Primeiramente bom dia ,tarde ou noite...
O 14b originalmente equipa pequenos caminhoes e micro onibus da marca toyota ( Dyna e Coaster).
No meu ponto de vista , acredito que foi uma necesidade de atualizar um trem motor que levou o 14b para as bandeirantes, o que ocorreu um belo casamento... por outro lado ja que o 14b é um motor originario de pequenos onibus e caminhoes este nao veio com forca total pelo quesito das restricoes que o brasil impoe sobre marcas extranjeras adentrarem en seu mercado justamente pelo quesito de um carro popular (ex gol palio) ser mais caro que um ( ex corola) no exterior ... o que é uma grande verdade que sofremos por este pais ingrato de corruptos que roubam nossos impostos.....
Eu particularmete ja vi esse motor em micro onibus ano 88 de fabrica .... ou seja nao é um motor tao recente , o fato do 14bt simplesmente foi uma atualizacao que nao veio pelo fator da marca nao achar viavel ja que em 100% deste motor turbo equipa pequenos caminhoes e micro onibus (Dyna e Coaster )na america latina e mundo..... ja nao era viavel atualizar o motor para o brasil....
Bom , deixo claro que este é meu ponto de vista...
Abraco a todos