Boa tarde
comprei uma band 79 cambio caixa seca, pick up.
Hoje fui fazer a vistoria para transferência em uma dessas autorizadas e não deu certo porque ela não tem o número do motor gravado no bloco. Somente tem a plaqueta na tampa do motor. Eles alegam que teria que ter no bloco, pios a tampa pode facilmente ser trocada e por em um motor sem procedência.
Pergunto para aqueles que tem band antiga o que sabem sobre a localização do número do motor.
Obrigado
Rodrigo, pelo que sei os motores Mercedes que equiparam as Bands só tinham a numeração na plaqueta, mas acho que essa plaqueta ficava cravada no bloco. Mas os colegas que tem vão poder informar melhor.
Rodrigo, os motores MB só tem plaqueta de identificação, muitos trocam os motores e simplesmente trocam a plaqueta, mas tem casos como o meu que comprei a band em São Paulo e o antigo proprietário foi obrigado a mandar gravar o número do motor no bloco dai quando cheguei aqui na vistoria eles arrancaram a plaqueta. Então pode ser que você tenha que mandar gravar. Mas eu tentaria alegar que é sem número assim original que não existe número no bloco desses motores antigos e tal, pois se um dia você quiser trocar o motor fica simples, agora se não tiver jeito paciência!
Nos motores MB, se não me engano até 2004/2005, os números estão em plaquetas, (após vieram com a numeração gravada no bloco pela fábrica, eliminando as plaquetas), sendo uma na tampa de válvulas e outra no bloco do motor, no lado esquerdo do motor de partida, presas por pinos, mas que podem ser removidas e trocadas.
Mas sei de caminhões antigos MB, que usavam plaquetas nos motores, que foram obrigados pelo Detran a gravar a mesma numeração no bloco, tirado um decalque e ficando no prontuário do veículo, sendo que quando feita uma transferência-vistoria em outra cidade, é solicitado cópia dessa vistoria e decalque para comprovar que o motor(bloco) não foi trocado no intervalo desse tempo.
Só para que sirva de ensinamento a todos.
Estou em Campo Grande MS e comprei a viatura em Barroso MG
A minha band tem a plaqueta na tampa do motor mas não tem a plaqueta nem gravação no bloco.
Hoje fui no Detran, pois ontem eu tinha ido em uma dessas empresas privadas de vistoria.
O que eles falaram foi que eu vou ter que levar ela lá no detran, eles identificando que ela não tem plaqueta no motor vão vão pedir ao detran/MG a transferência da documentação da viatura para o estado do MS.
Após a chegada da documentação aqui no MS, o detran irá me fornecer um novo número de motor e esse terá que ser ou gravado ou instalada uma plaqueta no bloco, ficando a que já existe na tampa sem serventia.
Semana que vem vou fazer uma cirurgia assim que der uma recuperada vou fazer esse processo todo e vou ir passando tudo aqui porque pode servir para outras pessoas.
Rodrigo, infelizmente o detran do MS adora criar regras e burocratizar o que deveria ser algo simples. Eles me ralaram por 3 longos meses quando morei em CG em 2009. Mas o processo será esse mesmo, aceitar tudo conforme eles inventarem pois evitarás mais dores de cabeça...