Olá pessoal, nesses últimos dias ando com algumas idéias malucas sobre combustível para abastecer nossos jipes. Com a especulação do álcool e do petróleo, fica cada vez mais difícil não judiar do bolso na hora de abastecer, não é mesmo ? Se eu não me engano, na busca por alternativas, um sujeito do sul adaptou um trator (ou jipe) movido a diesel para encarar como combustível ÓLEO DE FRITURA USADO OU GORDURA que, através de processos químicos, transforma-se em biocombustível. Dizem que sai do escapamento cheiro de coxinha ou pastel.
Fiquei imaginando alternativas inclusive ecológicas para mover nossas carangas e além do próprio álcool, pensei também na possibilidade do hidrogênio. Não estudo química nem engenharia, minha ignorância nesses assuntos é quase total, mas fiquei imaginando... Será que é posssível substituir o GNV que está no cilindro do jeep por hidrogênio ? Pesquisando por aí, descobri que o pessoal usa o h2 para alimentar baterias que por sua vez fazem funcionar motores elétricos. Existe até uma empresa no Brasil chamada Unitech que pesquisa esse tipo de célula de combustível. Já existem também alguns busos que rodam aqui em São Paulo com essa nova tecnologia. Mas por que não adaptar um motor para rodar diretamente com hidrogênio ? Para produzi-lo, poderíamos montar um equipamento que realizasse eletrólise em grande escala e para alimentar essa parafernália (inclusive os compressores), energia solar (ou eólica) ! Como o produto da "queima" do h2 seria água e como usaria energia solar para produzir gás hidrogênio, teríamos praticamente um sistema totalmente ecológico e acredito eu, a um custo extremamente baixo !



Engenheiros, químicos e entusiastas de plantão, é possível adaptar um motor movido a combustão ou um motor de ciclo diesel para rodar diretamente com hidrogênio (aproveitando a tecnologia empregada no GNV) ?

Tudo bem, parece uma viagem muito grande, mas sei lá...
Abraços !
CJ-5 1965 podre - em dias de temporais, chove mais dentro do que fora !