uma sensação ruim pairava no ar e algo me dizia para retornar urgentemente ara o carro e foi o que fiz imediatamente. A escada nunca me pareceu tão longa e tinha a sensação de que nunca chegaria ao seu final, quando entrei no carro foi um alivio total. No dia seguinte contando o ocorrido a um guia que ali chegou com turistas e ele disse que eu era louco, pois em maio a prainha e a cachoeira da Velha tinha sido interditada por dois meses pelo simples motivo que uma onça-pintada deu cria e estava criando os filhotes debaixo da ponte de madeira. Ela chegou a dar uma carreira em alguns turistas ali por isso a interdição. Bem se soubesse disso antes jamais teria descido ali na penumbra hehehe. Contei 105 degraus no dia seguinte na bendita escada. Amanhã posto umas fotos.